quinta-feira, 29 de maio de 2014

"Catfish:the tv show"

"Catfish" é um programa onde os cos-apresentadores ajudam os jovens que estão num relacionamento virtual a se encontrarem cara-a-cara com essa pessoa do outro lado do ecrã,supostamente considerada de conduta duvidosa.
Max e Neev têm paciência de santo para irem à caça do embuste,esclarecerem as informações dos envolvidos e levarem os participantes junto com eles a se deslocarem para conhecer quem andou durante todo o tempo a fazer de romântico.
Há de tudo: gente com verdadeiros distúrbios de personalidade,vingativos,casais formados,cônjuges armados em detectives,perfis falsos,histórias inventadas,amigos traiçoeiros,burlas e gordos com baixa auto-estima.
Ora o problema trata-se de uns episódios que foram para o ar que fez com que a reputação que tinha caísse a pique.
Uma das histórias é de uma menina que se tornou famosa no instagram pelas fotos e vídeos exibicionistas e entre os fãs houve um que a perseguiu.Quando se viram ele era um rapper e acabaram por não se terem envolvido por serem de muito longe.
A galdéria tinha sessenta e tal mil seguidores na rede social e ainda foi seleccionada para a televisão,somar mais uns milhões de fãs?!Já era visível desde o início que a Antoinette tinha tudo bem planeado e fez o papel de menina boazinha para conseguir a atenção masculina e para os co(có)s-apresentadores terem a lata de a elogiarem,falarem sobre as consequências das fotos e serem levados a acreditar que ela merecia melhor.
Logo a seguir teceram acusações dos seus trajes menores...ingénuos do caralho,ela em nenhum momento se importou com nada,só procurava publicidade gratuita!
O outro caso,era de dois primos que tinham uma relação muito chegada de amizade.
Antwane pediu ajuda à produção para descobrir de quem era o número misterioso que o ligava a falar com ele e após pesquisarem os dados,apareceu três moradas:nenhuma delas era a certa.
No fim,a prima confessou que foi ela que andou três anos a se fazer passar por um homem na linha de chamadas e inventou uma maneira de se vingar dele perante as câmeras,pelo facto de a ter chamado de Kelly Price do cu gordo e a ter humilhado numa festa.
Eles deixaram escapar detalhes cruciais e ainda quase culparam-na por ter gozado com o trabalho e arrasado o primo a troco de 15 minutos de fama,quando os únicos responsáveis são eles que não prestaram atenção!!!
Nestes dois episódios assistiu-se a um modelo inverso do "catfish":o Max e o Neev é que foram os apanhados em armadilhas.Eles expuseram ao mundo pessoas que queriam apenas serem reconhecidas por motivos básicos e negativos.
O objectivo do programa é alertar o público sobre os perigos online e das pessoas geralmente mal-intencionadas.
Espanta-me como é que não se investigou a fundo,nem se suspeitou dos participantes ou de alguma pista não correspondida antes de se lançar na televisão...porra,que grande falta de profissionalismo!!!
Até já cheguei a ler de que os participantes deviam assinar uma declaração a constatar que aquilo que estão a passar é real,e não serem escolhidos directamente do mail nas gravações sem previamente saber o ponto exacto da ocorrência.É por isso que a margem de falha é muito elevada,algo compreensível.
Adiante,eles os dois são o exemplo ideal de irmão mais velho:falam com muita classe,brincam,apoiam a vítima e têm maturidade.A postura deles é tão civilizada que até irrita mas é um prazer ouvi-los...acaba-se por sentir ciúmes porque é como se fossem familiares do telespectador.
O "Catfish:the tv show" é um excelente programa de sensibilização mas se continuar a destacar cabeças de vento,vai descer de nível e também vai perder o propósito.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .