Nesta mensagem vai-se abordar sobre a definição de influenciador digital,um termo surgido recentemente.
Numa breve pesquisa efectuada por mera curiosidade a propósito de uma imagem de um post aleatório visto por aí,captou-se um resultado inesperado:duas autoras lançaram o livro sobre ser blogger.
É inacreditável terem-se lembrado de escrever sobre isto!!!
Ora passando ao desenvolvimento,o artigo é uma entrevista às autoras do livro.Elas são formadas em marketing com dicas clichés a constatarem o óbvio,para isso não é preciso editar um livro de conteúdo básico:se tivessem debruçado melhor no tópico,iriam ver que não estão a fazer diferença nenhuma e sim a reciclarem um assunto.Elas só se limitaram a recolher a informação encontrada,portanto aquilo que resolveram publicar não é original nem próprio!Foi uma forma de aproveitar para lucrar e já agora,deviam ter lançado em formato online mas no fundo garantidamente é um fiasco,disso não resta dúvidas.
Por se ter blogue não significa que seja bom e tenha qualidade:a pessoa deve-se destacar das outras no meio da blogosfera.
Ser um influenciador,é ser uma referência.É algo selectivo demais para ser dito aos que andam alheios e têm falta de noção da dinâmica digital,por isso é extremamente errado fazer essa associação e até generalizar!
Por outra perspectiva,estão a distorcer o sentido literal do termo,ou seja,um influenciador costuma ser alguém que sai do anonimato e se torna popular pela quantidade de visualizações do blogue no motor de busca,uma espécie de celebridade da internet que trabalha para tal e colabora com a imprensa.
A ideia delas é justamente fazerem número e retribuírem a quem as seguem porque a página não tem nenhuma novidade:promove bloggers para lhes darem visibilidade e ainda se acham importantes.O livro vai atrair "rebanhos" e gente vazia,o leitor que não entender acerca da plataforma vai interpretar mal.
Antes de tudo,deve-se ter um dom e uma certa capacidade de estar em contacto com um vasto público virtual e não aderir por moda.O autor tem de estar preparado para lidar com todo o tipo de opiniões e elas lamentavelmente não ressalvaram a parte menos cor-de-rosa,a das críticas!!!Daí haver muitos bloguistas a desvalorizarem seguidores que discordem com o que eles pensam:era suposto alertarem para a liberdade de expressão...depois eles se afastam e o blogue cai a pique.
Quanto ao primeiro passo,o influenciador tem de ter um plano definido a longo prazo e principalmente aprimorar a língua e a escrita,sabendo redigir um texto minimamente cativante e coerente.
Porém não existem regras específicas,fórmulas mágicas nem truques infalíveis para ter um blogue famoso e de sucesso...o que elas salientaram é subjectivo e depende do objectivo,daquilo que se procura e o que se consegue alcançar digitalmente.
Neste aspecto,ninguém pode determinar critérios,é absurdo.No entanto é fundamental ter em atenção alguns detalhes:primeiro,o blogue tem de ser o reflexo do influenciador e corresponder com a mensagem a ser transmitida através da imagem,por exemplo,se a categoria for moda e lifestyle não se deve falar de coisas fora da área!;segundo,os fãs estão relacionados com o interesse;terceiro,o bloguista deve estar frequentemente presente e nunca abandonar o espaço digital construído;quarto,estabelecer horários ou dias para vir é uma decisão que cabe à pessoa consoante a rotina e a disponibilidade e não numa dica de treta;pode-se publicar quando quiser e a qualquer altura desejada e último,o seguidor deve-se identificar naturalmente com o que estiver a ler se não não adianta.
Basta haver clareza na lógica de quem adere à plataforma.
Para se ser um influenciador também não pode ser com imposições!!!Como foi mencionado,um blogue é um projecto pessoal e independente e não um desafio.O autor é alguém que inspira os outros sem medos e não aquele que quer receber bajulações e ser idolatrado por motivos fúteis...deve ser individualista,marcante e os seguidores jamais devem ser uma prioridade,caso contrário,é um carrasco para agradar os outros.
Como foi possível elas tirarem licenciatura para explicarem algo que a maioria já conhece?São tão ignorantes!!!O blogue delas não tem rigorosamente nada de especial e poucos fazem disso uma profissão,até porque a sociedade não absorve o conceito nem está adaptada a fim de viver só das plataformas...há um caminho a percorrer e a evolução é lenta:é preciso disseminar informação consistente para no futuro se tornar numa carreira legalizada.
Concluindo,ser influenciador digital não é ser uma cópia de alguém,muito menos ser favorecido por isso continua-se a contar pelos dedos.