domingo, 24 de agosto de 2025

Mar calmo...

Este ano,este ramo das forças armadas resolveu lançar uma publicidade muito intrigante do concurso:trata-se de um cartaz de recrutamento pouco criativo.
Ora descrevendo,é vagamente apelativo com um fundo azul infantil do qual surgem dois falsos marinheiros de braços cruzados e a sorrirem:como é que a ideia foi aprovada pela direcção?É que não tem nada a ver com a natureza do trabalho,custando associar ao poder que já teve...impensável,fruto do reflexo da desvinculação social,ou seja,já não se dá importância ao sacrifício físico,à coragem e à resiliência,sendo deplorável compactuar com os princípios modernos.
Isto devia ser motivo de escândalo porque é inadmissível gozar com a Marinha:foi um anúncio de última hora desprovida de seriedade e sobretudo de bom senso da parte de quem representa a pátria...incrível como "cavam a própria sepultura"!
O orgulho em seguir a carreira marítima desvaneceu-se,logo deixou de ser um investimento e passou a ser uma ambição tal como qualquer emprego.
Dantes estava-se a milhas de imaginar transmitir uma imagem tão redutora da defesa do Estado,aliás,era considerado abominável e eis que se depara com este anúncio extremamente de mau gosto:de que forma os responsáveis vão encorajar as gerações a se alistarem na Marinha ao imperar valores betos?É caso para ser alvo de chacota em vez de se esforçarem para se promover,não dizem quase nada de jeito.
Nas plataformas metem informações lixo e aleatórias gerando spam,sinal de falta de interesse,depois queixam-se de que não conquistam público.
Antes da era digital,eles eram mais abertos do que agora que não dão a entender as razões,optando por serem distantes através de respostas formatadas por pura ignorância ou por se sentirem ameaçados quando se incide em assuntos da preferência da maioria dos cidadãos...assim não ganham respeito nem admiração!!!Podiam contar histórias relacionadas com o cargo que ocupam ou algo que fascine os seguidores.Contudo lastimavelmente perdeu-se o encanto da navegação,acentuando somente sensacionalismos das missões cumpridas.
O objectivo primeiro é tomar consciência para os civis confiarem nas competências,quem anda a gerir as actividades não tem noção nenhuma do profissionalismo realmente exigido e do serviço que deve prestar:a Marinha não é uma marca para elaborar um slogan com edições básicas de photoshop que não comunica a mensagem pretendida a não ser ironia e humor.
A pegada traçada online indica baixa experiência aliada a perspectivas simplistas:é preciso haver transparência e não confidências ou então há aldrabice no ar!!!Curioso que o anúncio original não se encontra replicado em outros sites e por aqui nota-se que se escondem,sendo duvidoso o tamanho erro cometido pois esperava-se publicações significativas.
Estranho não surgir críticos,pois foi a grande prova da ridicularidade e o cúmulo da parvoíce instalada no gabinete de coordenação...devia circular para fora do país,desde que afundaram as capacidades saiu este rascunho deprimente e sem sentido.
Saber usar as plataformas a favor é a regra de ouro,além disso a arrogância tem de acabar de modo a chegar a um bom porto.Será que não ensinam isso nos cursos navais?Também deixam a desejar a nível de formação na área digital.
E a fechar,termina-se com o provérbio:"mar calmo nunca fez bom marinheiro",isto foi a "gota de água".

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .