sexta-feira, 23 de abril de 2010

O ódio liga mais os indivíduos que a amizade

O ódio,a inveja e o desejo de vingança ligam muitas vezes mais dois indivíduos um ao outro do que o podem fazer o amor e a amizade.Pois está em causa a comunidade de interesses interiores ou exteriores e a alegria que se sente nessa comunidade onde é muitas vezes determinada a essência das relações positivas entre os indivíduos:o amor e a amizade- é sempre relativa e não é em nenhum caso um estado de alma permanente;mas as relações negativas,essas são,a maior parte das vezes,absolutas e constantes.O ódio,a inveja e o desejo de vingança têm,poder-se-ia dizer,o sono mais ligeiro do que o amor.O menor sopro os desperta,enquanto que o amor e a amizade continuam tranquilamente a dormir,mesmo sob o trovão e os relâmpagos.

Arthur Schnitzler,in "Relações e Solidão"

*A dona deste blog deseja-lhe um bom resto de dia.*(cheia de luz e magia!)

5 comentários:

:) disse...

A amizade é um bem precioso, á que o guardar a 7 chaves. Uma verdadeira amizade ñ se encontra do´pé para a mão.

Tahiana Andrade disse...

Poxa... é uma maneira muito pessimista de ver a vida. Não acho que o ódio seja assim, tão fundamental.
Claro que o mundo não é feito de amor ou de laços afetivos. O mundo é egoísta e isso basta... mas egoísmo não funciona necessariamente como ódio!
Ah, obrigada pela sua dica çá no Idiotizando. Vou melhor as cores sim e, por sua causa, coloquei ilustração no post de hoje.

Beijos

Tahiana Andrade disse...

Ah, você também comentou sobre por links no blog não é?
Pois bem, quando for escrever um novo post, na barra de ferramentas para digitação, ao lado do tipo de letra, tem um desenhosinho que parece um binóculo. Se você passar o mouse por cima verá a palavra link. Aí você seleciona a palavra ou frase que quer que se transforme em link e depois clica neste desenho. Vai aparecer uma janela de diálogo e, nela você digita o site, sempre digitando http:// antes do endereço.
Aperte enter e pronto!

Entendeu? Ou te confundi mais ainda? rs

Mi disse...

É bem verdade... O ódio não adormece nem descansa tão facilmente como o amor ou a amizade, infelizmente.
kiss

Joana Silva disse...

Olá Isilda, muito obrigada por ter vindo até ao meu blog e partilhar a sua opinião em relação ao meu post, deixei lá uma resposta. É muito bem-vinda, sempre que quiser lá ir. Beijinhos, Shiine *

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .