domingo, 4 de maio de 2014

Os 9 tipos de professores

Durante o percurso escolar,apanha-se 9 tipos de professores.Quem é ou foi estudante,sabe que se deve adaptar ao modo de cada um deles,correspondendo aos seguintes grupos:
1 - o frustrado - faz uma maratona discursiva,a voz é igual a uma coluna de som ambulante (ouve-se à distância) e é torturante ouvir as suas reprimendas,pois o frustrado descarrega nos alunos e mete medo;

2 - o amiguinho - este tipo gosta muito de se aproximar dos alunos para conversar,saber novidades e dar conselhos,chegando por vezes a se apegar.No geral,até se tira boa nota mas é preciso ter cuidado redobrado porque não é o que parece,eles são uma espécie de armadilha e convém separar as águas ao primeiro sinal pois trata-se de um superior hierárquico;

3 - o ditador - é o autoritário.Modelo aborrecido,os alunos chateiam-se,as aulas são palestras,é ameaçador e o ano inteiro é marcado por tormentos;

4 -  o apresentador - ele é a estrela e os alunos são plateia.Faz sombra sobre eles quando lhes é solicitado a participação;

5 - o comediante - vai dizendo piadas quando apetece para o ambiente não ser sério.No fundo ninguém gosta mas se despacham só para queimar o tempo que resta,a rir.
Também "quebra gelo" nos momentos tensos.

6 - O distraído - este tipo de docente deixa escapar a atenção nos alunos que são perturbadores e em alguns detalhes importantes.São demasiado cabeça no ar.

7 - O tolerante - usa uma linguagem acessível mas concede o poder aos alunos,chamando a atenção como "quando é que posso dar a aula?".
A sua passividade irrita solenemente.

8 - O discreto - é o docente que não dá satisfações a ninguém e não eleva o tom de voz,porque acha que é a melhor maneira da turma estar atenta no que ele vai dizer.
É decidido e fiel aos avisos.

9 - O exibicionista - perde muito tempo a divagar sobre a sua vida pessoal e os alunos perdem a vontade de se interessar pela disciplina.
Tem um péssimo sentido de orientação devido à sua condescendência e há tendência a favorecer alguns elementos.

Estes são os perfis dos 9 tipos de professores.
Não é difícil identificá-los,eles andam espalhados por aí nas escolas e são diferentes.Isso é notável desde o primeiro dia!
Não é necessário descrever os tipos de alunos porque é comum todos saberem como são.

1 comentário:

Paola Fernandes disse...

kkkkkkkkkkkk Ri demais com esse texto Isilda kkkkk
Acho que já tive todos esses tipos de professores, e cada momento que eu lia mais, lembrava do rosto de cada um deles kkkkkk!
Parabéns pelo Blog Isilda!
Dá uma passadinha no meu quando puder: http://sexofraldaserocknroll.blogspot.com.br/
Bjs***

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca
"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .