sexta-feira, 22 de junho de 2012

Acerca dos media social

Saudações!
O tema de hoje vai ser sobre os media social.
Há tempos,lancei mensagens sobre as plataformas de comunicação,discutidas de um modo particular.
Desta vez,o meu destaque vai para as redes e para os blogues,com uma perspectiva mais evoluída de como isto funciona.
Antes de tudo,quase ninguém tem noção nenhuma de que nos media social toda a informação divulgada é uma marca individual que vai ficar eternamente a circular na internet.
Entre todas as dicas de segurança para navegar nas redes que já ouvi,a mais polémica é o facto para nunca adicionar desconhecidos.
Ora bem,partindo do princípio de que uma rede SOCIAL foi concebida essencialmente para conviver online com pessoas e estar permanentemente em contacto com o mundo virtual,eu não percebo de onde surgiu esta dica tão ignorante e estúpida!!!
Para já,se alguém pretender comunicar com conhecidos,basta utilizar só o msn ou ter o perfil restrito (eu faria isso),aqueles que dizem que precisam dos perfis para adicionar amigos,acabam por adicionar 200 a 300 pessoas.(mas alguém costuma lidar diariamente com tanta gente e está em sintonia com todas as suas novidades?Mesmo que se conheça os adicionados,eles provavelmente no fundo nem querem saber do que essa pessoa anda a fazer.)
O outro tipo de membro,cria um perfil mas é pouco dinâmico.Adere à rede só para exibir ao seu círculo que também é uma pessoa moderna.(se não faz falta,não serve de nada)
Há mais um tipo do qual eu considero muito estranho:os poucos que deixam o álbum ou outra coisa qualquer como público e que mais tarde queixam-se que andaram a fazer asneiras.
É lógico que deste modo,o membro fica exposto a maldades e nem tudo é para ser visto por terceiros!!!
Resumindo as redes:convém ter muito cuidado ao publicar actualizações pessoais,pois em fracções de segundos,um sujeito qualquer do outro lado pode compartilhar os dados pela rede fora e denegrir a reputação do membro.
Passo agora a falar sobre os blogues.Um blogue é um espaço próprio onde o autor conta as suas aventuras e desventuras,principalmente através da escrita.
Entre todos os media social,este é o mais complexo,pois tem de ter capacidade de raciocínio para entender a interactividade.
Para concluir este tema,ambas as plataformas são semelhantes e possuem as mesmas desvantagens,com a particularidade de que num blogue não existe opção de bloquear e denunciar.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .