segunda-feira, 21 de maio de 2018

Os quatro tipos de blogues

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Saudações sombrias!
Nesta publicação foi resolvido abordar sobre os quatro tipos de blogues mais recorrentes.
Numa breve pesquisa efectuada,constatou-se de que predomina em larga escala quatro tipos de blogues do qual a maioria não sabe identificar e foi notado sobretudo que se deve esclarecer as diferenças devido à falta de informação útil,ou seja,verificou-se que não foi encontrado nenhum resultado a orientar adequadamente o utilizador:circula-se apenas um surto de dicas rápidas (de marketing) para um blogue normal,o que gera equívocos pois as ideias estão misturadas por aí que suscitam confusão a quem não entende disto,donde seguramente absorve aquilo que vai lendo a este respeito.
Desenvolvendo o tópico,chegou a altura de lançar um artigo com uma matéria enriquecedora a definir cada um desses blogues que afloram por essas bandas em força,despertando a consciência de quem pretende abrir um.
Eis então quais são:
blogue de marketing digital
é um blogue associado a um negócio criado por um profissional e serve para promover um serviço (produto/marca) fazendo estudos de mercado e sondagens.Usa-se técnicas específicas para escrever,isto é,os textos devem ser pequenos para não aborrecer,concisos e só se deve dizer o que é do interesse do público porque os consumidores detêm o poder.
Baseia-se em medidas/estatísticas,há uma segmentação por geolocalização,idade,género,interesses,profissão e camada.
Custo-benefício,nos dias que correm,qualquer empresa ou pessoa pode usar as ferramentas disponíveis para atingir o público-alvo dando independência;agilidade na comunicação,dantes precisava-se de ajuda de uma figura intermediária (geralmente uma agência de publicidade,uma produtora de áudio ou vídeo) para espalhar a mensagem nos media...custava recursos humanos,financeiros e tempo.Assim interage directamente com a empresa e o empreendedor pode programar as campanhas e outras actividades pelo "Google adwords" e instalar o "Google analytics".No email marketing,pode-se criar e enviar para a base de contactos,divulgando eventos,novidades e lançamentos.
Há a hipótese de haver uma banalização pelo que o utilizador tem de se certificar que não está a emitir poluição:há que ter uma aptidão para se marcar dos restantes blogues de marketing digital.

Blogue de marketing de conteúdo
O conceito é semelhante ao anterior contudo,este está relacionado com a visibilidade e visa atrair tráfego qualificado para os canais e plataformas onde o utilizador está registado,de modo a aumentar o número de seguidores.O sucesso do SEO depende exclusivamente do posicionamento nos motores de busca e para tal,deve-se investir no design da página e analisar o que pode ser melhorado no aspecto visual e funcional...guia-se por conteúdos modernos,pouco raciocinados e com linguagem acessível que satisfaça imediatamente a atenção dos leitores,um tanto em versão amadora da imprensa sensacionalista e cor-de-rosa levando as pessoas a clicarem inconscientemente em títulos apelativos para disparar nas visualizações e subir no ranking do top individual.
Consiste em cultivar coisas típicas de eterna juventude,dá-se azo a preferências impingidas (e aprováveis) socialmente,cultiva-se coisas sem um pingo de imaginação nem jeito e a dizerem o óbvio por dizerem.A regra é praticamente aguçar a curiosidade para fazer a alegria dos adultos imaturos e sem neurónios admirar o conteúdo lançado que na verdade são temas batidas à exaustão e replicadas pela internet em vez de surpreender com algo fora do habitual.
Existem vários meios a serem usados para este marketing,a começar pelo blogue - as mensagens neste formato é o mais difundido desde os primórdios;publicações de vídeo - este formato tem um crescimento exponencial na última década;infográficos,podcasts - o formato áudio é ideal para dispositivos móveis;pode-se fazer apresentações web em slideshare de todos os tipos e as webinars que são apresentações e palestras em vídeo excelente para aprofundar em algum assunto.
Primeiro o utilizador tem de ir condensando a aprendizagem neste âmbito através de cursos online/presenciais,workshop,blogues,portais,livros,e-books,eventos,congressos e networking.

Blogue de influência
É o mais apregoado pelo mundo blogosférico.
Aposta-se na imagem pessoal,é regido pela popularidade e pela vontade da pessoa ser uma semi-celebridade virtual.
Fala-se sobre assuntos corriqueiros,dá-se destaque a coisas insignificantes,insufla-se o ego do "influenciador" (um oportunista) a emitir no ar discursos cheios de palha e no fundo não percebem de autenticidade,ou seja,a ideia deles é comporem nichos e se promoverem sem acrescentar nada,havendo uma pequena tendência para transformar numa carreira.
A pessoa acha-se um intelectual culto por mencionar frases,excertos e citações patéticas,recicladas e básicas de escritores/autores pós-modernos duvidosos que também não valem lá nada de especial nem sequer trazem nenhuma novidade aos leitores porque não se vende obras literárias construtivas!Os "influenciadores" no geral são licenciados a partilharem histórias quotidianas e a seguirem correntes idealistas de personalidades reconhecidas de modo a ocultarem a incapacidade cognitiva:é uma estratégia para não transmitirem a reputação de figura inculta e de não desiludirem os fãs.
Eles não têm nenhuma lição a ensinar,abominam críticas,são arrogantes e há competitividade neste ramo.
Um "influenciador" digital é alguém naturalmente exibicionista a brincar ao faz-de-conta.Alguns chegam a ser convidados ocasionalmente para rubricas de imprensa ou estabelecem parcerias com marcas e o objectivo deles é alcançar um estatuto para conquistar a audiência.

Blogue de comunicação
É a forma comum de expressão de qualquer anónimo.
A plataforma é o espaço de escrita digital do autor onde se expõe o pensamento e as opiniões à comunidade de bloggers,gera-se informação,serve de fonte para auxiliar numa determinada área,inspirar,produzir conteúdo original e espelha sentimentos.
O utilizador tem de formular uma visão própria daquilo que vai escrever,ter gosto para manter e predisposição antes de aderir à blogosfera.
Um blogue de comunicação normal é o reflexo do autor:os relatos fornecem pistas e revelam o perfil.
Por ser livre,não há nenhuma preocupação,critérios a serem cumpridos nem obedece a nenhum padrão,portanto as actualizações são esporádicas,ao contrário do marketing que não se deve deixar parado por um longo período e requer um planeamento prévio...aqui é mais abrangente e não há uma frequência exacta do ritmo das publicações:isso é muito subjectivo!!!

Feita a explicação,cabe ao utilizador acompanhar a evolução a fim de evitar distorções entre os quatro tipos de blogues.

Sem comentários:

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .