quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Bocas ambulantes

E quando se pensava que já se tinha visto de tudo,zás,surge na imprensa um estudo profundamente ignorante feito por um investigador,referência no estudo da antropologia e da psicologia evolutiva.
O artigo é tão medíocre que chega a roçar a sarcasmo,se for lido com atenção e no final até há uma "etiqueta da fofoca"...custa acreditar que a notícia estimula um comportamento negativo!!!A informação é nociva para ser absorvida,os leitores susceptíveis vão interpretar à letra e serem influenciados (carrascos).
Ora a notícia é questionável e dá pano para mangas.
Sendo o autor psicólogo,ele foi controverso ao vir publicar tal afirmação,pois além de quebrar a norma da psicologia,reflecte os valores morais enquanto indivíduo.Ele deve ter dito isso para atrair pacientes vítimas de calúnia a irem ao consultório pedir conselhos uma vez que ao deter um cargo de poder vai convencer muita gente com esse estudo extremamente de mau gosto!
As intrigas são sempre proveniente de gente tóxica,manipuladora e são prejudiciais à saúde mental.O intriguista é uma pessoa frágil e revela atraso de sensibilidade,falta de escrúpulos,maturidade,empatia,pobreza de espírito e baixa auto-estima...a eles não lhes importa cometer atropelos.
A inveja gera intriga,proveniente de gente vazia e hipócrita que lastimavelmente arranja maneiras de denegrir alguém diferente delas,ou seja,o intriguista só ganha vantagem se houver um grupo para o alimentar.
Como praticamente é impossível evitá-los,eis umas pistas para identificar invejosos:

- são antipáticos,orgulhosos (exibicionistas) e discriminativos com quem é invulgar ou com quem possui pouca proximidade no grupo;

- são invasivos;

- são curiosos em detalhes e acima de tudo fingidos;

- têm um instinto de competição para insuflar o ego;

- causam insegurança,ofendendo e julgando a pessoa ou riem-se às escondidas para troçar de algo infeliz que calhou ver ou ouvir;

- sentem-se ameaçados quando detectam um potencial concorrente;

- armam-se em espertos (ou em falsas vítimas);

- no trabalho são bajuladores (lambe-botas,se forem subordinados) ou oportunistas (se estiverem na autoridade) e esquivam com rapidez a determinadas tarefas porque acham que são superiores aos outros e não têm a obrigação de cumprir tudo. Enfim,levam "mérito" sem fazer esforço e cultivam uma idolatria seca,uma espécie de clube de amizades onde se oculta gente certa

e por último,são autênticos parasitas sentimentais.

Geralmente quando o intriguista não consegue caçar dados,ignora o alvo e deixa de olhar para a cara como se tivesse perdido algo que lhe pertenceu,fazendo orelhas moucas se alguém chamar à razão.Eles são uma redacção que se reúnem para se actualizarem e trocarem fofocas na "equipa":um é editor que mete a circular o boato,outro é jornalista que vai sondando e um é testemunha que serve para confirmar aquilo que viu ou ouviu,ou então,só um intriguista que faça isso.

Há duas regras de ouro a serem retidas:se não for possível distanciar deste tipo de ambientes cínicos,não se deve envolver com pessoas desse nível,elas emitem energia pesada,sugam a dignidade e não acrescentam nada!E a outra dica é alertar e estabelecer limites e jamais permitir que o invejoso escarneça da felicidade ou da individualidade,a pessoa tem de aprender a aturar o feitio de quem o rodeia.

Posto isto,porque é que esse investigador defendeu-se com a justificação de que falar mal de alguém pelas costas é bom e saudável?Só existe mexericos se alguém por vontade própria andar a divulgar assuntos de ordem particular a terceiros,aí dá o direito das pessoas tecerem conversas e quando não sabem novidades,por vezes elas inventam para puxar algum assunto interessante por se manterem habituadas...elas têm imaginação fértil,portanto,cada um que vigie a sua vida pessoal para depois mais tarde não se arrepender!
Esse estudo é muito estranho,o investigador é uma figura de autoridade de péssima índole:de certeza que ele também é anti-ético na carreira!!!

Neste caso,a pessoa tem de procurar alguém compatível com quem partilhar segredos,seleccionar uma relação recíproca que não provoque sofrimento,que compreenda por o que a pessoa passe,alguém que aceite naturalmente a maneira de ser,que seja tolerante e não trate como um estorvo...basta conhecer primeiro antes de confiar,ressalvando que uma boca pode ditar a vida ou a morte de uma alma.
O intriguista prefere elementos mais acessíveis dispostos a trocarem conversas ocas...eles passam o tempo a divagar entre eles sobre coisas parvas,indecentes e patéticas e carecem de evolução humana.

A opinião desse professor universitário é um grande disparate,ele está completamente fora da realidade para recomendar intrigas...o fofoqueiro é uma pessoa sem filtros nem auto-controlo com dificuldade em distinguir falta de respeito de sinceridade.(eles esperam uma oportunidade para humilhar o alvo,têm o cérebro primitivo)
A notícia é desprezível,levar a distorcer o princípio básico é grave e dá a sensação que está a gozar com o leitor.
Resta dizer:bocas ambulantes são um veneno que mata os laços interpessoais.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .