terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Pensamento livre

Neste tópico vai-se dissertar minuciosamente acerca do pensamento livre.
Numa breve pesquisa efectuada,praticamente não foi encontrada matéria disponibilizada e os resultados obtidos apontam ao nível académico e não literal,logo houve dois artigos interessantes do qual se discorda parcialmente este e este,pois o autor anda enganado em relação à definição.
Este assunto lamentavelmente é pouco discutido nos meios,sofrendo de falta de reconhecimento porque a actividade é meramente introspectiva.
Desenvolvendo o texto,vai-se explicitar as diferenças entre a liberdade para pensar e a liberdade de pensamento.
A dita "liberdade para pensar" é algo circunstancial,ou seja,refere-se a situações em que é permitido expressar sob determinada condição:o indivíduo processa o que se passa dentro de um contexto para emitir uma opinião deliberada e policiada por outros funcionando por conveniência e é inútil,é por imposição (ou pelo menos é assim que soa) e nem sempre é aceitável ser livre para pensar.
A liberdade de pensamento leva a procurar o sentido da vida e a assumir uma posição no mundo,são concepções mentais e não obedece a nenhuma exigência exterior.
O pensamento livre é independente,poderoso e olhado com um certo desprezo por ser teórico...está associado às capacidades filosóficas e não às leis que apenas regulamentam no papel porque vem do consciente humano.A verbalização materializa o senso crítico,é por este motivo que o termo se tornou negativo:tem a ver com o exercício de suposição e está na base de uma sociedade justa e coesa de oportunidades.
A liberdade de pensamento só é perigosa quando não há autodomínio,conduzindo o indivíduo a loucuras,estados depressivos ou até paranóicos,tirando esta parte,pensar não traz malefício nenhum.Essa classificação é proveniente de medos existenciais do que é considerado a busca da verdade,sempre foi assim ao longo da história da humanidade onde vários pensadores debruçaram no mesmo problema de uma forma semelhante.
A mensagem transmitida disto é altamente preconceituosa e reprovável...por isso ninguém liga e pregam que pensar pela própria cabeça custa muito com a justificação de dar preguiça,permanecendo aprisionados na ignorância.
Contudo não é verdade,pelo contrário,pensar livremente ajuda a expandir os horizontes e a compreender melhor a convivência interpessoal e aquilo que nos rodeia.
A afirmação de que "pensar faz mal" é absolutamente medíocre e também deve ser rompida pois cria barreiras que impedem a abertura de mentalidades.
A liberdade de pensamento gera produtividade e é a porta da civilização!Elabora-se "ficheiros com todos os dados",relevante para o estabelecimento de cultura,por exemplo:actualmente atravessa-se uma fase tenebrosa no geral por causa dos direitos e garantias individuais,havendo notavelmente uma fraca noção de respeito,sobretudo de valores democráticos da maioria dos cidadãos...sem o pensamento livre não pode haver ética nem sequer harmonia,sendo um atalho para induzir categorizações.
Os decisores têm culpa e cometem uma grande falha neste aspecto:só se consegue alcançar o bem comum através de experiências.Sem pensar não se pode assegurar soluções exactas para determinados detalhes surgidos frequentemente.
O pensamento livre é uma espécie de roteiro que guia para a sabedoria:é no fundo uma examinação total.A maioria sustenta-se no argumento de que não leva a lado nenhum,a não ser que seja partilhado apesar de ser arriscado devido ao prevalecimento de estigma.
Recuperar esta arte é fundamental,porém alerta-se para jamais confundir com tempestades de ideias!!!Pensar livre enriquece conversas e modos de entretenimento.
Termina-se com a frase:"tolerância e apatia são as últimas virtudes de uma sociedade moribunda". Aristóteles (filósofo grego)

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .