domingo, 7 de abril de 2024

Ler ou ouvir livros?

Saudações sinistras!
O tópico que se segue é sobre os livros auditivos em detrimento dos livros físicos.
Numa breve pesquisa efectuada,existem inúmeras entradas e matéria disponibilizada a apontar para esta versão de leitura vagamente reconhecida,pois é um formato recente e com fraca adesão,não havendo experiência suficiente para analisar a tamanha mediocridade.Após uma constatação,aquilo que circunda em relação a este suporte de leitura,é falso com uma forte hipótese de ser publicidade enganosa,no entanto,foi deparado um artigo curioso do qual há milhentas razões imediatas para discordar.
Resumindo,lamentavelmente isso não é nenhum estudo científico e nota-se no princípio que aborda somente a componente técnica.Concorda-se razoavelmente com o que foi aí referido,pois dá a impressão de se estar a favorecer os livros ouvidos:algo revoltante para uma época por si já líquida onde há pouco contraste intelectual.Implica compactuar com um modelo que acompanha as preferências do público,o que é muitíssimo grave...bate no fundo,servindo para encorajar a ler por escrito e não para depender disso!!!
No texto não menciona quando o leitor-ouvinte interrompe a narração e mais tarde volta a ouvir:este bocado crucial foi omitido propositadamente,sendo por este motivo duvidoso recordar o que foi ouvido!Mesmo que se esteja concentrado,não forma memória.
Dissertando,nos últimos anos tem surgido um novo tipo de leitura chamado de áudio livro que é a ferramenta tediosa do mercado:é um formato artificial de compreensão.Por este meio não se acumula nenhuma cultura,não sendo eficiente para maximizar capacidades de atenção.
Devido ao carácter passivo,a leitura por áudio é contraproducente e continua a ser destinado a alvos específicos,por exemplo,ideal para quem possui percepção auditiva e por isso não é leitura a sério,devendo recorrer quando a situação exige.
Ao defender a leitura gravada,comete-se um erro crasso:se já é difícil optar por ler em versão digital,nesta então é pior ainda tal como se imagina!!!A quantidade de pontos negativos pesam mais porque não cumpre requisitos,é uma nulidade levando a acentuar a estupidez e a ignorância linguística.
Como é um meio informal e de baixo desempenho,o leitor-ouvinte normal não pode expressar passagens nem citações justamente por não se ter o livro.O que acontece é uma mera captação do que ouve (e não interpretação porque não se encontra visível).
Destacando as excepções,o indicado é que se for combinado com o livro em papel promove uma grande diferença nas habilidades do indivíduo,semelhante a um podcast onde o conteúdo fica aprendido mas extensivo,além disso traz proximidade entre o consumidor e o narrador conferindo um toque de pessoalidade,um critério inquestionável.
Um alerta:um livro áudio jamais deve ser considerada uma ferramenta pedagógica.Só vale se for narrativas curtas,leituras fáceis de fixar e até é fundamental em termos de aprendizagem formal e áreas de estudo,tirando isto deve-se usar como passatempo!
O meio é útil em casos de hiperactividade/precipitação nervosa e sobretudo dá acessibilidade às pessoas com dificuldades textuais,portanto é uma excelente ferramenta para estabelecer contacto literário a estes alvos:quanto a este aspecto em particular estranhamente não estoirou a perspectiva dos especialistas com a finalidade de lançar uma explicação certificada deste meio tecnológico,um método que abranda um indivíduo instável pois o processamento da história pelo ouvinte aumenta significativamente pela verbalização.É escusado uma comprovação para saber que resulta...era suposto a unanimidade da comunidade de académicos ditar tudo desta ferramenta de literatura!
No que concerne à qualidade do leitor-falante (e não emissor) aí a conversa é outra:existem os amadores e os profissionais que prestam esse serviço consoante a demanda...actualmente se não se reinventa fica-se para trás fechado na "caverna" e estagnado.
Não se crê que a culpa seja do equipamento de som e sim da voz e da entoação do indivíduo que grava,a velocidade e o ritmo é relativo,o resto são desculpas.Por conseguinte um livro auditivo não é para leitores de nível avançado e sim aos básicos e principiantes,fornecendo linhas para introduzir nos livros impressos,partindo da premissa que o leitor-ouvinte não recebe estímulos de concentração e que ao ouvir a gravação saíra orientado.
Terminando a mensagem,a pronúncia do narrador é o segredo do livro áudio e visto de perto conta-se com uma ou outra vantagem ou senão torna-se nocivo.

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .