quinta-feira, 24 de julho de 2014

De pato feio a cisne

A história do pato feio é comum de ser incutida na infância.Mas será que na idade adulta as pessoas dão importância a esta história de moral?Parece que não.
Quando um bebé nasce bem feitinho e com traços apelativos como os olhos azuis por exemplo,as pessoas têm tendência a bajularem e a imaginarem imediatamente que ele vai ser lindo quando for velho,um erro crasso que cometem.
Enquanto são crianças,são adoradas pelos pais e recebem mais atenção das pessoas que as rodeiam.Priorizam a beleza porque percebem que é uma qualidade.
Este fenómeno explica o desenvolvimento físico rápido na adolescência:actualmente os indivíduos nessa fase são altos e já com corpos formados.É por isso quando chegam aos vinte e poucos anos,encontram-se completamente decaídos e com ar de 37.
Do outro lado há o inverso:os considerados feios/menos vistosos durante os tempos de crescimento,tornam-se em adultos lindos.
Pois é...o mundo gira,tudo passa,um dia o jogo muda e o "efeito borboleta" é mais frequente que a primeira.
Os grandes culpados são os mais velhos e a seguir são os meios de comunicação que contribuem para esta revolta.
Quantas vezes os mais velhos dizem aos amigos que as jovens de hoje parecem modelos,como se todas fossem obrigadas a ser?Vinda a partir de trintões e homens tipo camionistas,significa que viram uma oportunidade de demonstrar virilidade que não puderam enquanto foram jovens e por medo da senilidade,vinda de mulheres significa que dizem por se sentirem inferiorizadas.
Ou seja,quem acha as adolescentes lindas e melhores que as das antigamente,são as mesmas que não sabem distinguir beleza de erotização precoce e geralmente assistem reality-shows da categoria da "Casa dos segredos",cheios de vulgaridade e reputação negativa.
Os velhos que dizem o contrário,são falsos porque aqueles que exaltam a libertinagem não podem odiar esses programas,nem tão pouco estão no direito de apontarem a falta de valores.O comportamento da futura geração pode ficar afectada,devido à maioria ser regida pela ingenuidade.
A história do pato feio é uma valente lição para gente desta:funciona como um esfregar na cara de quem desprezou no passado por não se encaixar nos padrões de beleza.Trata-se de uma questão de aceitação.
Os adultos pensam que as crianças e adolescentes privilegiadas em genética permanecerão como são até ao resto da vida mas eles estão profundamente iludidos...aliás,eles é que são o cerne do problema.Eles vão crescer com a ideia de que são superiores aos colegas de turma.
A beleza não serve para fazer amizades,a não ser que se procure relações superficiais;também não facilita nada em termos profissionais e torna o indivíduo convencido e manipulador,se a característica não desaparecer.
Já o cisne,chega com uma boa auto-estima e bem resolvido.
Há ainda os que nascem e morrem feios por defeito.Exteriormente são dragões,interiormente insuportáveis de se conviver e obviamente são casos perdidos.
Então,o amadurecimento rápido provoca envelhecimento prematuro.Quem fala mal dos feios ou elogia em excesso um lindo,um dia acaba por se arrepender,sinal claro de um adulto frustrado e ignorante.Convém se preparar para a surpresa que vai chegar,hehehehe!
Patos feios que se tornam cisnes só são os que reconhecem que precisam apenas de cuidar da imagem.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .