quinta-feira, 10 de março de 2016

"É pior a emenda que o soneto"

Lauren Bacall

Por estes dias,surgiu uma notícia destinada ao público feminino em idade fértil que já levantava burburinho há uns anos mas só recentemente ganhou popularidade por ter sido uma das ideias mencionadas nas propostas do PAN.
Trata-se de um copo de plástico maleável em forma de funil que serve para reter o período e tornar a pessoa mais confortável durante esses dias.
É aderido por muita gente,justamente por ser ecológico,durável e reutilizável,três óptimas vantagens no futuro a longo prazo do planeta e do meio ambiente.
Contudo,o copo tem mais desvantagens do que a impressão passada e aqui vão enumeradas:
em primeiro lugar,ficar com aquilo tanto tempo metido lá dentro deixa com "um pé atrás" na questão da higiene íntima mesmo que o material seja inofensivo;segundo,para esvaziar,basta um descuido e a pessoa suja as mãos e as roupas (ver esta foto);terceiro,num sítio público não o vai poder lavar;quarto,não se vai saber quando vai estar cheio porque não há maneira de ver o fluxo;quinto lugar,de prático não tem nada porque quase de certeza não vai haver onde pousar o copo caso seja necessário (ou corre o risco de apanhar bactérias);sexto,pode haver tendência a surgir falsificações;sétimo,nas restantes horas usa-se o quê? e por último,não pode ser transportado na mala desadequadamente.
O artigo não esclarece estes pontos importantes e também não diz se deve ser retirado para ir à casa-de-banho...é uma dúvida inevitável.
A notícia no fundo é puro marketing.Se fosse informativa,obviamente não se ia ocultar os contras do copo;é apenas uma medida para diminuir a venda e o consumo dos pensos por causa dos danos provocados à natureza no seu fabrico.Uma simples alternativa a quem for mais económico.
Do outro lado lá diz a velha expressão de Barbosa du Bocage,"é pior a emenda que o soneto" pois o produto não chega a convencer o suficiente para ser adquirido.
Lendo com atenção,a experiência infelizmente só valeu a pena para testar a eficácia no uso e ser aprovada pelos médicos,onde talvez foram convidados pelos jornalistas a darem opinião sob a perspectiva profissional,de modo a que o público feminino não fique com receios,levando a pensar automaticamente ser a melhor escolha e mascarando assim os verdadeiros problemas.
Não se acredita que o copo colector seja mais higiénico que os outros absorventes,pelo contrário,não é recomendável a quem tenha fluxo abundante,espesso ou falta de habilidade manual,não sendo por essa razão confiável.
Concluindo a crónica,a "emenda" é a descrição e o "soneto" é o produto.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .