terça-feira, 11 de dezembro de 2018

A importância do coaching

Após uma longa ponderação,chegou a altura certa de abordar uma mensagem relativa ao coaching.
Pela constatação,os resultados obtidos não são concretos:a informação retida é escassa e não existe matéria nesta sequência.
Numa breve pesquisa efectuada,foi deparado um artigo de imprensa que despertou o interesse.
Ora desenvolvendo o tópico,é preciso esclarecer do que é que isso se trata.
Em primeiro lugar,é escusado haver um surto de coachees por aí porque nem todos têm aptidão para o ser.
Eles não devem assumir o mesmo modelo de visão,daí discordar parcialmente em se formatar com cursos só por ser imposição e sim frequentar por vocação.
Pouco se ouve falar acerca do coaching,uma profissão emergente deste século vindouro.Um coach ajuda a guiar alguém para atingir metas,definir objectivos,realizar desejos e descobrir o rumo que o cliente quer assegurar através de sessões,video-aulas,palestras e eventos de pequenas e grandes dimensões sem jamais interferir com aquilo que se pretende.É uma espécie de tutor (mais chamados de consultores) a quem muitos recorrem e que por vezes são melhores do que um psicólogo e eficientes na aplicação de técnicas consoante o obstáculo,se for acessível sem logicamente descurar a carreira!
Ora no geral,há falsos coachees e isso é notável quando se reproduz clichés à mistura devido à fraca experiência numa área,por exemplo:eles costumam discursar sobre um assunto que nem eles próprios têm conhecimento,são desprovidos de ideias e mal sabem motivar uma equipa;apenas usam a carreira para ganharem visibilidade.
Não é difícil distinguir um verdadeiro coach de um que procura captar popularidade:estes dão conselhos de algibeira,não apresentam ética,são superficiais e debitam a vida pessoal para disfarçar a ignorância enquanto o primeiro revela logo de que não existe fórmulas mágicas,são úteis,produtivos e conquistam a proximidade da pessoa ou do público que o segue.
É suposto um coach ter a noção de inspiração,passando credibilidade e transmitindo seriedade nas teorias sem confundir como um hobby!!!
O coaching no fundo não tem valor porque ainda não é lá reconhecido como profissão a ser exercida,é mais no sentido de adquirir formação com o intuito de acumular o percurso no papel quando a pessoa não tem nada para fazer,preenchendo a falta de ocupação numa sociedade exigente e simultaneamente preconceituosa a nível de requisitos profissionais...há os que alcançam o cargo para manter o currículo actualizado e traçar um histórico de modo a ter mais hipóteses de ser admitido e de não deixar o espaço em branco,dando a impressão de ser um irresponsável que ficou parado no tempo,ou seja,são meramente por uma questão de formalidade e de construção de estatuto e isto é redutor,vai fazer com que haja uma quantidade de aldrabões à solta a prestarem serviços de coaching.
Por outro lado,um coach não pode vir já favorecido por meio de empregos anteriores como muitas vezes surge por aí alguém que exibe uma vasta biografia e que depois acabam por não sugerir nada de especial ao invés de enriquecer com conteúdo.
Porém,eles não ensinam propriamente a pensar e sim têm a capacidade de analisar um determinado problema e fornecer bases rigorosas para resolução de acordo com a dúvida da pessoa,daí ser errado rotular de influenciador pois apesar de ser semelhante,encontra-se longe dessa categoria.
Acontece que eles retiram partes/"engolem" livros de outros coachees e aproveitam para render à custa disso ou simplesmente receberem aprovação,do qual obviamente não é a mesma coisa:cada coach é um coach,em casos destes há direitos de autor e se for assim,serve como linha condutora e não para ser replicado,basta ter o cuidado para não ser toldado por disseminações alheias dado que um coach vai desempenhar um papel fundamental nas direcções das empresas,nos recursos humanos e organizações,ou então está-se a ser um grande oportunista.
Também se deve estabelecer uma boa comunicação para criar um vínculo entre as relações profissionais...um coach é a fonte coordenadora que estipula uma estrutura adequada,tipo um código a ser cumprido pela hierarquia ou pela pessoa particular que foi buscar orientação.
Neste país não se incentiva à saída profissional por se achar não ser frutífero nem significar nada,no entanto,é preciso evitar ser visto como uma carreira corriqueira,do contrário,está-se a vender cursos que não compensam,lembrando que é um coach que anda por trás a dar formação à gerência para eles dirigirem os subordinados (e não colaboradores,termo politicamente correcto usado actualmente de modo a tornar menos ofensivo a quem ouve,suavizando o tratamento mais indicado para cargos intelectuais) se o empregador quiser impingir na prática um padrão ético,claro!
Não se pode continuar a ser como quer e apetece nem andarem livres,qualquer dia eles têm de ser obrigados a terem qualificações para o posto da empresa e só um coach empresarial pode ajudar a dar as ferramentas necessárias.
Convém salientar a importância do coaching,a fim de futuramente pipocar líderes competentes,chefias exemplares e indivíduos disciplinados mas para isso é preciso regular como profissão.
Há um detalhe a escapar:devia-se fazer um teste prévio a comprovar se a pessoa tem perfil para entrar no curso de coaching e tirar certificação,seria mais selectivo e não se desperdiçaria tanto...mas como não é possível,a pessoa é que deve fazer um inquérito mental a avaliar se vai valer a pena.
Terminando,um bom líder não se forma sozinho.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .