sexta-feira, 2 de maio de 2014

Acerca de conhecimento e livre-pensamento

Saudações sombrias!
Tenho estado durante algum tempo a reflectir sobre o quanto o livre-pensamento é reprimido.
Enquanto estudante,há uma série de condicionamentos do qual não permite que as pessoas sejam aptas a raciocinar pela própria cabeça.O modelo de ensino apenas resume-se em:ouvir,decorar,acompanhar o ritmo da matéria,despejar e ser obrigado a fazer trabalhos que não se gosta (e com quem não presta).Isto jamais se chama aprender e dá bons resultados.
Este método de aprendizagem é proveniente da Grécia antiga e pertence à escola do passado.
As coisas só vão funcionar quando começar a haver educadores inovadores e desafiadores de ideias em vez de ditadores,e aulas filosóficas que valorizem o desenvolvimento do livre-pensamento (pelo menos por escrito).As mentalidades só mudam quando se expôr temas para todos formarem o seu ponto de vista,conviverem com os prós e contras e sobretudo,quando se evitar emitir qualquer tipo de julgamento por parte do educador.Aí sim,já são progressos.
O objectivo não é despertar instintos sadistas:trata-se de desenvolver capacidades argumentativas imparciais.
Lembro-me de quando era adolescente ter ouvido que quem faz muitas perguntas são crianças de 4 anos e que os mais velhos têm de aceitar o que têm.Só mais tarde,quase no fim,é que tive duas professoras de louvar que encorajavam os alunos a serem críticos e a não terem vergonha de serem diferentes...essas é que foram marcantes.
Afirma-se que ninguém é detentor de conhecimento,ensina-se e aprende-se.Quem não pretende trocar informações entre docentes e alunos,são covardes com cérebro engaiolado.
É devido a esta conformidade que existem hoje muitos adultos de merda incapazes de debater com outros que tenham opiniões divergentes.Tudo isto é produto de um mau sistema de ensino e de falta de bom-senso.Ignora-se sempre os que procuram entender melhor.
O que é necessário para o crescimento pessoal,poucos mostram.
Actualmente com tantas adversidades,se requer raciocínio independente mais do que nunca mas muitos estão absolutamente à superfície neste aspecto.
E quantas vezes é notável a falta de discernimento nas concepções?Pois é...se não há um guia intensivo de lógica,também não se pode esperar que as pessoas se desenrasquem sozinhas.
Pensar livremente é formular impressões,desconstruir teorias e tecer uma linha de pensamento sólido.
A sabedoria se adquire quando o modelo for esclarecedor e não uma "fábrica de montagem",caso contrário,nunca se sairá da redoma.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .