sábado, 12 de janeiro de 2013

Uma campanha falhada

Andou por aí uma campanha da Samsung que entrevistou uns bloguistas de moda perguntando quais eram os desejos para este ano e uma delas gerou uma grande controvérsia.
De entre tudo o que ela disse,o mais importante é juntar dinheiro para comprar uma mala preta da Chanel que combine com tudo.(desejo é sinónimo de objectivo e não de sonho)
Meu Deus,eu nunca vi tanto vazio verbal junto,isto revela exactamente a característica principal da classe alta:vivem para o seu ego.
Para já ela tem tiques,o modo como ela falou foi infantil (como se estivesse entre amigos),o sotaque pede urgentemente um terapeuta da fala,a linguagem podia ter sido melhor,o ritmo de discurso é de alguém que não sabe respirar e que devia ser recomendado descongestionante nasal.E no fim de tudo,isto dá mais destaque à mala (e à Pepa) que propriamente ao produto.
Esta campanha confirmou mesmo tudo o que sempre pensei acerca dos "fashionistas":os autores vivem das aparências e do dinheiro ganho com a visibilidade do blogue.
Eles afirmam que criam conteúdos originais mas são amiguinhos e as inspirações uns dos outros da mesma categoria,passam a vida a "vomitarem" fotografias (não sei onde arranjam tanta disponibilidade) e falam sobre alguma peça ou acessório como se fossem especialistas.
É por isso que os blogues de moda são dos que alcançam mais sucesso.
O vídeo não demorou em ser viral e até surgiu páginas a satirizarem-na XD.
Diz-se que a Samsung removeu o vídeo pedindo desculpas aos consumidores sem nenhuma explicação de como aquilo foi parar no ar mas o certo é que continua no you tube e que a gaja foi fortemente contestada,disso não há dúvidas.
Foi é muito mau para a marca que divulgou o vídeo sem ter feito uma revisão antes e entretanto foi multiplicado!Visto assim,ela é passada como culpada e burra,quando na realidade é a equipa que demonstrou a grande falta de profissionalismo.E o objectivo foi muito mal(a) projectado,porque a câmera fotográfica passou despercebida.
Esta campanha de marketing dos desejos para 2013 ("Pepa") é a mais falhada que já vi até hoje.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Fonte desconhecida

Sempre que leio por aí qualquer mensagem sobre alguma novidade viral ou alguém que escreva poemas,constato que ninguém tem o hábito de referir a fonte de onde foi retirada.
Em casos destes,eu lembro logo dos trabalhos de apresentação que se fazia quando se andava na escola em que os professores avisavam sempre para fazer a bibliografia ou citar o nome do site/livro onde foi encontrada essa informação.
E isto também tem de ser aplicado noutros lados onde se partilha informação escrita,porque quando não se é o autor da notícia,deve-se referir a fonte,caso contrário parece que foi inventado (ou que o autor é o próprio).
O outro facto que me impressiona,é a indiferença dessas pessoas:se a origem da notícia não é importante,significa que o leitor vai ter de adivinhar a fonte da informação?Vai ter que ter antenas para captar as ondas?
Vou dar aqui um exemplo:há uma página que publica factos verídicos mas uma vez deixou um aviso de que basta pesquisar em vários sites para se ficar a saber as curiosidades.
Esta resposta para além de ser muito irritante,não faz nenhum sentido!Quer dizer,se alguém contar oralmente sobre os tais factos referindo a página do face,ninguém vai acreditar!E ainda corre-se o risco de ser desprezado.(será que se tem também de mandar a pessoa pesquisar à toa?) 
Para concluir:uma notícia,um poema ou outra coisa qualquer cuja fonte seja desconhecida,para mim não tem credibilidade nenhuma e ainda há a hipótese de ser considerado plágio.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .