quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O simbolismo de alguns mitos populares

Na mensagem de baixo publiquei frases que se tornaram em mentiras mais comuns de se ouvir.
Hoje vou abordar em frases que foram enraizadas nas cabeças ao longo dos tempos e que não passam de meros mitos.

1 - Os opostos se atraem
Esta expressão sempre foi muito mal-interpretada.
A palavra "oposto" refere-se somente ao aspecto físico e não em gostos individuais.Por exemplo,se um é loiro,o outro tem de ser moreno mas ambos devem possuir afinidades (e química) que é o factor principal para o compromisso de longa duração,se não,a relação não vai resultar!!!

2 - Os relacionamentos à distância funcionam
Se nenhum dos membros pretende largar o ecrã para construirem laços pessoalmente e sairem da zona de conforto,não vale a pena perder tempo!Isto é equivalente à teleamizade:pessoas à procura de alguém ocasionalmente ou sem compromissos apenas para empatar a vida.

3 - No amor tudo é aceite
Este mito é muito antigo mas não sei se ainda há quem pense assim ou se já está extinguido.
No caso de pais para filhos:geralmente onde tudo é aceite,há falta de amor.Quando é assim,é um sinal revelador de que o adulto compensa a sua infância através do filho,fazendo-o feliz ocultando a realidade.
No caso de casais:viver debaixo do mesmo tecto não é sinónimo de estar à vontade-significa que há capacidade para lidar com as manias e os hábitos do outro.Se se começa a aceitar tudo o que não acha agradável,há visivelmente falta de educação da parte de um e falta de controlo da parte de outro.

4 - Velhos são os trapos
Para quem não anda informado,os trapos são recicláveis,os velhos não!
Este ditado foi criado para tratá-los bem e para não abandoná-los quando chegarem à terceira idade como se fossem roupa que já não serve mais; ao contrário da ideia implantada,afirmando que se continua a ser forte,jovem e outros tantos enaltecimentos estúpidos.

5 - Se não for prestável com os próprios pais,jamais vai conseguir ser com a família do outro
Ouvi esta frase num programa da tv record,do qual concordo parcialmente.
Embora os filhos conheçam bem a família que se tem,nada impede que possa haver atritos com a outra;ou,a pessoa pode ter conflitos parentais mas pode dar-se bem com os sogros.Como em tudo,há excepções ou problemas onde segundos jamais devem interferir.
A frase refere-se no sentido dos parceiros se entenderem primeiro quando tiverem desavenças com familiares um do outro,antes de se resolver directamente com eles.

6 - Deve-se comprometer enquanto é jovem
Por alma de quem?Só se for para fins reprodutivos.

7 - Falar ao telemóvel no avião em movimento pode causar acidente.
Está provado que não existe nenhuma ligação entre telemóveis e aviões.Eles dizem isso para que não haja perturbações de comunicação dos tripulantes.

8 - Comer chocolate é sinal de carência afectiva
Mais um mito.É sabido actualmente que quando se tem desgostos,a pessoa afoga-se nas bebidas alcóolicas.
O chocolate como é doce e possui substâncias viciantes,simboliza a compensação do outro;mas por outro lado,também é comum os casais oferecerem bombons em datas comemorativas do qual não há nada relacionado com carência.

Estes são os simbolismos de alguns mitos e crenças populares.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .