sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Fonte desconhecida

Sempre que leio por aí qualquer mensagem sobre alguma novidade viral ou alguém que escreva poemas,constato que ninguém tem o hábito de referir a fonte de onde foi retirada.
Em casos destes,eu lembro logo dos trabalhos de apresentação que se fazia quando se andava na escola em que os professores avisavam sempre para fazer a bibliografia ou citar o nome do site/livro onde foi encontrada essa informação.
E isto também tem de ser aplicado noutros lados onde se partilha informação escrita,porque quando não se é o autor da notícia,deve-se referir a fonte,caso contrário parece que foi inventado (ou que o autor é o próprio).
O outro facto que me impressiona,é a indiferença dessas pessoas:se a origem da notícia não é importante,significa que o leitor vai ter de adivinhar a fonte da informação?Vai ter que ter antenas para captar as ondas?
Vou dar aqui um exemplo:há uma página que publica factos verídicos mas uma vez deixou um aviso de que basta pesquisar em vários sites para se ficar a saber as curiosidades.
Esta resposta para além de ser muito irritante,não faz nenhum sentido!Quer dizer,se alguém contar oralmente sobre os tais factos referindo a página do face,ninguém vai acreditar!E ainda corre-se o risco de ser desprezado.(será que se tem também de mandar a pessoa pesquisar à toa?) 
Para concluir:uma notícia,um poema ou outra coisa qualquer cuja fonte seja desconhecida,para mim não tem credibilidade nenhuma e ainda há a hipótese de ser considerado plágio.

Sem comentários:

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .