segunda-feira, 10 de abril de 2017

Surpresas românticas em público

O tópico desta crónica é sobre as declarações públicas de amor.
Numa pesquisa efectuada a fundo no youtube a propósito dos pedidos de casamento,constata-se que para além de existirem várias formas não parece surpresa.
É certo que ao visualizar os vídeos disponibilizados há os seus contras,no entanto um acontecimento único precisa de reunir testemunhas mas nem tudo é um mar de rosas.
Há um detalhe a ressaltar:a dita surpresa tão aguardada na etapa de um casal na verdade já estava obviamente planeada porque antes de colocar o anel deve-se tirar as medidas do diâmetro do dedo,portanto nesta parte não é novidade.
Desenvolvendo a mensagem,procurar um meio fácil de exibicionismo não é o aconselhado por estas razões:primeiro,causa desespero aos solteiros;segundo,o vídeo dá o direito de alguém próximo dos membros cobiçar a felicidade principalmente se os ex descobrirem;terceiro,dá a liberdade de alguém se intrometer no caminho para invejar e tecer comentários;quarto,os carentes ficam melosos e por último,a gravação expõe o casal inconscientemente aos assaltantes.
Se um relacionamento anterior foi conturbado,um ex pode querer reatar com desculpas esfarrapadas para ter atenção!Um vídeo online de um pedido de casamento vai naturalmente ferir a susceptibilidade quando é suposto filtrar e restringir a pessoas de confiança.
Também pode ser uma artimanha para perdoar alguma coisa ocorrida no passado e não ficar com remorsos,daí chorarem com o nervosismo.
Isso não prova que gostam mesmo um do outro,ou seja,a lealdade manifesta-se no dia-a-dia e não através de uma encenação para distrair o resto do mundo.
Um vídeo de uma declaração serve para fascinar quem vê e depois há aquelas pessoas que até chegam a influenciar na resposta e isto devia ser inadmissível na decisão...enfim,tornou-se apenas num mero espectáculo banalizado onde são os outros que contam e se metem onde não são chamados.
É compreensível que eles queiram ter memórias para no futuro recordar do episódio tão marcante,porém colocado na internet vai ficar esquecido e demonstra a preocupação de ter aprovação de terceiros ao invés de ser de quem realmente interessa!Assim passa o intuito de que a prioridade é a reacção do público e não o relacionamento.
Uma surpresa destas em público perde o simbolismo porque implica levar com desconhecidos a filmarem e é estranho os casais não se sentirem incomodados diante as câmeras alheias a captarem a cena:é preciso ser tremendamente narcisista.
É escusado usar o argumento de não ter amigos,nem tudo é exactamente como se diz podendo revelar insegurança na aceitação.
Se falta o básico e de repente vem com uma bomba dessas,ela vai ser obrigada a dizer o sim com o entusiasmo por achar romântico e são sempre os homens ricos e nunca os pobres a usufruir da alegria,por aí nota-se claramente que tipo de homem prefere pedir em casamento.
Quanto à ideia em comum dos vídeos,eles contactaram uma agência de eventos  (ou um grupo) para organizarem o pedido num espaço público (equivalente às serenatas) do agrado dos dois,onde muitos escolheram exprimir pelo flash mob ao som da famosa música de "marry you" de Bruno Mars e uns poucos fizeram reportagens/discursos clichés como por exemplo:"tu és a nova página que quero começar apesar do que te fiz sofrer e escrever a nossa história no livro das nossas vidas",como de costume.
A maioria dos homens esquivam-se à exposição por serem inibidos e esses são confundidos com egoístas,sendo imperdoável a passividade e o coitadismo dos que rodeiam,se for uma mulher surge logo de um buraco uma brigada de hipócritas a criticar.
Ainda por cima todas são novas que não sabem metade do que é a vida:há casais que não merecem a sorte que têm,anda tudo virado do avesso;por vezes uma declaração pública é uma idealização transmitida dos filmes românticos do qual muitas sonham ser protagonistas e alcançar esse capricho imitando,havendo entretanto a hipótese da valiosidade estar nas mãos erradas!!!
O anel oficializa o noivado,é importante assumir o compromisso aos círculos pertencentes dos dois membros num dia especialmente dedicado para trocar os votos e conviver e não esconder a pessoa amada,pois é determinante para o passo seguinte como manda a tradição.
Resumindo,os vídeos referentes a este tema provocam pressas em pessoas fragéis.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .