quarta-feira, 25 de agosto de 2021

A definição de confiança

Este tópico é relativo à definição geral da palavra confiança.
Houve um artigo encontrado aleatoriamente que diz respeito a um estado de espírito desvalorizado nesta época.
Antes de tudo,interpretando o conteúdo,discorda-se totalmente com algumas partes da entrevista uma vez que o foco foi a empatia,é preciso alertar para ambos os detalhes.
Desenvolvendo,infelizmente é um tema pouco abordado,apesar de ser um princípio altamente explorado por "coachees",conselhos difundidos e livros de auto-ajuda,é um factor crucial para o fortalecimento da convivência (ou melhor,para determinar o nível de apoio),daí ser relevante discutir.
Antigamente se convencia de que a auto-confiança transparecia,agora já se sabe que não garante que os outros sejam atraídos ou que passem a confiar,pelo contrário,este termo actualmente é um autêntico paradoxo com a plena cultura da superficialidade e do egoísmo,do qual a auto-estima é uma capacidade intimamente associada à confiança.
Aquilo que foi mencionado no artigo está errado e corresponde à comunicação.Embora sejam sinónimos,não se faz discernimento entre a palavra confiança e cooperação,induzindo o leitor ao engano:no fundo há uma ideia dissimulada,isto é,uma dificuldade em assumir socialmente a falta de reciprocidade com o próximo,jamais devendo confundir com receptividade!Prestando atenção,a notícia não é no sentido literal apenas está-se a ressaltar a natureza comunicativa.
O indivíduo devia prezar por recuperar esta forma de resiliência sem recorrer a terapias,adquirindo autonomamente com as circunstâncias e situações,a tal força interior:depende de como se encara as adversidades,de como se lida com as conquistas pessoais,insucessos e metas a alcançar e influencia até na tomada de decisões,só assim o patamar estranho do egocentrismo pode ser ultrapassado.
Confiança é conhecer os limites e ser íntegro.Quando se confia,está-se sobretudo a validar alguém para alguma coisa,portanto não se pode exigir a ninguém,nota-se através de sinais emitidos e de afinidades:contribui para moldar a qualidade de se sentir útil,requisito para a harmonia com terceiros.
Confiar é dar poder ao indivíduo e veracidade aos factos,sejam eles benéficos ou nocivos.
Curioso como nenhum teórico se lembra de descrever este termo...cabe muito aos indivíduos descobrir o seu significado.
A sociedade impinge um modelo de domínio e submissão onde a "confiança" tornou-se lamentavelmente artificial (e um tanto unilateral)...confiar em alguém sem coerência é questionável,do mesmo modo que cooperar sem se sustentar também não fornece experiência exactamente por ser de fachada!!!
Um indivíduo receptivo dispersa-se com facilidade,não tem auto-controlo,tem tendência a ser inflexível,são frágeis psicologicamente e instáveis.Isto transmite impressões negativas e anula a credibilidade,revelando ser uma grande desvantagem na hora de criar laços duradouros;é um tipo de pessoa que acaba por afirmar ser ignorante em várias áreas da vida.
Esta lógica não pode ser prevalecida porque distorce a percepção de confiança...além disso,põe em risco a necessidade de pertença.
Resumindo:a confiança é a base de tudo,é uma característica positiva que mantém os humanos unidos.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .