quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

"Filho de peixe sabe nadar"

Recentemente,foi notícia uma menina de 9 anos ser estrela no Instagram pelas fotos e vídeos a treinar no ginásio.Pelo que se dizia,o objectivo dela é ser bloguista fitness (de momento,infantil) e atleta.
Todos nós sabemos que a adultização precoce é um fenómeno comum bastante presente nesta desgraçada era,onde pouquíssimas crianças se salvam desta anormalidade.(do Brasil nem se fala da paranóia do culto à imagem!) O tempo certo para tudo infelizmente já não existe.
Embora na entrevista se saliente que a menina treine de livre vontade e mais uma série de sermão,no fundo é um pretexto para o pai se assumir profissionalmente através da predisposição dela,uma vez que ele é instrutor fitness e o próprio a passar os exercícios.A Anna apenas vai reproduzir todas as dicas sem ter grande conhecimento da dinâmica e é um isco para atrair gente por ser nova.
Como este assunto suscita fortes críticas,aqui vão enumerados todos os pontos reprováveis:
1 - a mãe não devia andar a criar perfis nas redes sociais porque não vai estar 24h sobre 24h a controlar o espaço em nome da Anna Clara.Há vida fora do ecrã a deixar suficientemente ocupada e aqui se apresenta o mau exemplo de pais.

2 - As plataformas de comunicação são ferramentas concebidas para gente uns anos mais velha do que ela poder utilizar,a não ser que se minta na idade.

3 - Um ginásio não é para menores de 13 anos.Os desportos colectivos sim e não,não são a mesma coisa.

4 - Um blogue não é nenhuma profissão:geralmente ou é uma extensão do trabalho do autor ou é uma tendência de relatar experiências por escrito que surge naturalmente e não porque quer.Claro que se pode optar por ganhar dinheiro mas para isso tem de se pescar milhões de seguidores,dedicar,ir mantendo activo e actualizado e isso consome muito tempo e tem de ser levado em part-time.

5 - Ser mãe e pai não é ser permissivo,bem pelo contrário,trata-se de ser persistente,guiar e principalmente impingir limites!!!

6 - A Anna Clara está em fase de formação de valores e mente absorvente.Quando for grande e tiver noção da imprensa,vai sofrer com o que afirmou e terá de aprender a ter filtros.

7 - Dentro de uns anos,certamente vai aparecer com o corpo torneado e as crianças possivelmente vão ter uma má referência fitness infantil.

8 - Como vai crescer ainda mais depressa,a roupa vai logo para doação.

E por fim,o ponto 9:este alvoroço instantâneo em torno da menina é uma moda.Ou os pais asseguram condições para tal decisão tomada,ou ela está condenada a ser esquecida e terá de lidar com as consequências da fama.

Mesmo que não fosse filha de peixe,os pais iriam satisfazer os caprichos,com a diferença de permanecer no anonimato,pois elas têm a ideia que a internet é uma brincadeira se não for explicado bem.
O caso da Anna Clara é igual ao concurso de beleza infantil americano:em ambos aborda-se a questão da adultização precoce e da influência mediática e o público aplaude inconscientemente.
Não dá para entender em que parte é normal no "Toddles and Tiaras" sair da barriga da mãe e incutir imediatamente a vaidade...elas vão ser fragéis e com auto-estima afectada,enquanto a futura atleta faz musculação por causas positivas,mesmo sendo errado na idade dela!
Por outro lado,ela pensa que a rotina consiste simplesmente em tirar fotos no ginásio para se tornar reconhecida mas vai muito além disso.
Também é estranho o site dos media ocultar a cara da Anna Clara quando paradoxalmente a dão destaque.
Termino a crónica com o ditado intemporal:"filho de peixe sabe nadar". (mas não é obrigatório)
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .