Mortíssimas saudações!
O tema desta crónica vai ser focado nos métodos de organização de ideias para blogue.
Através de pesquisas,verifica-se que actualmente há um surto de dicas sobre como organizar o material escolar,de escritório e de planear estudos ao longo do ano lectivo,fenómeno impossível de ser encontrado até há meia-dúzia de anos.
Nesta categoria também se encaixa as outras todas do quotidiano:organizar malas de viagem,guarda-roupa,frigorífico,armários,gavetas,acessórios,quarto de crianças e calçados.Enfim,há dicas para tudo e para o nada.
Claro que são relevantes mas não se aplica a todos.O mesmo se sucede para gerir um blogue:subitamente muitos autores decidiram ter um caderno ou uma agenda bem elaborada a fim de se registar ideias.
Utiliza-se canetas coloridas,etiquetas,lembretes,faz-se esquemas,anota-se por tópicos,têm marcadores,post-its de várias formas coladas nas folhas,separadores,inspiração e detalhes.Ou seja,é algo absolutamente desnecessário e absurdo ser melhor que o próprio caderno das aulas!!!
Medindo os pontos negativos e positivos (indo por ordem):
1 - há ausência de rabiscos;
2 - é escusado marcar no calendário a data da publicação da mensagem e determinar horários específicos,pois isso pode já ficar agendado na plataforma e na rede social em modo automático;
3 - dispensar o lápis é um erro comum;
4 - prestando atenção,no geral o caderno só serve para as ideias surgidas,quando no fundo o essencial é a escrita e a evolução dos textos;
5 - autores desses têm pouca capacidade de selecção;
6 - o destino é sem dúvida a reciclagem.
Quando ao segundo:
1 - serve como um histórico de registo em papel.
Só pelo caderno estar bem apresentável e com letra muito bonita não significa que o blogue tenha bom conteúdo,antes pelo contrário,esses são pouco desenvolvidos!A lista feita incide mais nos cabeçalhos,layouts e funcionalidades com o objectivo de tornar a personalização agradável aos seguidores.
Uma publicação convém ter uma linha de pensamento coerente.
Ter um bloco e aproveitar folhas soltas à mão é o suficiente para criar rascunhos daquilo que se pretende editar no blogue.
Manter uma rotina não vale nada porque contrasta com a desorganização de ideias,passando somente por despejar as palavras-chave em mente.
Outra das técnicas para os aficcionados das tecnologias,é optar por anotar virtualmente em códigos.
Uma agenda organizadora,impecável e apelativa é uma ferramenta sem lógica nenhuma para uma mera actualização esporádica de imagem...daí ser estranho tanto rigor e fixação nas páginas pois não se trata de uma obra de arte.
No entanto já se chegou a estar disponibilizado em uns sites,folhas e calendários relacionados com o mencionado do princípio para impressão que é uma loucura!
Possuir um caderno caprichado (ou um dossiê) exclusivamente do blogue,revela um certo vazio e falta de dedicação nas mensagens.É suposto o autor moderar quando for aceder à plataforma,portanto,isso é uma perca de tempo (e desgastante).
Deixar ideias registadas do espaço pessoal é aborrecido e além disso,ninguém vai andar constantemente com aquilo na mala.
Em conclusão,o caderno na verdade é uma (des)organização desinteressante.Logo,as dicas não representam.