segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Barbie vs. Lammily

Saudações do reino sombrio!
O tema desta mensagem vai ser sobre a influência destas duas bonecas nos padrões de beleza e auto-confiança.
A Barbie foi uma boneca inspirada numa personagem de uma banda desenhada alemã que rapidamente se espalhou por vários países do mundo.
As suas características são:loira platinada,maquilhada,magra,pernas compridas,cintura fina,pés chatos e levantados.São estas medidas irreais que a tornaram num brinquedo intemporal e icónico.
Porém está cheia de desvantagens:é absolutamente materialista,teve mais de 90 profissões,é milionária,o guarda-roupa é exuberante,tem vida luxuosa,geralmente anda de saltos altos,vestidos/saias e é a primeira referência de moda/beleza na infância,apelando bastante ao culto da imagem.
É por este motivo que advém a baixa auto-confiança do público feminino:todos esses critérios são impossíveis de serem alcançados porque são surreais!!!
Já a Lammily tem o mesmo sucesso,com a diferença de ser a sua grande rival:surgiu recentemente para desafiar padrões de beleza.
As suas características são:morena,cara limpa,baixa,forte,pernas torneadas,pés grandes e direitos,assemelhando-se à típica figura feminina real.
É tudo o que a Barbie (e as outras bonecas do mesmo segmento) não é:tem guarda-roupa normal,calçado para cada ocasião,autocolantes a simularem imperfeições,tatuagens,viaja,faz desporto e interessa-se por alguns assuntos científicos.
A ideia que Nickolay pretende transmitir é exactamente de redefinir a beleza.
Todas precisam de assumir as inseguranças ao invés de camuflarem,até porque algumas imperfeições têm carga genética e nem todas têm sorte de fazerem tratamento estético.
Através da Lammily,aprende-se a aceitar a realidade e respeitar o corpo das outras.
Esta boneca supera em flecha décadas do reinado da Barbie,desconstrói o ideal de beleza que alguém decidiu determinar como modelo e sobretudo,dispara o nível de auto-confiança ao contrário da outra,porque todas se identificaram com esta.
O objectivo dela é derrotar o código cor-de-rosa impingido como feminino e ajudar a valorizar o conceito de imagem pessoal.
Passando à parte das reacções,quem critica estes brinquedos geralmente não teve infância e combate um preconceito com outro em cima,sem noção nenhuma do que falam.Um dia mais tarde o ditado "primeiro estranha-se,depois entranha-se" acaba por fazer efeito.
O próprio criador também sofreu com inseguranças e só quem passa pelo mesmo tem capacidade de empatia.
Uma coisa é certa:a Barbie está a entrar em declínio e já teve tempos melhores de venda.Se não houver inovação,as futuras gerações crescerão com estereótipos implantados na mente.
Concluindo:a Barbie é aborrecida e a Lammily é completa e traz mais felicidade.

Sem comentários:

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca
"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .