terça-feira, 22 de agosto de 2017

Acerca de fotos de crianças na praia

Imagem relacionada
O tópico desta mensagem é acerca das fotos de crianças na praia publicadas nas redes sociais.
Há tempos,foi deparado um artigo informativo dirigido aos pais.
O tema não é novo e já tinha sido abordado algumas vezes mas este tem a ver com outro contexto.
Passando ao desenvolvimento,divulgar fotos dos filhos na praia é arriscado e além disso,revela falta de princípios da parte dos pais.
A pessoa adulta tem de ter em conta de que há regras a cumprir e que não se deve exibir por mero egoísmo pois não se trata de um pertence,apesar do perfil ser individual.
Antes disso deve-se perguntar,tal e qual quando se tira uma foto com muitas crianças ou aos pais dos outros,bebés então estão fora de questão!
Não custa nada ponderar se vai causar embaraço,nas redes sociais todos os passos ficam imortalizados:no espaço virtual as fotos tornam-se do domínio público,mais vale não expôr nem a um grupo restrito como foi mencionado!As crianças vão crescer e podem não se sentirem confortáveis ao ver.
Registar fotos dos filhos na praia traz uma certa responsabilidade.Na internet,o próprio autor é que sabe se quer colocar por vontade,caso insista,é problema exclusivamente deles...um dia se acontecer algum incidente,paciência,cada um vai ter de responder pelas consequências.Um adulto não deve partilhar o que quer e apetece dos filhos e sim ter mais juízo do que alguém mais novo.
As pessoas têm uma falsa ideia de liberdade atrás do ecrã e isso deve acabar.A partir do momento em que um adolescente expõe uma foto imprópria tirada da praia,dá o direito de terceiros usarem as imagens para fins ilegais sem o autor se aperceber...está implícito;as actividades são pistas para reunir informação e até ser perseguido por um mal-intencionado!Os menores devem ser protegidos ao contrário do adulto que se defende sozinho e os adolescentes expõem fotos desse teor inconscientemente em busca de elogios típicos da fase contudo devem ser aconselhados para depois não virem a sofrer.
Também devia haver mais persistência ao introduzir este assunto da segurança online,(no âmbito da informática) não é só reproduzir clichés:é preciso haver seriedade através de conferências e debates (e guias digitais) como forma de prevenção.
Um adulto deve pedir autorização à criança que é inocente,visto estarem rodeadas de aparelhos tecnológicos,obviamente consoante a maturidade do filho em distinguir os dois ambientes e dependendo da capacidade de autonomia para tomarem decisões...os pais ainda desempenham um papel activo a este respeito,logo é importante não ignorar.A exposição de fotos na praia (ou não) tem de ser bastante cautelosa.
Resumindo,as fotos de crianças na praia deixam um histórico que pode prejudicar o futuro pessoal.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .