sábado, 1 de junho de 2013

A infância dos anos 90 a 2000

A mensagem de hoje vai ser dedicada em memória das nossas infâncias,sobretudo da dos anos 90.
Os anos 90 foram repletos de novidades.Brincava-se com tamagotchi,ao iô-iô,ao el diablo,coleccionava-se cromos e tazzos,existia o beep da motorola,os anúncios infantis eram criativos e cativantes e a variedade de brinquedos era infinita.
Os rapazes usavam o cabelo corte à tigela ou cabeça rapada,comia-se cigarros de chocolate,sugus,push pop,papas nestum,o Bollycao era um sucesso tal como o sumo bongo,divertia-se com ondamanias,pistolas de água,legos,livros de colorir e às escondidas.
Ouvia-se música e via-se filmes em cassettes,nas aulas usava-se retroprojector para visualizar slides,fazia-se picotados,os "ratos" tinham bolinhas em vez de rodinhas,brincava-se com plasticina,puzzles,havia ténis de luzes,ia-se aos parques e fomos sobretudo os primeiros a comer e a assistir ao nascimento das pizzas e hamburgers.
Era através do faz-de-conta que se reflectia as profissões.(é lamentável que actualmente se precise de ir à Kidzania)
Havia uma série de opções para se entreter entre os quais,jogos lúdicos e didácticos.A aprendizagem não tinha limites,era rica e valiosa.
A televisão ocupava-se de exibir programas como o "Bué ré ré","O jardim da Celeste","Mix Max","Zip Zap","Dá-lhe gás" e "Batatoon".Não havia canais por cabo;os quatro canais generalistas emitiam o suficiente para nos deixarem animados.O tempo de convívio era longo e a educação não matava ninguém nem era motivo de escândalo.
Lembro-me também dos mais velhos dizerem por vezes que já éramos grandes para brincar a isto ou aquilo mas isso não impedia nada.
A infância dos anos 90 a 2000 foi a melhor de todas:foi a última geração que brincou na rua e a primeira a ouvir falar de computadores e telemóveis.(visto como um luxo acessível a todos)
Acreditava-se que o futuro (das crianças) ia ser melhor e a tecnologia estava a dar os primeiros passos.Fomos os primeiros a ouvir a palavra "internet" e achávamos que a vida ia ser de outro mundo.
Não há nada mais fascinante do que reviver todas as pérolas desses dez anos,pois traz muitas lágrimas.
É de facto sem dúvida que essa época deixou grandes saudades,tudo era mais puro,original e tinha mais qualidade,tanto dentro como fora da escola.
Quem não soube aproveitar esta fase,não tem histórias para contar pois os primeiros anos de vida são fundamentais e além disso,a infância é breve.

Se foram crianças entre os anos 90 a 2000,parabéns,a vossa infância foi única e emocionante.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .