sábado, 8 de junho de 2013

A obcessão pela noite

Nunca entendi porque é que os pequenos eventos são sempre deixados para a noite:organiza-se convívios,fazem um jantar;sai-se para ir ao cinema,todos estão disponíveis de noite;há espectáculos de teatro,muitas vezes é de noite;os circos abrem as portas ao público de noite;os concertos são de noite;há maratonas que também se realizam de noite;o pai natal aparece nos centros comerciais de noite;os arraiais das festas populares são sempre de noite e na passagem de ano os foguetes só duram à noite.
Começo a achar que há algum simbolismo ligada à noite...

sábado, 1 de junho de 2013

A infância dos anos 90 a 2000

A mensagem de hoje vai ser dedicada em memória das nossas infâncias,sobretudo da dos anos 90.
Os anos 90 foram repletos de novidades.Brincava-se com tamagotchi,ao iô-iô,ao el diablo,coleccionava-se cromos e tazzos,existia o beep da motorola,os anúncios infantis eram criativos e cativantes e a variedade de brinquedos era infinita.
Os rapazes usavam o cabelo corte à tigela ou cabeça rapada,comia-se cigarros de chocolate,sugus,push pop,papas nestum,o Bollycao era um sucesso tal como o sumo bongo,divertia-se com ondamanias,pistolas de água,legos,livros de colorir e às escondidas.
Ouvia-se música e via-se filmes em cassettes,nas aulas usava-se retroprojector para visualizar slides,fazia-se picotados,os "ratos" tinham bolinhas em vez de rodinhas,brincava-se com plasticina,puzzles,havia ténis de luzes,ia-se aos parques e fomos sobretudo os primeiros a comer e a assistir ao nascimento das pizzas e hamburgers.
Era através do faz-de-conta que se reflectia as profissões.(é lamentável que actualmente se precise de ir à Kidzania)
Havia uma série de opções para se entreter entre os quais,jogos lúdicos e didácticos.A aprendizagem não tinha limites,era rica e valiosa.
A televisão ocupava-se de exibir programas como o "Bué ré ré","O jardim da Celeste","Mix Max","Zip Zap","Dá-lhe gás" e "Batatoon".Não havia canais por cabo;os quatro canais generalistas emitiam o suficiente para nos deixarem animados.O tempo de convívio era longo e a educação não matava ninguém nem era motivo de escândalo.
Lembro-me também dos mais velhos dizerem por vezes que já éramos grandes para brincar a isto ou aquilo mas isso não impedia nada.
A infância dos anos 90 a 2000 foi a melhor de todas:foi a última geração que brincou na rua e a primeira a ouvir falar de computadores e telemóveis.(visto como um luxo acessível a todos)
Acreditava-se que o futuro (das crianças) ia ser melhor e a tecnologia estava a dar os primeiros passos.Fomos os primeiros a ouvir a palavra "internet" e achávamos que a vida ia ser de outro mundo.
Não há nada mais fascinante do que reviver todas as pérolas desses dez anos,pois traz muitas lágrimas.
É de facto sem dúvida que essa época deixou grandes saudades,tudo era mais puro,original e tinha mais qualidade,tanto dentro como fora da escola.
Quem não soube aproveitar esta fase,não tem histórias para contar pois os primeiros anos de vida são fundamentais e além disso,a infância é breve.

Se foram crianças entre os anos 90 a 2000,parabéns,a vossa infância foi única e emocionante.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Feminismo irritante

Não há nada mais irritante que os movimentos feministas.
Organizar marchas a pedir para serem respeitadas em trajes menos próprios (ou não),não resulta nada!A única maneira de haver progressos é partindo da sociedade, reeducando-se para os valores morais e actuais porque a maior revolução começa dentro das mentes e não com cartazes.
Quanto ao modo de vestir,também não entendo nada:ao longo do tempo,um visual demasiado arrojado sempre foi reprovado até mesmo com os consultores de moda e imagem que diziam que quando uma parte do corpo está exposta,a outra tem de ser mais composta para não dar ar de vulgar.
Agora surgem um bando de estúpidas todas ofendidas a afirmarem que isso não é um convite,usando mais uma série de desculpas...só podem estar a gozar!!!
Que eu saiba,o visual aberto continua a ser um apelo e além disso o estilo de alguém tem de estar principalmente de acordo com a idade e personalidade,caso contrário,corre-se o risco de ser julgado erradamente.(as primeiras impressões são sempre muito importantes em qualquer ocasião)As coisas têm de serem feitas por conta,peso e medida.Enfim,tem de corresponder com aquilo que a pessoa é e não porque está na moda.
Por outro lado,eu penso que estas falsas-moralistas devem ser as mesmas que se exibem o face e as primeiras a se oferecerem.
Um dos lemas polémicos é:"se eu tiver pêlos,não me critique".Hahahahahahahaha essa é boa,então porque não vão peludas para a praia?
Uma das ideias absurdas das feministas,é acabar com Barbies e princesas e passar a transmitir a adoração às mulheres icónicas da história.
Tudo é necessário para a pessoa crescer,desenvolver a cognição e formar os seus próprios juízos de valor!!!A criança tem de ter consciência da realidade em que vive.Adoptar uma visão radical,só vai contribuir para a ignorância e o objectivo de ser reconhecido como algo mais que uma revolução,está longe de ser alcançado.
Uma coisa é certa:a televisão vai continuar a bombardear com a imagem de mulher objecto em qualquer circunstância,os meios de comunicação vão continuar a darem ênfase ao aspecto físico e a música não vai ficar atrás.
É assim que a cabeça masculina foi moldada.Cabe ao resto das pessoas aprenderem a lidar contra esses padrões e estereótipos inúteis implantados diariamente em todo o lado.
Notei que o movimento defende-se com argumentos vagos,o nome não transmite coerência e a ideologia é bastante pobre,pois não fundamentam o sentido das frases fazendo com que tenha pouca credibilidade.
Ainda bem que "vozes de burro,não chegam aos céus".

terça-feira, 21 de maio de 2013

O tamanho das sandálias

Isto de comprar sandálias é confuso.Dependendo do modelo,o tamanho é um ou dois números abaixo do calçado habitual.E no fim,mesmo que os pés estejam ajustados,fico sempre cheia de dúvidas em relação ao conforto durante a caminhada e à durabilidade...

segunda-feira, 20 de maio de 2013

O perfil do homem intelectual

Do meu ponto de vista,o homem intelectual é dos mais difíceis de serem identificados.
Ele domina tudo sobre tecnologia (básico) mas pode se interessar por algum tipo de ciência.Em poucos casos,são simplesmente homens que gostam de raciocinar,analisando e trocando os argumentos detalhadamente usando expressões de nível e sempre com classe.
Têm um padrão de comportamento/aprendizagem elevadíssimo pelo facto de um ou outro ter andado ou em colégios ou em universidade privada.
O típico aspecto físico do nerd é a palidez,chegando a parecer doente.Usam óculos de vista,têm pouca adrenalina,andam despenteados,não querem saber de moda e são feios pois o mais importante é cultivar  cérebro.Por outro lado,se for bem parecido,corre o risco de ser confundido com gay.
As profissões dele são:engenheiro informático,cientista,arquitecto,web designer,engenheiro electrónico,empreendedores,historiadores,geólogos e outras tantas ligadas à área da literatura.
O homem intelectual é educado,calmo e bom ouvinte.

domingo, 19 de maio de 2013

O perfil do homem machista

Agora vou descrever o perfil do homem machista.(que nem devia ter destaque)
O machista não é só aquele que rebaixa as mulheres.Este tipo de homem costuma ser principalmente barrigudo,barbudo,peludo,malcheiroso,desleixado e não gosta muito de se cuidar.
O machista,desde cedo,alimenta-se de comida calórica e gordurosa e frequenta pequenos bares com amigos,onde passam o tempo a beber cerveja e a conversarem alto.
O hobbie sagrado desta espécie,é ver as notícias e assistir aos jogos de futebol onde faz de treinador de bancada.
As profissões ligadas são:mecânica,talhantes,padeiros,taberneiros,barbeiros,empregados de restaurante e bombeiros.
Como o estilo de vida dele não é saudável,chega aos trinta fisicamente apodrecido.Para além disto,cospe no chão,possui uma fonte inesgotável de gás natural,arrota e não tem uma ponta de educação nem de decência em nada.Ele é o troglodita moderno,o subordinante da casa.
Vive sozinho para deixar a casa à sua maneira,até se transformar num aterro sanitário...
O machista tem aversão em se adaptar e mau perder,e como consequência disso,acaba ou por ficar solteirão ou a tratar as mulheres como objecto,sentindo-se o maior.
Eles odeiam ser corrigidos pois são brutos,broncos,covardes e intolerantes.Se eles perderem estes requisitos,acaba-se também a dita virilidade.

sábado, 18 de maio de 2013

O perfil do homem atlético

Hoje vou descrever o tão cobiçado (ou mal-amado) homem atlético.
Este tipo de homem geralmente pertence à classe alta.Tem mais de 1,65m,cultiva muito a imagem,tem estilo de vida saudável,é higiénico,veste de modo urbano,na sua maioria sabe combinar as peças de roupa,é independente (ou vive em condomínio privado) e é um grande apaixonado pelo desporto.
As profissões ligadas são:nadadores-salvadores,professores de natação,instrutores de ginásio,instrutores de surf,professores de dança e professores de educação física.
Para além destas,nos tempos livres são amantes das actividades da natureza.
Eles possuem um forte sentido de iniciativa,são líderes exemplares e alguns,dependendo daquilo que fazem,chegam a dar valor  ao espírito de equipa.
São lindos,observadores,(metrossexuais),egocêntricos,(cultos),civilizados,ocupados,pacientes,e por vezes bastante arrogantes ou estúpidos devido à vida stressada que têm.
O homem atlético tem pernas magras,pés grandes,porte físico muscular bem proporcionado e favorecido e em alguns casos traseiro curvilíneo.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Os retratos da auto-estima

Mortíssimas saudações!
Recentemente surgiu na imprensa um novo anúncio da Dove onde aparecem umas mulheres a se auto-descreverem fisicamente e em seguida eram mandadas fazer amizade com outra para no fim todas compararem os seus retratos do antes e do depois.
Antes de entrar em desenvolvimento,notei que o anúncio original está mais para um mini-documentário pois dura perto de sete minutos,o produto não entrou em nenhuma parte e no fim o slogan é:"você é mais bonita do que pensa".
As campanhas da Dove são muito exploradoras e poderosas:o alvo são as mulheres comuns de qualquer forma física e atingem sobretudo o fundo da auto-estima para venderem o produto.
Concordo que se mexa e que se redefina o conceito de beleza as vezes que forem precisas mas jamais em nome do marketing,isto aqui são modas que caem no esquecimento e o tema é bastante pessoal.
No caso deste vídeo,para além de ter envolvido psicólogos e especialistas no assunto para se ser lançado,as mulheres chegaram com a auto-estima em baixo e que não gostavam do que viam.Depois de se fazer os auto-retratos e da forma como cada uma via a imagem da outra sem saberem disso,elas se emocionaram e se sentiram mais confiantes.Porém,todos se esquecem de que as mulheres (ou pessoas) quando querem são muito maldosas e competitivas com as outras,essa é a verdade ocultada.
Isto não é tudo.Para quem acha que a auto-estima só se baseia na imagem para ser valorizado,vai morrer de ilusão pois o essencial é invisível aos olhos.
Esta influência da Dove reforça ainda mais a superficialidade e a ignorância;a auto-estima de alguém depende dos estímulos que recebe no dia-a-dia e do grau de aceitação pelos indivíduos em redor.
Eu intitulo esta campanha de:"os retratos da auto-estima".Uma vez que milhares de pessoas se identificaram com as mulheres do anúncio,é sinal de um mau-estar interior generalizado que precisa urgentemente de ser trabalhado.(e não é uma linha de cuidados diários para a pele que vai resolver isso)
Para concluir,os que procuram elogios para se sentirem bonitos,estão longe de serem felizes mas se é esta ideia que é incutida constantemente pelos meios de comunicação quando se podia investir em programas educativos,o legado que se vai deixar é muito degradante.

sábado, 27 de abril de 2013

Páginas "feministas"

Nas páginas femininas do face,tenho reparado que as actualizações de estado são adoradas e comentadas no geral pelo público feminino.
Este detalhe só prova que os homens têm dificuldade em reconhecer o quanto eles são mentirosos ou estúpidos sentimentalmente.
Nesta imagem,as 151 pessoas que gostaram foram todas meninas,do princípio ao fim.
O outro caso,são as páginas que publicam fotos de homens atléticos.
Nestas já aparecem homens a criticarem os homens das fotos mas principalmente às mulheres.
É aqui que não entendo a ideia:eles podem se babar em páginas masculinas onde há fotos dignas de serem censuradas e elas não podem apreciar homens "inalcançáveis"? 
(ver melhor aqui)
Fico admirada como é que nesta parte ninguém se lembra da dita igualdade!Será que é porque a mulher foi educada no sentido puritano e homem no sentido carnal?
Para terminar,é uma pena que os homens não participem em páginas femininas (que não seja somente para ofender),o que faz com que a mulher detenha sempre o poder.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Erro do messenger?

Para quem usa msn,deve ter visto que na página online de iniciar sessão do hotmail,depois de inserir o endereço,aquilo dá erro assim:
A palavra "hotmail" aparece com um espacinho e não se tem acesso à conta.Se não vos acontece o mesmo,não sei se é erro do messenger ou outra coisa qualquer.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Constatação

Depois de ter analisado vários blogues ao longo do tempo,constatei que a maior parte dos autores que vou apanhando são independentes,têm entre os 30 e 40 anos,vidas estáveis,todos tiraram curso superior e trabalham como "doutores".
Geralmente são pessoas muito ocupadas e com muito para relatar,devido às suas aventuras do dia-a-dia.
Constatei também que todos eles usam carro para se deslocarem ou têm carta de condução,são stressados,andam de olho na moda e se envolvem em qualquer tipo de projectos nos tempos livres.
Apesar da vida correr a um ritmo alucinante,os autores não deixam de lado a ideia de viajar nas férias.
Através do conteúdo,é possível observar o quanto são agarrados à profissão e às ferramentas de comunicação.Há uma tendência para usarem o status como sinal de autoridade.
Começo a pensar que a blogosfera é dirigida exclusivamente para essa faixa etária... 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Acerca de números

Sempre que uma pessoa pede à outra o número de alguém em comum,é óbvio que esta não vai dar sem autorização porque é considerado falta de respeito.
Se esse alguém não deu pessoalmente o número mesmo que se fosse para resolver um problema,também considero falta de respeito,pois esta primeira pode arranjar um meio de o obter,desde que tenha dados actualizados e autênticos acerca dele.
Sim,estou-me a referir à "milagrosa" lista telefónica em papel!
Quando se sabe o nome completo e a localidade onde vive,o número (geralmente fixo) aparece lá divulgado mas só se a pessoa estiver por conta própria ou algo do género.
A outra maneira de apanhar essa pessoa estúpida,é recorrendo às páginas brancas online e a última é simplesmente fazendo uma chamada gratuita para uma central onde logo se é disponibilizado.
E agora,consideram isto grave?Tenho pena,pois se o autor se descuidou com a dita confidencialidade,o outro não pode ser culpado,hahahahahaha!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A categorização de pessoas

Mortíssimas saudações!
Todos nós já estamos habituados a categorizar pessoas por classe social,altura,estatura,profissão,nacionalidade e estilo de vida.
Hoje o destaque vai especialmente para as faixas etárias.
Uma vez ou outra,ouvi dizer que na idade média,as crianças eram tratadas como pequenos adultos.Só a partir do séc. XX é que se começou a categorizar as pessoas consoante o curso natural de evolução:primeiro é a infância,depois a fase da adolescência,depois vem a idade adulta e por fim a terceira idade.
Isto é uma coisa que não dá para entender!Do meu ponto de vista,as crianças estão cada vez mais espertas,nenhum jovem é inocente como nas décadas anteriores,os adultos aproveitam a autoridade para fazerem merdas e os mais velhos voltam a aprender ou a estarem activos.
Os tempos mudaram,algumas visões também deviam ser adaptadas;e como se não bastasse,vão aparecendo agora gerações que se recusam a envelhecer fisicamente.
É por isso que se vendem cremes anti-idade,cremes anti-rugas,cremes refirmantes e tonificantes e outros produtos para se prolongar e melhorar os anos de vida.(quando na verdade está na genética e na alimentação)
Eh pá,se a sociedade tomou um rumo assustador,concerteza que é tudo culpa do que se transmite na televisão.
São séries onde os jovens crescem à força,famílias desestruturadas e desprovidas de valores,é superficialidade em todos os níveis,músicas rascas,é ver pessoas que se comprometem por posses financeiras e são programas ou notícias onde se exibe disparates ou atrocidades.
Vivemos na era em que a informação é acessível a todos a qualquer altura,onde a hipocrisia foi instalada e o respeito foi-se perdendo.
Também é devido a este motivo que se tornou difícil encontrar boas referências.
Para concluir:a categorização de pessoas por faixa etária é algo sem sentido,pois idade não define maturidade,isso são ideias de outrora.

sábado, 23 de março de 2013

Os benefícios do riso

Dizia-se antigamente que rir é o melhor remédio.
Hoje os estudos foram mais longe e comprovaram mesmo que o riso traz benefícios.
Entre eles,destacam-se:
- cinco minutos de gargalhadas equivalem a 45 minutos de exercício físico;
- oxigena os pulmões;
- criação de elos entre as pessoas;
- contribuição para o rejuvenescimento;
- melhora a capacidade de trabalhar;
- dez minutos de gargalhadas eliminam 40 calorias,equivalente a um quadrado de chocolate.
Esta informação fez-me lembrar quando outrora alguém que risse muito era logo chamado de maluco,confirmando com o provérbio:"muito riso,pouco juízo".Outros diziam que no fim podia se sentir mal e outros simplesmente diziam que era irritante.
Se rir é o melhor remédio para a saúde mas paradoxalmente há quem ache parvo,então porque existe a sátira?Se fosse doença não ia existir também anedotas,palhaços,humoristas nem comediantes!Esse ditado é muito retrógrado e sem fundamento,pois quem não ri geralmente são gente mal com a vida;justamente um dos motivos para o surgimento da risoterapia:um centro para se praticar a ioga do riso.
Deixo aqui uma lista de provérbios sobre o riso,do qual há alguns que discordo totalmente.
Rir é de facto uma das formas de combater a depressão,gera optimismo,boa disposição,o organismo regula melhor e tanto ajuda fisicamente como psicologicamente.Enfim,traz uma enorme sensação de bem-estar,uma emoção tão em falta nos dias que correm.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Analisando o facebook

Definir o facebook numa palavra é insuficiente.
Ao longo dos tempos,tenho observado que a rede social mais famosa do mundo é bastante rica em conteúdo.
Para além de servir para contactar e reencontrar pessoas,sabemos hoje que o facebook é usado para diversos fins.
Analisando esta potente plataforma:pode-se procurar emprego através de páginas empresariais,coleccionar marcas,ser fã de produtos ou programas,participar em páginas com que se identifica,procurar bases de apoio,tornar o perfil num muro das lamentações,trocar experiências,adquirir cultura através de figuras ou páginas de referência,pode-se obter informações gerais,pode-se começar negócios ou concursos,trocar opiniões em páginas da comunicação social,entreter em páginas de humor ou de gente com gostos em comum,afirmar-se em grupos ou páginas,recordar a juventude ou épocas partilhando imagens simbólicas e descobre-se acima de tudo muitos comportamentos extremos.
Feita esta enumeração,há um detalhe nos negócios que escapa a quase todos:antes de se surgir numa rede para se aproximar do público,não se convém ter um site?Ah,pois é...a página é apenas uma componente do qual não é acessível a toda a gente da internet.Se fosse assim,todos os negociantes concentravam-se no face e o web designer extinguia-se.
Esta rede revelou que as várias opções existentes no registo foram fundamentais,caso contrário nunca ninguém ia chegar a saber se há pessoas com as mesmas afinidades,pois aderir só para conhecer é muito primitivo.
Toda a actividade desenvolvida é o reflexo daquilo que se pretende transmitir e também é uma boa forma de unir pessoas.
Para concluir:o facebook é um bom antro para fazer um "estudo" sociológico aprofundado sobre as relações humanas.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .