segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Acerca da Disney


Os desenhos animados da disney foram perdendo qualidades e deixaram de ser engraçados há muitos anos.O conceito é sempre o mesmo,só muda o nome das histórias;para além disto,há uma série de critérios absolutamente em desvantagem:falas supersónicas,vozes irregulares,movimentos flutuantes,olhos grandes,rostos semelhantes,as personagens dão sensação de serem de plasticina,as expressões faciais têm traços lineares,as emoções mudam repentinamente e são compostos essencialmente por mais parvoíces que moral.
Os contos de fadas ainda não foram re-inventados:as princesas nunca acabam sozinhas e os maus da fita são sempre pisados.
No dia em que criarem uma princesa independente e com argumentos maduros de todas as personagens,vai ser de louvar aos céus!
A maior parte das meninas são moldadas precisamente por estes modelos de contos encantados da disney.Essa indústria devia-se adaptar aos tempos modernos,se não vai continuar a haver sempre por aí meninas que sonham com um par romântico mas que pouco sabem que as fantasias que os filmes da disney transmitem,não representam a realidade...só depois de terem desgostos é que adoptam outra visão!Ah pois é,há que ser objectivo!
Se não houver referência,elas podem crescer com uma ideia errada de que é impossível ser feliz solteira.(o que em parte é verdade,o ser humano foi feito para viver como irmãos)
Também há outras formas:uma princesa baixa e princípe alto,e outra jovem com princípe mais velho.
Estes foram alguns exemplos mas há mais opções que reflectem bem a sociedade em que se vive,para o público infantil poder se identificar,porque o resto é muito passado.
A mensagem dos desenhos animados devia ser um pouco coerente:não se devia omitir diálogos importantes e destacar alusões.
Posto isto,vou salientar dois detalhes:não sei qual é o simbolismo do cabelo da Rapunzel nem sei porque se deram ao trabalho de desenharem a Mérida.Já tinha a Mulan,agora são dois contos com os mesmos princípios,ou seja,iguais;há tanto por onde se ir buscar e inspirar,vão logo repetir baseando nos que ficaram esquecidos...sinceramente,não faz sentido nenhum!!!
Eu acredito que um dia a disney lance clássicos diversificados a ver com a actualidade e que reconheça que o percurso lúdico e educativo ainda não está terminado.

Sem comentários:

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca
"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .