quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Velocidade furiosa literária

O tópico desta crónica vai-se centrar na velocidade de leitura.
Recentemente foi deparado um artigo curioso através de um blogue que dá conselhos para ler mais rápido.
Ora antes de começar,ler já é visto como um bicho de sete cabeças por quem não é atraído por livros,quanto mais imaginar os professores de português no futuro próximo a falarem dessas dicas absurdas devido à sobrecarga das disciplinas.
O artigo é um autêntico disparate,pois depende do ritmo e do campo ocular do leitor!Essa é a pior maneira de fazer alguém se interessar e nem sequer define a capacidade intelectual.
Passando agora ao desenvolvimento,ler jamais deve ser uma competição de rapidez:os olhos vão ficar cansados e o cérebro sufocado.
A velocidade nem sempre é vantajosa,pelo contrário,o texto arrisca a ser mal interpretado.Muitos tropeçam em palavras,saltam linhas,parágrafos por aparecer repetido noutro capítulo,páginas,não sabem relacionar as partes,perdem-se,voltam atrás por surgirem dúvidas e às vezes até têm dificuldades em verbalizarem.É ridículo tornar numa corrida...geralmente a maioria não retém grande informação da obra literária,não se preocupam em aprender algo novo filtrando expressões do gosto pessoal/referindo pormenores que despertem a atenção nem se dão ao trabalho de pesquisar sobre a biografia do autor,só devoram livros por compulsão ou seguem pela popularidade.
Basta observar bloguistas literários obcecados por números que fazem maratonas,estipulando um prazo onde no final do ano apresentam um gráfico como se fosse muito relevante...isso praticamente não revela um patamar superior de cultura e sim uma grave falta de auto-controlo!
Ler em primeiro lugar tem de ser por vontade própria e não uma tortura impingida;segundo,haver disponibilidade;terceiro,o leitor pode ser veloz desde que mergulhe,leia bem e compreenda a mensagem e em último lugar,a leitura tem de ser saudável,ou seja,não deve interferir com o convívio/vida quotidiana e haver pausas (entre livros).
As sugestões do artigo são completamente descabidas e atiçam maus hábitos,os neurónios também precisam de respirar a fim de conseguir memorizar.Anda um escritor a elaborar escrupulosamente um livro para depois algum curioso se despachar a ler num instante ou como forma de entretenimento nos transportes públicos e esplanadas?!Isto é paradoxal!!!
Esse pequeno nicho de pseudo-intelectuais por norma já costuma determinar desafios,por conseguinte o artigo encontrado ao acaso é polémico.O leitor tem de saber gerir as tarefas porque a leitura pressupõe o isolamento,a concentração e a abstracção da realidade e o indivíduo assim é impedido de estar em sintonia com o ambiente ao redor!
Ler é mais profundo do que se pensa.O mal está no argumento erradamente transmitido de que ler muitos livros num ano é sinal de adquirir conhecimento monumental quando na verdade essa associação feita é perigosa (e falsa),sendo uma razão válida para não se acreditar em tudo o que se diz.
A perspectiva ainda é vaga e estabelecer metas de leitura só mesmo no caso de serem cumpridas dentro do tempo.
Concluindo o tópico,ler não tem graça nem é fascinante se o conteúdo não for explorado.A velocidade furiosa literária é uma maluquice inventada por fanáticos.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Prémio blogs do ano?

Este tópico vai ser um desenvolvimento sobre um concurso inédito de blogs.
Recentemente surgiu uma publicidade do "Prémio blogs do ano",uma iniciativa levada a cabo pela Media Capital e com o apoio da TVI onde todos os blogs que correspondam com as categorias pretendidas podem se inscrever.
No site não indicaram qual é o prémio nem sequer divulgaram os critérios do concurso,levando a crer de se tratar de um passatempo para "encher chouriços" dando motivos para desconfiar.
Os ditos blogs influentes como se consta na descrição,são geralmente os que têm centenas de seguidores (em alguns casos comprados) mas para os organizadores assume outro significado.
O júri é composto por membros totalmente alheios a este mundo que mal percebem dos blogs e do trabalho envolvido,têm uma ideia errada e não deixaram claros no que se baseia a avaliação...não custava nada as figuras públicas pedirem informação aos bloggers anónimos antes de haver aquelas típicas revoltas de autores dedicados.
As inscrições só servem para fazer número porque os vencedores são sempre alguém com grande visibilidade blogosférica,portanto aqui não há novidades.Na segunda fase os mesmos vão a votos online para ser anunciado o vencedor de cada categoria,ou seja,é como um jogo de cartas escolhido onde à partida a pessoa já está favorecida!
Quantidade nunca foi sinónimo de qualidade.Para se ser seguidor,o leitor tem de se identificar com um determinado blog e não seguir porque sim ou como retribuição,tem de ser naturalmente e não por obrigação como se verifica tanto por aí onde depois os autores acabam por exaltarem o ego nas publicações quando na verdade estão bem enganados e a construção é falsa.
A Media capital tem falta de imparcialidade,pois vai buscar autores com blogs banais e inúteis,por isso a iniciativa não tem nível nenhum,pelo contrário,reflecte a pobreza da blogosfera portuguesa:se os utilizadores alimentam blogs desprezíveis,o concurso é apenas a cereja no topo do bolo daquilo que existe!!!
Os blogs de celebridades e os profissionais deviam ser proibidos de participarem,quanto aos de moda e aos de desporto,quem sai a ganhar são as marcas cujos autores são pagos para patrocinar posts,logo as opiniões sobre um produto não são próprias,há marketing a funcionar e o dinheiro vem das empresas que procuram uma forma fácil de alcançar protagonismo através da plataforma de comunicação,além disso muitos deles criam elos com as parcerias feitas,tendo assim mais hipóteses de se tornarem reconhecidos.
A iniciativa é bastante rasca,ao invés de se focar em algum conteúdo produtivo que contribua para o bem comum e pelos vistos é disto que o povo gosta!
Aquilo que se pensa em relação aos "blogs influentes" devia ser revisto...a essência do termo foi distorcida,depois é escusado queixar de que eles não representam.
Também se devia dar importância em relação aos planos dos bloggers no futuro justamente para evitar o faz-de-conta.
O concurso não tem rigor nenhum e no fundo é pré-concebido...o "Prémio blogs do ano" é uma grande aldrabice!O júri devia ter o cuidado de elevar a fasquia,pertencendo à imprensa os blogs premiados são supostos serem transparentes e que se distinga do resto e não algo formatado e sem sentido!!!
Resumindo esta crónica,a blogosfera perdeu literalmente metade do seu lado.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Gravidez de plástico

Saudações!
O tópico desta crónica vai ser sobre os anúncios que a Mcdonald's tem passado na televisão.
Recentemente houve um anúncio bastante perplexo,onde o marido independentemente da circunstância vai ao Mcdonald's comprar carinhosamente um gelado para satisfazer o desejo da mulher grávida,já neste vídeo,uma mulher chega a casa e enquanto o marido está ocupado a jogar e a perguntar porque ela se atrasou para o jantar,ela mostra o "happy meal" para comemorarem a chegada do filho e depois os dois se emocionam com a surpresa de que vão ser pais.
A intenção em comum é como sempre impressionar e comover o público,vendendo assim a imagem da loja.
Voltando ao cerne da questão,a ideia transmitida é a de quererem que o bebé nasça gordo ou com doenças mesmo antes de ter dentes,levando a mãe a consumir os produtos do Mcdonald's!Os vídeos são um péssimo exemplo:desde quando uma grávida pode comer comida de plástico?Pelo contrário,tem de ter cuidados com aquilo que ingere para não prejudicar o bebé e infelizmente o dinheiro,ou melhor,o marketing se sobrepõe à saúde.
Os alimentos são desprovidos de nutrientes e contêm sobretudo uma grande dose de químicos injectados,justamente para se tornarem apetecíveis e não apodrecerem.
Também há outro anúncio da marca a dizer que os hambúrgers são 100% carne de vaca quando quase certamente deve ter mais ingredientes misturados no processo de confecção iguais às salsichas mas eles só revelam o que convém a fim de convencer o cliente de que é verdadeiro,o resto ocultam porque tal como diz o ditado,"o segredo é a alma do negócio".
O argumento utilizado pela marca é teórico somente para atenuar as dúvidas dos mais ingénuos,pois nenhuma fornecedora de fast-food faz publicidade nem permite filmagens,portanto o Mcdonald's não é recomendado às grávidas nem é de confiança.
O anúncio é um contra-senso:mesmo que a marca siga as normas da UE e algo seja aprovado,as substâncias de conservação encontradas nos alimentos são altamente cancerígenas e perigosas e até os gelados não são como se apresentam...para além das calorias,nada se aproveita e neste país não é muito diferente da América.
O "happy meal" é destinado às crianças,é preciso ter muita falta de imaginação da parte da Mcdonald's!!!
Resumindo,a mensagem é gravíssima,sugerindo que a gravidez de plástico é um elo terno e bonito com o feto.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .