sábado, 29 de janeiro de 2022

Ideias em branco

Saudações sepulcrais!
Este relato vai ser sobre ideias batidas.
Através de um artigo captado aleatoriamente,reparou-se numa constatação a incidir na senda da desinformação.
Ora a escassez de ideias é uma questão que tem andado na ordem do dia devido ao facto de serem previsíveis,do qual não é normal assistir a um cenário volátil que não traz nenhum benefício.
Chegou-se a um patamar desprezível onde ronda um forte cepticismo no que concerne aos ideais defendidos.Formar opiniões próprias daquilo que as fontes oficiais impingem,está longe de muita gente.Será que o intuito é reproduzir um bot automático?E quem vai tratar de assuntos complexos se não se desenvolver o raciocínio significativo?E ainda outra pergunta:com o que é que se vai identificar?
A culpa não é da inteligência artificial como alguns referem erradamente por aí,ou seja,o sistema já vem instalado em todos os dispositivos informáticos e não há maneira de se livrar disso,cabe a cada um medir o impacto na utilização.
Exercitar o pensamento é uma actividade puramente humana e não se encontra codificado:adquirir informações não é sinal de conhecimento.É preciso saber avaliar,sintetizar e classificar os conteúdos disponibilizados aumentando a experiência,se não a exposição à vulnerabilidade é grande quando não há consciência do que se absorve...a pessoa deve buscar fortalecer as bases para futuramente servir de apoio.
Falta magia,ânimo,sobretudo contacto com o espírito criativo que molda a percepção da realidade e liberta das ideias tacanhas.Explicando melhor,há uma emergência a nível digital do qual é ignorada,onde os media são um recurso poderoso.
As notícias seguem a lógica da quantidade e da visibilidade,pois os editores vendem do mesmo para obterem lucro para a empresa e não com a finalidade de favorecer a curiosidade dos leitores:eles têm o dever de alimentar a imprensa de modo a não deixar nenhuma página em claro...a preocupação deles é caçar notícias rascas e de fácil interpretação.
Aqui nesta parte a maioria tem dificuldade em entender que os redactores fazem-no para transmitir a impressão ao público que estão ocupados a trabalharem como profissionais quando simplesmente estão a fornecer repetições podres,por isso só se preenche de matéria inútil e vazia,iludindo,gerando falácia e sairem a ganhar...no geral é assim que funciona.
No entanto é escusado depender de estudos científicos encomendados:esses também camuflam as vantagens e incutem o medo aos mais ignorantes...a desonestidade por trás é visível.
Para se prevenir,a pessoa tem de se certificar primeiro aquilo que está a ler antes de retirar conclusões precipitadas e de espalhar aos outros.
A incapacidade de um adulto sugerir ideias não está associada ao tempo excessivo diante do ecrã e sim ao mau uso das tecnologias e do lixo disseminado online que não deve ser prevalecido...além de haver muito faz-de-conta,uma das hipóteses é recolher resultados pouco eficientes!!!No fundo o motivo atribui-se às escolhas individuais que não são admitidas,acabando por ter consequências a longo prazo.
Não adianta estar na onda se não tiver noção do que é a cultura a sério:só a criatividade é que distrai de um mundo frio e pesado.
As ideias vivas acrescentam,modificam e renovam,sem isso torna-se insuportável e não se pode esperar grandes progressos...ideias batidas não dinamizam ninguém.

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .