segunda-feira, 14 de junho de 2010

Marchas de Lisboa

Boa tarde meus bloguistas!
No dia 12 de Junho à tarde,fui por acaso assistir às marchas populares.
Afirmo com toda a força:foi maravilhoso ver os marchantes ao vivo!!!
Na abertura desfilaram carros da Chevrolet com as modelos sentadas nas janelas a segurarem os nomes das marchas,depois passou duas filas de meninas com bandeiras da superbock e atrás vinha uma senhora a cantar excertos de música popular portuguesa.O som saia pelas colunas duma espécie de caravana da superbock,onde também fez-se publicidade à cerveja.
Desfilou o carnaval de Colômbia,marcha de Sintra (a indumentária era feita de plástico com motivos de azulejo),marcha infantil e seguintes.
Andaram a distribuir porta-chaves,bonés da super-bock,leques,mapas,palmas artificiais e uma espécie de cartolina com o nome da marcha de eleição,para quando esse grupo descer,levantar e gritar pelo apoio.
Vi figuras públicas como o João Manzarra,Mafalda Pinto que veio perto de mim cumprimentar as pessoas todas entusiasmadas e fanáticas,Ana Guiomar e outros actores.
Vi jornalistas da RTP1,apresentadores Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato a passarem sorridentes.
Estive perto dos camiões e da equipa da transmissão da RTP1.
O problema é que as marchas foram passando mas só dançavam quando chegavam à estátua da Avenida.Portanto só os presidentes e as pessoas das bancadas é que os viam,porque eles desciam alinhados por ordem e ficavam parados à espera da sua sua vez.
Houve pessoas revoltadas porque não vinham a dançar,outras porque a marcha começou muito tarde e o resto era desçocações de multidão Lisboa cima,Lisboa abaixo.
Só quem estava na 1ª fila onde os marchantes dançavam é que ficaram;os outros ficaram na borga ao longo de Lisboa.
Estive perto da equipa de filmagens,onde havia um holofote e passavam constantemente um jornalista de calças de ganga,mas não vinha o operador de camâra.
Os assistentes da minha frente era um menino,uma menina e um grupo de senhores.
Às duas e quarenta quando cheguei a casa e vi a rtp1,esses mesmos assistentes foram entrevistados por esse jornalista...se eu tivesse ficado mais meia hora onde esses estavam,já teria a sorte de aparecer na televisão!Como já era muito tarde tive que vir,até porque tinha que acordar cedo para estar no retiro em Caneças...a minha mãe queria muito aparecer mas o tempo não deu para mais e o carro estava estacionado muito longe.(depois do Hotel Ritz)
A marcha do Mercado era a única que estava animada!Achei graças a estes porque foram os únicos que interagiram com o público.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .