quarta-feira, 3 de abril de 2013

A categorização de pessoas

Mortíssimas saudações!
Todos nós já estamos habituados a categorizar pessoas por classe social,altura,estatura,profissão,nacionalidade e estilo de vida.
Hoje o destaque vai especialmente para as faixas etárias.
Uma vez ou outra,ouvi dizer que na idade média,as crianças eram tratadas como pequenos adultos.Só a partir do séc. XX é que se começou a categorizar as pessoas consoante o curso natural de evolução:primeiro é a infância,depois a fase da adolescência,depois vem a idade adulta e por fim a terceira idade.
Isto é uma coisa que não dá para entender!Do meu ponto de vista,as crianças estão cada vez mais espertas,nenhum jovem é inocente como nas décadas anteriores,os adultos aproveitam a autoridade para fazerem merdas e os mais velhos voltam a aprender ou a estarem activos.
Os tempos mudaram,algumas visões também deviam ser adaptadas;e como se não bastasse,vão aparecendo agora gerações que se recusam a envelhecer fisicamente.
É por isso que se vendem cremes anti-idade,cremes anti-rugas,cremes refirmantes e tonificantes e outros produtos para se prolongar e melhorar os anos de vida.(quando na verdade está na genética e na alimentação)
Eh pá,se a sociedade tomou um rumo assustador,concerteza que é tudo culpa do que se transmite na televisão.
São séries onde os jovens crescem à força,famílias desestruturadas e desprovidas de valores,é superficialidade em todos os níveis,músicas rascas,é ver pessoas que se comprometem por posses financeiras e são programas ou notícias onde se exibe disparates ou atrocidades.
Vivemos na era em que a informação é acessível a todos a qualquer altura,onde a hipocrisia foi instalada e o respeito foi-se perdendo.
Também é devido a este motivo que se tornou difícil encontrar boas referências.
Para concluir:a categorização de pessoas por faixa etária é algo sem sentido,pois idade não define maturidade,isso são ideias de outrora.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .