sexta-feira, 8 de março de 2013

Acerca da mulher

Como hoje comemora-se o dia internacional da mulher,o tema desta mensagem vai ser acerca do papel que elas têm vindo a desempenhar ao longo dos tempos.
Antes de começar,devo lembrar que elas têm vindo a ganhar terreno a nível profissional,como todos já sabem.Porém,apesar de muitos aspectos estarem evoluídos,a educação entre homem e mulher parece continuar ainda a ter grandes desequilíbrios.
Há homens que infelizmente,se julgam com o rei na barriga:pensam que eles é que detêm o poder da decisão,que as podem usar,maltratar e que são eles que têm sempre razão.
Assim é impossível que uma relação esteja longe de correr bem,no final a mulher é que é rotulada de elo mais fraco.
A outra situação constrangedora que elas aturam,são as amigas mexeriqueiras (rivais) que por vezes até são capazes de destruir a auto-estima.
Estes exemplos são apenas os mais antigos.Actualmente tanto há um "grupo" que luta para ter dignidade e respeito como também há outro que arruina totalmente a imagem da mulher,dando a impressão aos homens que todas são fáceis e ocas.A mulher tornou-se tão vulgarizada e descartável que até o marketing contribuiu para piorar o papel:cada vez mais é visível o uso da mulher para algumas campanhas e publicidade.
Na promoção do desodorizante Axe,o protagonista era suposto ser o homem (pois o produto destina-se ao homem) mas resolveram meter mulheres;nas campanhas de prevenção de doenças masculinas,lá aparece a mulher em poses menos próprias;descobre-se uma alguém e esta despe-se logo para ganhar estatuto de modelo;há manifestações ou iniciativas,despem-se à toa;há concursos de beleza e a mulher ganha mais destaque ao expôr o corpo e para acabar,nas campanhas de prevenção do câncro da mama,lá aparece a mulher como um ser que só vale pelo peito e não como pessoa.
A falta de bases e de valores bateu no fundo,os princípios caíram a pique.
O que se verifica nestes tempos,é o facto de se reforçar cada vez mais a perspectiva da mulher como objecto de prazer masculino,do qual não entendo qual é a ideia que se quer transmitir.Só sei que a vista fica saturada e que este caminho tido como certo errado,vai levar muita gente a acabar solteira,pois nem as mulheres de bem são levadas a sério.(também há homens assim mas o alvo é o ser feminino que sofre sempre com tudo)
Concluindo:a sociedade moderna construiu uma imagem da mulher absolutamente negativa,desprezível e repudiante.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .