quinta-feira, 13 de outubro de 2016

"A beleza real toca o coração"


O tópico desta mensagem é acerca dos famosos anúncios da Dove.
Recentemente a Dove lançou uma experiência que envolveu participantes masculinos portugueses onde primeiro passa uma sequência de imagens de modelos jovens e fabricadas para eles irem reagindo e depois passam imagens correspondentes aos familiares de cada homem.
O anúncio é confuso e uma treta completa!Se calhar eles já sabiam que as fotos delas iam ser exibidas num ecrã gigante,ou seja,foi uma surpresa combinada.Esses elogios não valem pelos motivos óbvios,beleza real tem de ser com mulheres anónimas e não do convívio próximo.
Ao menos as fotos podiam ser expostas a todos os participantes para manifestarem a opinião e ouvirem o que se acha de cada elemento feminino,acaba por se ver na mesma através do vídeo só não dá para interagir.Era uma excelente maneira de amadurecer por ser um tema que mexe com toda a gente...o ambiente foi intimista e individualista;desta vez a ideia falhou da equipa criativa e os participantes seleccionados também não representam as camadas baixas da sociedade,aparentam ter habilitações académicas superiores.
Contudo a marca não deixa de ser uma inspiração para frisar o público do quanto o enaltecimento por vezes muda o dia de alguma mulher.
Este anúncio podia ser melhor e incluir minorias étnicas mas é impossível haver essa abertura,ainda existe preconceito neste país ironicamente da Dove,marketing destinado às "modelos" comuns.
Eles deviam ter dito como fizeram o casting,isso não se deve ocultar quer as pessoas sejam curiosas ou não.
O conceito baseia-se em realçar os atributos físicos e únicos do alvo feminino e eles expressaram no sentido emocional,tiveram dificuldades em traduzir aquilo que pensavam,não foram críticos foram mais visuais,típico da espécie masculina...a natureza é diferente e é preciso ter em conta de que não significa que eles estejam certos,pelo contrário,é a programação biológica.
Por exemplo,na senhora chinesa o irmão devia dizer que ela tem uma beleza exótica incomparável,o pai da menina não disse que ela é bonita e meiga e na senhora ruiva devia ter dito que tem um cabelo atraente.
A missão da marca é romper essa barreira que impede milhares delas de serem felizes e de aceitarem as suas características naturais,sentindo oprimidas pelos padrões impingidos diariamente pela indústria da moda.
A beleza aparece em várias formas,estaturas,nacionalidades,cores e idades estereotipar e favorecer só as magras não adianta de nada.
O slogan transmite irrealidade:"a beleza real toca o coração" só porque as batidas foram monitorizadas?
A Dove é que decidiu relacionar,se fosse verdade não ia haver problemas de inseguranças.
A equipa devia lançar um outro estilo de publicidade com mais diversidades de participantes femininos a descreverem os produtos da Dove.Os auto-retratos são batidos à exaustão que até perderam a graça!
A beleza real não toca na alma,a marca apenas se aproveitou do facto de serem homens a participarem no desafio,tal vai muito além da beleza.Se estivessem a vender a gama masculina,aí era de concordar e entendia-se esse anúncio.
Concluindo a mensagem,as batidas do coração na publicidade não revelam um sentimento pelo aspecto do familiar:o objectivo no fundo se distanciou.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Arranjar emprego à velocidade da luz

O tópico de abordagem desta crónica vai-se incidir num guia lançado por um guru chamado Pedro Silva-Santos sobre como conseguir um emprego dentro de um mês.
Recentemente surgiu uma página patrocinada com um nome curioso cujo site é este,soando anedótico à vista.
A publicação destacada falava dos melhores modelos de currículo em formato editável levando a uma enorme "tese de doutoramento".
Passando agora ao desenvolvimento,não existem fórmulas mágicas para se destacar dos restantes no meio de centenas de candidaturas acumuladas,depois de mandar não vai aparecer nenhuma fada-madrinha com uma varinha de condão a concretizar os sonhos e os desejos!!!
Neste país geralmente os recrutadores não costumam olhar para o modelo do currículo,a não ser que seja para uma empresa formal (uma redacção por exemplo) onde o candidato ocupe um cargo independente ou trabalhe com conhecimentos informáticos,aí o requisito de ter um cv bem elaborado é fundamental.
Eles contratam o candidato em função da experiência profissional na área ou através de cunhas.Só por sorte a pessoa é colocada no emprego,porque há pouca oferta para muita procura.
Esse argumento utilizado pelos empregadores de ter um cv bem apresentado,é recorrente,ou seja,é um modo de atenuar o desespero e convencer o povo de que o potencial encontra-se no modelo do currículo,eles têm truques para filtrar e seleccionar consoante aquilo que acharam mais interessante.
No final da entrevista quando não se encaixa no perfil,eles dizem que vão guardar o contacto para futuras oportunidades...mas alguém acredita nisto?Eles não têm tempo de rever a quantidade de papelada arquivada numa base de dados ou na secretária,só verificam a pilha de cv's chegados ultimamente à empresa e nem andam fechados num escritório a vida toda a lerem e a analisarem os documentos como se pensa,eles também trabalham!!!
Mal o candidato vai embora eles deitam aquilo no lixo,porque obviamente vão aparecendo novas candidaturas para se dar o lugar e eles têm um prazo para cumprir tudo.
O candidato envia a candidatura e o recrutador só contacta para a entrevista quando há vagas disponíveis e não pelo modelo do currículo como o guru menciona no site,pois depende do tipo de empresa e segundo o que consideram certo para as regras desse manual serem bem-sucedidas.
A carta de apresentação e a fotografia só se deve mandar quando for exigida nos critérios!Portanto o modelo do currículo é insignificante.O "Linkedin" é outra treta inventada ideal para negócios,a rede serve apenas para ser descoberto.
O erro grave está nos empregadores que admitem trabalhadores irresponsáveis,ambiciosos e competitivos ao invés de ser quem realmente tem vocação e aptidão para desempenhar uma determinada função.Grande parte da culpa é dos patrões:as entidades deviam intervir nestas carradas de irregularidades,se for uma pessoa a denunciar eles vão tratar como um caso isolado e não há-de acontecer nada precisamente por se compactuar com o sistema favoritista,por isso eles têm impunidade.
Os efectivos não podem ser retirados quando trabalham mal e por aqui acaba-se de confirmar o alvo pretendido dos recrutadores:actualmente muitos deles por algum motivo querem alguém com autonomia suficiente no local de trabalho.
A raíz dos problemas são as leis estabelecidas pelos superiores hierárquicos,sendo que a mudança tem de começar no topo da organização e não ao contrário onde é o candidato a se sujeitar às condições impostas!
Já nesta mensagem,o orador antes de escrever não teve em conta de que eles na prática não pesquisam informações pessoais acerca do candidato na internet,isso é mentira para meter medo,ganharem consciência da repercussão que a exposição pode causar para sempre e evitarem assim saírem prejudicados um dia mais tarde.Só por algum motivo muito extremo os superiores têm essa liberdade.
Nota-se claramente que o Pedro Silva-Santos é a voz da ignorância,está mesmo fora da realidade;é fácil falar porque ele tem um emprego próprio com colaboradores.
O livro "Como conseguir um emprego em 30 dias" não corresponde à necessidade da maioria das pessoas,a hipótese de resultar é de 3 em 100 e nos básicos não se pede uma lista de competências adquiridas,ele está muito enganado nos conselhos!
Por outro lado,há recrutadores que não têm capacidade de fazerem entrevistas,deixam a pessoa à espera,fazem perguntas à pressa,etc...entretanto o desemprego abismal vai prevalecendo.
Resumindo o tópico,é importante abrir discussão porque este flagelo assola a sociedade e passa despercebido (ou então em silêncio) e não é um raio de um orador e conferencista que vai resolver a situação,ele no fundo incentiva ao conformismo ao invés de contribuir para mudanças laborais positivas,justas e harmoniosas.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

As chagas do Pedro Freitas

O tópico desta crónica é uma observação acerca de um escritor contemporâneo.
Pedro Chagas Freitas é um escritor bastante reconhecido há mais de uma década que escreve romances de cordel,com um forte apelo à sensibilidade patética e melosa nos textos,dotado de uma imaginação fértil,incorporando todas as personagens e reproduzindo com precisão o drama,pois um romance baseia-se em projectar tudo aquilo que o autor não é na realidade e construir perspectivas fictícias ou a partir de experiências vividas.
Ora passando ao desenvolvimento,esta chaga lançou recentemente um jogo chamado "Fábrica da escrita" para miúdos e graúdos com o objectivo de aprender a gramática da língua portuguesa e a pontuação bem como "O supergénio" da Science4you,sabe-se lá para quê.
Não é através de um jogo didáctico ao estilo monopólio que os jovens vão aprender a escrever,pelo contrário,o jogador vai levar na brincadeira e não vai reter nada por ser básico,ou seja,é o equivalente a ter um jogo para ensinar as pessoas a contarem...sinceramente o que isso acrescenta?Ele ainda expôs no FB alguns testemunhos de pais e professores a dizer que o jogo melhorou as notas dos mais novos:mais uma excelente estratégia para influenciar o público a adquirir e nem sequer diz em que sítios se vende.
Em relação ao Chagas,na página ele publica excertos dos livros editados e entretém o alvo (a maioria acima dos 35) com histórias bacocas e rascas a remeter as revistas cor-de-rosa fúteis e desprezíveis de tanto sentimentalismo exagerado.
Pelo que é dito,o autor é coordenador de uma espécie de workshop de criação de obra para descobrir um novo escritor (ou poeta) por uma competição (ideia terrivelmente de mau gosto),possivelmente ele está a aproveitar a situação para depois editar mensagens e ser exaltado pelos otários dos seguidores que acreditam ser tal como ele se apresenta.
A escrita é subtil,portanto de fácil compreensão e transmite a impressão de ser um mulherengo encapotado,tornando-se irritante de ler;as citações partilhadas são parvas,chatas,há algumas sem lógica e outras pirosas retiradas dos próprios livros,roçando a um homem indefeso e chorão e por isso não pode ser considerado um autor exemplar neste aspecto só por ser masculino,é injusto e triste porque se fosse feminino não seria aceitável nem teria o mesmo sucesso e ia receber os piores rótulos e ser acusada de perpetuar estereótipo de género...nisso a sociedade é machista e não abre os olhos!!!Os romancistas masculinos são todos "farinha do mesmo saco",só muda o modelo.
Os homens já dominaram a literatura ao longo da história,agora devia ser a vez das mulheres,depois é escusado queixar que não existem romancistas femininas:apenas estão a ser desvalorizadas quando se devia incentivar a escreverem.
Neste caso,ele não usa linguagem obscena nem excesso de metáforas para cativar,logo já ganha muito nos critérios.Não há segredos a esconder por ter alcançado milhões de seguidores,uma vez que eles aparecem naturalmente pelo autor ter visibilidade na imprensa.Ele só se distingue pelo nome ser de referência nacional.
A praga do Chagas emprega asneiras de vez em quando para enfatizar e realçar os textos (geralmente em forma de cartas ou conselhos dirigidos a alguém) não havendo no entanto problema nenhum porque o Miguel Esteves Cardoso também emprega asneiras mas de um modo expressivo,desajeitado e principalmente hilariante e não de um modo sério e vitimista.
"O engraxanço e o culambismo português" é um dos textos mais marcantes que reflecte o pensamento deste autor e é o único que se salva e é original.
É óbvio que um romancista tem de ter conta,peso e medida:procurar um ponto de equilíbrio a fim de evitar que o leitor se aborreça.
Os discursos do Chagas revelam tédio,é uma praga autêntica...difícil perceber se é ele que tem falta de noção ou se são os seguidores que o alimenta...a descrição na página profissional é informal e talvez nem seja um autor credível como ele passa a imagem.
Em suma,o Pedro Chagas Freitas é uma praga literária antiga.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .