O tópico desta crónica é sobre o marketing de um ginásio.
Recentemente,circulou uma notícia que fez estourar na rede social uma onda de alvoroço:a "Solinca" lançou um anúncio bastante ofensivo.
Trata-se de dois vídeos semelhantes,onde no primeiro aparece uma mulher de corpo tonificado a suar às estopinhas enquanto que no segundo aparece um senhor de terceira idade com aspecto vigoroso.
Ambos faltam ao respeito através das descrições altamente degradantes...um objectifica e noutro apela ao aspirar a um corpo de jovem (desde que seja por meios naturais e não tomando suplementos e bombas para inchar) sendo vazios de conteúdo.
A publicidade ressalta a ideia básica de se inscrever porque cultivar a imagem é o mais importante,ou seja,este ideal foi dos anos 60!!!
Já era tempo de ultrapassar este conceito de ir ao ginásio para competir com alguém,é muito rasca e acabou por ser um tanto reles por perpetuar um estereótipo redutor e antigo.
O objectivo é atrair clientes mas a "Solinca" conseguiu exactamente o contrário:se eles querem motivar,deviam meter pessoas reais,promover um estilo de vida saudável aliado à nutrição e salientar as qualidades para inspirar os outros.
A dita longevidade está relacionada com os sacrifícios por trás dos treinos,portanto é incrível este falhanço desmedido do foco.
A publicidade revela o erro crasso que lançaram e se esqueceram das regras e hábitos a serem mantidos para alcançarem o resultado final.
O argumento utilizado da parte do ginásio,"...e tal como os nossos vídeos sublinham com humor,as motivações de cada um são pessoais e intransmissíveis" é inválido (e incoerente).O humor não surge em altura nenhuma,eles que deixem de encobrir a asneira e comecem a assumir as culpas porque perderam uma oportunidade de estarem calados!A "Solinca" assim piora aquilo que transmitiram e a avalanche que o anúncio gerou não é sinal de ter dado visibilidade como poucos pensam e sim de repercussão negativa mesmo,no fundo é isto que aconteceu:"deram um tiro no próprio pé".
Quando é que neste século as marcas vão aprender o que é bom marketing?E de que a razão está sempre do lado do cliente?A direcção do ginásio devia ter em conta de que o absurdo é injustificável e que esse "amadorismo" foi de mau gosto.
O anúncio não incentiva à prática de actividade física do qual deveria ser preocupação de um espaço desportivo e o mais estranho de tudo são os próprios instrutores fitness terem permitido vender desta forma...a equipa só prova que é incompetente e não tem capacidade crítica nem bom-senso.
Recorda-se que antes de ser publicado,a ideia passou nas mãos de todos os membros responsáveis,sendo inacreditável que ninguém tenha notado a gravidade da mensagem.
Pela quantidade de queixas que os vídeos despertaram,a "Solinca" deve ser uma porcaria.
A página em vez de estar lá a pescar potenciais clientes,devia estar diariamente em contacto com o público,valorizar as opiniões,responder às dúvidas de modo a trazer proximidade à pessoa e estar actualizada.
Esse ginásio também devia adquirir um ponto de vista positivo e educacional e sobretudo ter o cuidado do impacto que vai causar em pessoas com baixa auto-estima e nos adolescentes...eles têm de saber vender o negócio apregoando ideais modernos.
Um corpo modelado jamais deve ser prioridade para quem treina,além disso há quem já tenha um corpo favorecido geneticamente e frequentar um ginásio vai acentuar essa característica tornando definido,tal como existe gente que tem tendência a engordar e o exercício vai melhorar o desempenho do organismo.Treinar regula a saúde,o cérebro,dá bem-estar e agilidade.
A "Solinca" desviou a atenção para algo muito superficial e reforça o estigma em vez de combater:se os treinadores desse ginásio têm essa lógica e filosofia,então significa que o serviço não presta.
Quando o público emite reacções inflamadas,geralmente é porque o marketing do anúncio não acertou e precisa de efectuar mudanças.
Para terminar,o ideal de corpo fitness é suposto vir por acréscimo da dieta seguida e não um pretexto para criar confusão ou até inveja entre os amigos.