quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tribos urbanas

Ora bem,na opção outro incluí os estilos menos aderidos e conhecidos como os skinheads,plocs e clubbers.
Skinhead é o nome de uma subcultura caracterizada pelo corte de cabelo muito curto ou rapado (há algumas excepções),um estilo particular de se vestir (que costuma incluir botas e/ou suspensórios),o culto à virilidade,ao futebol e ao hábito de beber cerveja.
A cultura skinhead da década de 1960 era formada maioritariamente por jovens da classe operária britânica.O vestuário skinhead,com botas e suspensórios,reflecte em certa medida a indumentária operária da Inglaterra desta época.
Mais aqui




Plocs
Plocs são pessoas que têm estilo infantil.
O seu género musical é pop e músicas que remetem para a infância.
Como ainda não foi inventado um meio de voltar à infância,os plocs usam roupas com motivos infantis,vistosos,coloridos,excêntricos e acessórios esquisitos e extravagantes iguais às personagens de anime ou saídos de uma série de animação qualquer.É mais conhecida por moda kawaii,muito comum no Japão.

Os seus ídolos são Hello Kitty,Barbie,entre outros.


Clubber
Clubber, termo em inglês, atribuído a pessoas que frequentam danceterias (os clubs em inglês), que foram comuns nos anos 90, ajudou a elevar o Techno ao mainstream, e a cultura noturna pelas grandes metrópoles.O estilo clubber é um estilo derivado dos punk's e dos internautas.Dos punk's por serem radicais e dos internautas por serem futuristas.
Os clubbers vestem-se de uma maneira extravagante,em geral dá para reconhecer pelas blusas coloridas,com personagens de desenhos japoneses,saias e calças coloridas,leggings,ténis coloridos,o armário é geralmente 50% verniz,maquilhagens que brilham no escuro, estrelinhas,brilhantes,sombras coloridas,piercings,tatuagens tribais,cabelos que variam de verde-limão a rosa-choque.
As meninas abusam de pulseiras e colares coloridos,tic-tacs para cabelo de todas as cores,piranhas,anéis supercoloridos e grandes.
São muito encontrados em festas que só toca techno,trip-hop,jungle,underground,drum'n bass,trance,psycodelic,etc.
mais aqui

A formação das tribos urbanas

Boa tarde!
Para percebermos melhor a origem das tribos urbanas,elaborei esta mensagem com excertos de um trabalho escolar feito.

Desde a pré-história,já eram encontrados indícios de que os primeiros homens buscavam viver em grupos,da mesma maneira,percebemos essa característica também entre os animais. 
Embora se compreenda a eficácia de se viver em grupos,na civilização moderna,o que se constata muitas vezes,é a dificuldade da convivência.Temos a impressão de que muitas pessoas,às vezes,preferem viver a sua independência,fechando-se para o outro,ao invés de se adaptar às exigências de algumas regras básicas,necessárias,que são estabelecidas naturalmente em função do bom relacionamento.
Diante de tamanha particularidade,entendemos que dentro de um relacionamento - juntamente com os demais integrantes,cujos comportamentos também são diferentes e únicos - podemos enfrentar alguns desafios.Obviamente uma pessoa terá problemas de convivência,dentro de um grupo social,se manter o caractér de disputas,de autopromoção no desejo de se destacar sobre os outros,de concorrência ou de ciúmes.
Uma das características dos grupos é a cooperação,isto é,a acção conjunta que implique a colaboração dos envolvidos para se atingir um objectivo comum.

A aculturação é o conjunto dos fenómenos resultantes do contacto contínuo entre grupos de indivíduos pertencentes a diferentes cultura,assim como as mudanças  nos padrões culturais de ambos os grupos que decorrem desse contacto.
Este processo é de uma sociedade global resultante das viagens,do turismo,das migrações e das comunicações.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .