Chegou a altura de abordar dicas de criação de conteúdo no sentido literal e não associado ao marketing digital.
Numa pesquisa efectuada a fundo,constata-se de que apesar de haver um surto de dicas,os resultados obtidos não são os desejados:há clichés que passam longe do que se pretende e a soar a truques infalíveis e um tanto instantâneos para enganar os ignorantes.
Desenvolvendo esta mensagem,destina-se a bloggers de longo prazo e não a influenciadores faz-de-conta.É hora de despertar-consciência de que a plataforma não foi concebida para qualquer um andar a poluir nem é uma brincadeira!No entanto,vale esclarecer de que actualmente há um conceito totalmente falso levando muitos a aderirem por ser moda e por achar engraçado mas não é assim como se diz.Exige disciplina e cuidado no projecto,pois vai ser acedido por centenas de pessoas e não porque se quer e apetece ser um influenciador.
É uma tarefa complexa e poucos estão dispostos a se envolverem.
Criar conteúdo para o blogue até já tem um termo designado de "web writing":trata-se de escrever para uma vasta audiência virtual que lê na mesma língua e do qual tem de ser útil,legível e ter seriedade,critério crucial porque vai ficar alojado nos motores de busca,as mensagens ficam marcadas na web...é preciso pensar bem antes de mergulhar neste mundo,imaginando por exemplo que um dia (dependendo do alcance) pode ser descoberto e servir de suporte para realizar algum trabalho de alguém,o chamado "web content".
Eis as vinte dicas para criar conteúdo para o blogue:
1 - banco de ideias
ter um banco de ideias,alimentar com frequência e seleccionar os tópicos mais adequados e favoráveis ao perfil do autor;
2 - memorização
convém ter à mão um bloco de notas porque as ideias costumam surgir exactamente quando menos se espera,apanhando o autor desprevenido e não se deve confiar na memória,é preciso apontar aleatoriamente no papel (recomendável) antes de esquecer ou se dispersar;
3 - inspiração
a inspiração para criar conteúdo provém de todos os meios:conversas,revistas,jornais,programas,áudio,youtube,navegar na internet e ler algo relacionado com a área do blogue.Os estímulos são constantes,o resto são desculpas esfarrapadas;
4 - evitar distracções
é preciso calma e concentração durante a elaboração do artigo,saber argumentar,justificar os motivos,desenvolver e fundamentar com o próprio ponto de vista;
5 - habilidade
escrever regularmente não é o mesmo de ser diariamente:deve-se ir praticando e enriquecendo o vocabulário,baseia-se em construir minimamente um texto coerente através de uma certa consistência sem enrolar o leitor ou ser vago,imprimindo um modelo pessoal e não formatado;
6 - verificar e estudar
perceber o que falta na blogosfera fornecendo informação nova aos leitores.Esta dica é universal e serve para bloggers experientes,para os iniciantes,para os desorientados e para empreendedores de marketing digital;
7 - planos,organização e metas
uma das estratégias de peso passa por ter um calendário editorial de modo a gerir o tempo e planificar (ocasionalmente,semanalmente ou mensalmente) a fim de tornar permanente e de não estar longos períodos inactivo;
8 - repetição de tópicos
só se deve reciclar uma mensagem quando o objectivo for acrescentar ou aprofundar um tema já publicado,dividindo em partes se houver muita matéria para ser exposta;
9 - plágios e veracidade do conteúdo
nunca copiar nada de nenhum blogue/site ou portal.Se o autor achou interessante,tem de referir sempre o link da fonte e usar aspas quando faz citações:só por estar publicado,não dá o direito de copiar sem autorização;o original foi redigido por uma pessoa dedicada e não por um bot automático.
Por outro lado tem de entender que só se deve escrever aquilo que for credível,aprovável ou vantajoso e não porque todos falam de determinada coisa por ser um fenómeno só para estar activo:ser autêntico é o segredo;
10 - quantidade
procurar um equilíbrio para não cair na monotonia,ou seja,não falar sobre os mesmos assuntos e sim ir variando dentro das categorias principais do blogue.
Transmite-se uma ideia errada de que quanto mais se publicar,mais os seguidores vão ler;
11- críticas e feedback
saber debater e aceitar opiniões diferentes é meio-caminho andado para conquistar a confiança dos membros,de ganhar uma reputação positiva e até de criar elos e colaborações;
12 - divulgação
divulgar nas redes sociais é uma forma bastante importante de expandir a visibilidade e de estabelecer uma comunidade.A página é uma extensão do blogue:o autor deve manter uma comunicação (humana e não robotizada) quando for necessário com os seguidores para se sentirem incluídos;
13 - alvo
ao contrário do que se apregoa por aí,é escusado definir um alvo específico.Além de limitar os seguidores,impede os outros bloguistas de fora do tema de participarem e de aprenderem melhor entre si e a blogosfera é livre e não para formar nichos!!!;
14 - ilustração
uma mensagem sem uma imagem a acompanhar torna-se aborrecido de ler.É obrigatório ilustrar sempre com uma imagem retirada de um depósito online gratuito correspondente ao artigo;
15 - pessoa
é aconselhável usar a terceira pessoa do singular no sujeito subentendido,a não ser que o carácter seja um diário de relatos pessoais ou intimista (jamais misturar) e responder na primeira pessoa;
16 - alma
empregar palavras vivas dá alma ao corpo do texto e chama a atenção do leitor;
17 - objectivo
a prioridade é a vontade do autor e nunca do agrado dos leitores,ou seja,o seguidor tem de se identificar com algo naturalmente;
18 - concorrência
num blogue normal,jamais se deve preocupar com o reconhecimento,concorrência e números.A informação retida dá a impressão de que a plataforma deve seguir um estilo profissional,com uma série de regras detalhadas para aumentar o SEO,causar impacto e atrair tráfego e de facto muitos criadores de conteúdo acreditam nessa armadilha impingida pelo marketing que só funciona para quem faz disso uma profissão ou se promove (aqueles bloggers que andam a preencher vazios);
19 - apresentação
no geral a estrutura tem de estar apresentável
e finalmente a dica número 20 - essência
um blogue não é para imitar um catálogo de vendas ou a imprensa!Isso faz perder a essência da plataforma tornando artificial.Tem de se exprimir o reflexo do autor sem medo de desafiar o convencional (não se pode vir com a ideia de que não compensa).
O propósito é destacar-se do ruído que abunda nos grupos de bloggers e que não trazem nada de especial.
Criar conteúdo é para os que se comprometem com o blogue e têm plena noção da potencialidade do papel desempenhado.
Os empreendedores ao menos deviam deixar explícito de que as dicas são a nível de marketing digital do espaço e para os que ganham dinheiro e não para serem seguidas por quem tem o blogue por ocupação e escreve por prazer:aqui encontra-se uma pequena distorção.
Do lado oculto da questão,também é indispensável ir adquirindo conhecimentos informáticos neste âmbito...a informação documentada nos blogues pertence à web.
Em resumo,criar conteúdo significa produzir,renovar se não obviamente não se pode classificar de "criação".