segunda-feira, 27 de abril de 2015

"Blogs Portugal"

O "Blogs Portugal" funciona como uma plataforma que pretende ser uma listagem exaustiva da blogosfera portuguesa organizada por categorias e popularidade.
As suas vantagens são:
- ganhar visibilidade
- aumentar o tráfego
- aumentar o número de seguidores nas redes sociais
- ser descoberto no Google
- fazer parte de uma comunidade em crescimento
- estar mais visível para as marcas
- comparar a popularidade (dispensável)
- ser inspirado pelos melhores blogs de Portugal

Ou seja,é um site de divulgação de blogues portugueses.
Após esta descrição como lá consta,passa-se ao balanço do panorama actual.
Cada vez mais vão surgindo pessoas a iniciarem as bandas blogosféricas.No geral os autores são jovens (a contrastarem com os da faixa etária dos 30 e 40),publicam temas básicos,os blogues são idênticos devido ao photoshop e ao layout feminino/estilo pessoal e a escrita é razoável.
Divulgar um blogue recém-criado sem ao menos informar os leitores a categoria tratada,revela o cúmulo da burrice!
Não é difícil detectar um bloguista mais novo,dado que alguém de meia-idade usa um vocabulário alargado,desenvolve um texto mesmo sendo um tema superficial e até há quem chegue a ser eloquente.
A base de um blogue é a escrita.Se a finalidade passa somente por partilhar mensagens rápidas e fotografias,as páginas servem para isso,pois nem todos têm predisposição para escrever assim como nem todos têm vocação para serem cantores famosos.
A juntar a esta nova onda,estoiram também os/as youtubbers onde no fundo é a versão áudio do tema quando era suposto haver noção de videomontagens,legendas e tudo relacionado com a edição de imagem.
Ter um blogue na brincadeira sem uma perspectiva de futuro,roça a parvoíce.Para além disso,o relevante é entender primeiro a interactividade entre os leitores:é necessário discordar quando há algo de errado argumentando de forma válida mas infelizmente os autores não aprovam os comentários ao artigo ou dirigido aos outros.(ou então depende)
Há casos em que se enxovalha o ponto de vista de alguém em público...há quatro anos este tipo de comportamento era visível,vindo obviamente de blogues populares.
Tudo isto para dizer que o debate mantém a chama acesa.Concordar e discordar faz parte e a grande maioria dos autores não aprendeu a lidar com críticas,pingando arrogância!
Os ditos novos bloguistas pouco sabem sobre a plataforma e os mais antigos vão se perdendo por aí.Relembra-se que muitos aderem para "encher chouriços" e um dia acabam por abandonar,os de vidas estáveis são os mais intriguistas e até já houve quem tivesse gabado de conhecer em particular a pessoa por trás do blogue.
Voltando ao princípio,o site "Blogs Portugal" é uma boa referência de blogues nacionais e tem uma página actualizada,algo que devia ter existido há muito tempo.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .