sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O novo modo de vida

Como já devem ter visto,cada vez mais é frequente as pessoas fazerem sucesso através do you tube e FB.
Vejam o caso das páginas dos concursos de beleza entre universitárias:como é possível uma banalidade destas correr na imprensa?Ainda se houvesse dinheiro como prémio,eu entendia mas o objectivo é destacar o que de mais belo se vê nas universidades portuguesas.(sempre pensei que fossem os estudos)
Ora bem,estas iniciativas são absurdas!No tempo em que andei na escola,alguém que fosse popular,era chamado de convencido e estava sujeito a mais uma série de rótulos,incluindo a tão ouvida frase:"estás cá para estudar,não para fazer um desfile de modelos".Actualmente é quase regra porque a sociedade assim o dita!
Quanto às fotos:antigamente (e que eu saiba ainda continua a ser) quem exposse fotos menos próprias ou de maneira ousada,era um apelo ao engate.Se a finalidade não fosse essa,os rapazes desistiam ou rebaixavam.
Actualmente,já dizem que pode servir também para fortalecer o ego e que é o instinto humano natural de ser admirado.
Se dantes roubar fotos dos perfis dos colegas era crime e todos olhavam com ar reprovador,cada vez mais é normal compartilhar e ir parar às mãos de terceiros,muitas vezes sem o visado saber.
Não sei que raio de concursos são estes onde os organizadores já tentam dar o menor número de informações sobre a beldade,chegando alguns a remover comentários com publicidade à pessoa.
Por outro lado,é uma enorme atrocidade generalizar primeiro e em seguida discriminar!No fundo,estas espécies de homenagens incentivam ao machismo e não propriamente ao que eles afirmam.
O conceito de beleza português é muito rasco e mal definido,e a culpa disto é dos padrões vagos dos media que bombardeia com a imagem da mulher vulgar,a ponto de ainda haver muita gente habituada a buscar o perfeccionismo e de acreditar que é mesmo aquilo que se observa,não aceitando outros modelos.
Quanto ao you tube:basta um vídeo qualquer ter milhões de visualizações para a pessoa ser catapultada para o estrelato mundial,inacreditável para algo tão básico!!!
Se dantes uma menina contasse a alguém que gostava que tivesse um parceiro que ajoelhasse e pedisse em casamento em público,todos diziam que isso só acontecia na ficção;hoje em dia filmam,o vídeo torna-se famoso,é aplaudido e ganha respeito.
Para além disto tudo,quem passasse a vida atrás do ecrã era considerado nerd ou solitário.
Actualmente é exactamente o contrário:tudo começa/é projectado na internet,não há limites!E quem não saber nada destas coisas,é visto como troglodita.
Em conclusão:nos dias de hoje,é comum pessoas ganharem mérito pela beleza e estatuto pelo exibicionismo e a superficialidade foi incutida como novo modo de vida,o que só prova que andamos a retroceder no tempo.

Sem comentários:

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca
"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .