sábado, 9 de junho de 2018

Parentalidade humana

Saudações mórbidas!
Esta publicação é sobre autocontrolo.
Recentemente surgiu uma notícia a propósito de uma escritora dinamarquesa que lançou um livro a falar da parentalidade nórdica.
Começando pelo título,ser bem-sucedido infelizmente não tem nada a ver com autocontrolo pelo menos por enquanto.
Ela primeiro devia se informar e estar de acordo com a definição do país porque está relacionado com dinheiro,em ter um estatuto desde cedo,ser um ambicioso,ter cursos/formação,fazer faculdade,tirar licenciatura,ter uma carreira e até algum poder financeiro e não valores de resiliência.
Nessa entrevista,induz-se um conceito totalmente errado embora se tenha razão só depende da cultura.
O livro espécie manual de instruções não é novidade,simplesmente apela à responsabilidade parental de fortalecer os filhos psicologicamente fornecendo uma base ao leitor com dicas sobre como orientar no melhor sentido e os segredos de educação dos dinamarqueses.
O artigo lembra de que é preciso desafiar para lidar perante as adversidades...não é preciso ser entendido na matéria para saber o básico!
Por cá há um tremendo atraso e passa-se o oposto:as crianças andam fechadas dentro dos infantários,creches e escolas e lá se estimula a serem independentes e a brincarem no exterior...o sistema de ensino ainda formata rebanhos e não permite esta abertura,não prezando muito por desenvolver essas qualidades.
Neste país há uma falta de noção de ser importante e não há reconhecimento dessas características:as competências não-cognitivas são algo normal que não tem de ser exaltado,isso está longe de ser visto como a chave do sucesso.
Alguém sem autocontrolo um dia vai-se dar mal na vida e tornar-se conflituoso,a resiliência desempenha um papel fundamental no ser humano a fim de prevenir problemas de convivência graves a longo prazo...é preciso descobrir de ser a raíz do comportamento.
Ninguém imagina que ser bem-sucedido se trata de gerir emoções,muito menos usar um mecanismo de defesa em determinadas situações,por exemplo em casos de ameaças e constrangimentos:acciona-se um alerta no cérebro;ensinar a se controlar é uma lição valiosa e sólida tanto quanto a inteligência.
A notícia é clara e concorda-se de que através da motivação,concentração,dedicação,empenho,luta e persistência aprende-se a resolver autonomamente,a respeitar os limites e a ter coragem do qual socialmente é positivo mas para se pensar dessa forma,requer evolução de mentalidades e não é fácil para quem se pauta pelo materialismo e uma dose de conformismo!!!
Do outro lado,estranhamente não se promove esse livro...como é que se vai vender a obra?Neste país o público-alvo que vai adquirir um exemplar,são os profissionais da área educativa,psicólogos,pedagogos,psicopedagogos,educadores e professores porque no geral não está interessado em utilidades e certamente depois lá no consultório eles vão aproveitar para disseminarem as ideias como se fossem grandes sábios em vez de referirem a proveniência para lerem os conselhos...é uma questão de manter a sanidade mental treinando o autocontrolo.
Há mais uma dúvida que também causa confusão:se o livro não pode ser associado a nenhuma nacionalidade,porque é que se chama parentalidade nórdica?Neste aspecto é controverso!Nas entrelinhas,os dinamarqueses estão-se a impingir como modelo a serem seguidos quando no fundo o tema frisa-se pela universalidade.
A legislação do trabalho é diferente e a escritora não pode comparar!Esta geração de pais portugueses não têm estrutura moral,a não ser que ela recomende o guia aos familiares dos pupilos do exército do colégio militar,aí serve perfeitamente e  eles chegam a receber medalhas e insígnias de mérito sendo que iria ter êxito!!!O estilo de vida levado influencia a sensibilidade pelo que não há essa percepção.
A resiliência é meio-caminho andado para criar um adulto consciente que poucos estão dispostos a construir...a frustração e a arrogância são sinais de uma pessoa instável.
Concluindo,as capacidades de autocontrolo são o equilíbrio do ser humano antes da racionalidade.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Currículo ideal

Imagem relacionada
O tópico desta mensagem é sobre o que não incluir num currículo.
Através dos resultados de pesquisa obtidos,chega-se à conclusão de que colocar os hábitos dos tempos livres do candidato e os links das redes sociais são uma questão controversa contudo discutível.
Daquilo que foi captado,tudo indica pontos positivos e a favor.No entanto,foi deparado um artigo que aborda esse lado compreensível.
Ora o problema é que o voluntariado é um trabalho não remunerado e ao contrário do que é dito,não conta como experiência profissional!É lógico que possui uma série de vantagens,entre eles,a pessoa desenvolve melhor,há inter-ajuda e cooperação,ou seja,aptidões básicas de quase todos os empregos.Apesar disso,é escusado só para alongar a candidatura:deve-se ter o bom-senso de que não é o voluntariado que vai impressionar o recrutador.
Se ele estiver interessado nos hobbies do candidato,que pergunte no dia da entrevista porque esses requisitos revelam a pessoa a nível social e pode ser mal-interpretado como sinal de irresponsabilidade e de falta de empenho na procura de trabalho...um cv tem de ser incisivo e não repleto de informações irrelevantes.
Deve-se ter a noção de que coisas confidenciais são para serem mantidas longe das entidades recrutadoras e para se ser seleccionado não é esse critério que vai cativar:um currículo tem de ser preenchido com o que for adequado ao cargo e relaciona-se com ética,seriedade e credibilidade sendo que jamais deve perder a essência.
Quando ainda é curto e há pouco a salientar,convém praticar alguma habilidade antes de iniciar um percurso profissional realçando as capacidades para essa área a concorrer e não com detalhes excessivos,até porque na maioria das vezes o cv acaba arquivado ou no lixo por não estar de acordo com as exigências da empresa.
No que concerne aos links das redes sociais,são a pegada virtual e também não se aconselha exibir.
Um currículo é um documento formal e não um panfleto de publicidade personalizado!A ideia vale para vagas em ambiente digital e intelectual,quando se pede portfólios online,aí é uma competência necessária e as configurações devem estar ajustadas,senão é incompatível com outro tipo de emprego.
Ao constar os perfis,já dá o direito do recrutador saber desse candidato,o que na verdade é pouco comum de acontecer,pois eles não têm tempo de analisar as centenas de candidaturas a receberem na base de dados da empresa...não faz sentido referir os espaços pessoais da internet no papel:disponibilizá-los implica arriscar a privacidade ou mesmo ser ignorado por um emprego desejado.Só quando há fortes hipóteses,é aceitável incluir.
Pode-se fugir do currículo convencional se for enviar para uma agência criativa ou para um trabalho do meio artístico porque não substitui um cartão de apresentação,tem de ser algo tolerável à vista dos patrões,o resto são pretextos arranjados de quem não tem conhecimento de causa nem justifica a contratação.
Discorda-se de que as actividades no currículo garantam um trabalho,só se houver uma certeza torna-se numa motivação além disso tem de se evitar expôr algo formatado e não existe um modelo universal de cv...é regra de ouro ser de acordo com a função pretendida.
A generalização existente é perigosa por uma razão:o candidato tem de prestar atenção com aquilo que é veiculado no currículo!Incluir uma ocupação vai baralhar o empregador.A pessoa pode sempre ir envolvendo em experiências,aprendendo novidades e criar uma rotina ao gosto individual de modo a ganhar adaptabilidade.
Essas dicas que circulam são um erro crasso onde os desesperados e distraídos vão reter,as empresas escondem truques e segredos dos quais muita gente não imagina sequer!!!Da perspectiva dos que andam completamente alheios à realidade,incluir por exemplo o voluntariado ou os links das redes sociais à toa,é sinal de ser alguém moderno e acessível ao mercado de trabalho,de estar actualizado consoante os novos conceitos surgidos.
No fundo esse tipo de candidatura é muito idealizado e irreal,os recrutadores não dão importância a essas pistas,o candidato continua a ser um número na lista.
Para terminar,é absurdo determinar um currículo ideal a isso chama-se facilitismo.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Os quatro tipos de blogues

Resultado de imagem para blogging
Saudações sombrias!
Nesta publicação foi resolvido abordar sobre os quatro tipos de blogues mais recorrentes.
Numa breve pesquisa efectuada,constatou-se de que predomina em larga escala quatro tipos de blogues do qual a maioria não sabe identificar e foi notado sobretudo que se deve esclarecer as diferenças devido à falta de informação útil,ou seja,verificou-se que não foi encontrado nenhum resultado a orientar adequadamente o utilizador:circula-se apenas um surto de dicas rápidas (de marketing) para um blogue normal,o que gera equívocos pois as ideias estão misturadas por aí que suscitam confusão a quem não entende disto,donde seguramente absorve aquilo que vai lendo a este respeito.
Desenvolvendo o tópico,chegou a altura de lançar um artigo com uma matéria enriquecedora a definir cada um desses blogues que afloram por essas bandas em força,despertando a consciência de quem pretende abrir um.
Eis então quais são:
blogue de marketing digital
é um blogue associado a um negócio criado por um profissional e serve para promover um serviço (produto/marca) fazendo estudos de mercado e sondagens.Usa-se técnicas específicas para escrever,isto é,os textos devem ser pequenos para não aborrecer,concisos e só se deve dizer o que é do interesse do público porque os consumidores detêm o poder.
Baseia-se em medidas/estatísticas,há uma segmentação por geolocalização,idade,género,interesses,profissão e camada.
Custo-benefício,nos dias que correm,qualquer empresa ou pessoa pode usar as ferramentas disponíveis para atingir o público-alvo dando independência;agilidade na comunicação,dantes precisava-se de ajuda de uma figura intermediária (geralmente uma agência de publicidade,uma produtora de áudio ou vídeo) para espalhar a mensagem nos media...custava recursos humanos,financeiros e tempo.Assim interage directamente com a empresa e o empreendedor pode programar as campanhas e outras actividades pelo "Google adwords" e instalar o "Google analytics".No email marketing,pode-se criar e enviar para a base de contactos,divulgando eventos,novidades e lançamentos.
Há a hipótese de haver uma banalização pelo que o utilizador tem de se certificar que não está a emitir poluição:há que ter uma aptidão para se marcar dos restantes blogues de marketing digital.

Blogue de marketing de conteúdo
O conceito é semelhante ao anterior contudo,este está relacionado com a visibilidade e visa atrair tráfego qualificado para os canais e plataformas onde o utilizador está registado,de modo a aumentar o número de seguidores.O sucesso do SEO depende exclusivamente do posicionamento nos motores de busca e para tal,deve-se investir no design da página e analisar o que pode ser melhorado no aspecto visual e funcional...guia-se por conteúdos modernos,pouco raciocinados e com linguagem acessível que satisfaça imediatamente a atenção dos leitores,um tanto em versão amadora da imprensa sensacionalista e cor-de-rosa levando as pessoas a clicarem inconscientemente em títulos apelativos para disparar nas visualizações e subir no ranking do top individual.
Consiste em cultivar coisas típicas de eterna juventude,dá-se azo a preferências impingidas (e aprováveis) socialmente,cultiva-se coisas sem um pingo de imaginação nem jeito e a dizerem o óbvio por dizerem.A regra é praticamente aguçar a curiosidade para fazer a alegria dos adultos imaturos e sem neurónios admirar o conteúdo lançado que na verdade são temas batidas à exaustão e replicadas pela internet em vez de surpreender com algo fora do habitual.
Existem vários meios a serem usados para este marketing,a começar pelo blogue - as mensagens neste formato é o mais difundido desde os primórdios;publicações de vídeo - este formato tem um crescimento exponencial na última década;infográficos,podcasts - o formato áudio é ideal para dispositivos móveis;pode-se fazer apresentações web em slideshare de todos os tipos e as webinars que são apresentações e palestras em vídeo excelente para aprofundar em algum assunto.
Primeiro o utilizador tem de ir condensando a aprendizagem neste âmbito através de cursos online/presenciais,workshop,blogues,portais,livros,e-books,eventos,congressos e networking.

Blogue de influência
É o mais apregoado pelo mundo blogosférico.
Aposta-se na imagem pessoal,é regido pela popularidade e pela vontade da pessoa ser uma semi-celebridade virtual.
Fala-se sobre assuntos corriqueiros,dá-se destaque a coisas insignificantes,insufla-se o ego do "influenciador" (um oportunista) a emitir no ar discursos cheios de palha e no fundo não percebem de autenticidade,ou seja,a ideia deles é comporem nichos e se promoverem sem acrescentar nada,havendo uma pequena tendência para transformar numa carreira.
A pessoa acha-se um intelectual culto por mencionar frases,excertos e citações patéticas,recicladas e básicas de escritores/autores pós-modernos duvidosos que também não valem lá nada de especial nem sequer trazem nenhuma novidade aos leitores porque não se vende obras literárias construtivas!Os "influenciadores" no geral são licenciados a partilharem histórias quotidianas e a seguirem correntes idealistas de personalidades reconhecidas de modo a ocultarem a incapacidade cognitiva:é uma estratégia para não transmitirem a reputação de figura inculta e de não desiludirem os fãs.
Eles não têm nenhuma lição a ensinar,abominam críticas,são arrogantes e há competitividade neste ramo.
Um "influenciador" digital é alguém naturalmente exibicionista a brincar ao faz-de-conta.Alguns chegam a ser convidados ocasionalmente para rubricas de imprensa ou estabelecem parcerias com marcas e o objectivo deles é alcançar um estatuto para conquistar a audiência.

Blogue de comunicação
É a forma comum de expressão de qualquer anónimo.
A plataforma é o espaço de escrita digital do autor onde se expõe o pensamento e as opiniões à comunidade de bloggers,gera-se informação,serve de fonte para auxiliar numa determinada área,inspirar,produzir conteúdo original e espelha sentimentos.
O utilizador tem de formular uma visão própria daquilo que vai escrever,ter gosto para manter e predisposição antes de aderir à blogosfera.
Um blogue de comunicação normal é o reflexo do autor:os relatos fornecem pistas e revelam o perfil.
Por ser livre,não há nenhuma preocupação,critérios a serem cumpridos nem obedece a nenhum padrão,portanto as actualizações são esporádicas,ao contrário do marketing que não se deve deixar parado por um longo período e requer um planeamento prévio...aqui é mais abrangente e não há uma frequência exacta do ritmo das publicações:isso é muito subjectivo!!!

Feita a explicação,cabe ao utilizador acompanhar a evolução a fim de evitar distorções entre os quatro tipos de blogues.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Acerca dos trabalhos de grupo


Resultado de imagem para trabalho de grupo
Após uma longa ponderação,resolveu-se debruçar sobre este tópico pouco aberto.
Numa breve constatação,aquilo que foi retido é escasso e não revela a quantidade de desvantagens dos trabalhos de grupo.Através de uma pesquisa efectuada,da informação disponibilizada não se obteve um resultado que aborde com uma visão concreta acerca deste tipo de avaliação.
Chegou a hora de esclarecer a propósito dos argumentos inválidos a respeito dos trabalhos de grupo,ainda não existe consciência dos pontos negativos e há milhentas razões para tocar nesta discussão.
Um trabalho de grupo escolar abrange inúmeros problemas porque aprende-se pouco,não se estimula o intelecto e implica mais colaboração e esforço.
Desenvolvendo a mensagem,discorda-se absolutamente de que traz benefícios.Os professores têm uma lógica errada e esse é um critério positivo,do qual é absurdo,pois trata-se de uma imposição,transmitindo a ideia de ser mais aceitável do que feito sozinho,de prestígio,porém é preciso compreender de que não funciona assim na prática e que a norma de um grupo é chegar a um consenso para haver sintonia.
Eles por vezes mandam algo fácil que dava para fazer individualmente simplesmente para não cansarem a vista a corrigir cada aluno,outra hipótese é servir para compensar as notas...por vezes é uma estratégia para ocupar os curiosos num determinado ponto da matéria deixando em auto-gestão,é uma exigência circunstancial onde se conta a participação pois está-se dependente.
Eis em seguida as desvantagens dos trabalhos de grupo:
1 - uns elementos destacam-se e outros ficam anulados;

2 - a competição coloca em risco o trabalho;

3 - sujeita-se a atritos;

4 - os alunos aproveitam para conversar e entreter;

5 - há atrasos no cumprimento de tarefas estipuladas devido à irresponsabilidade/conformismo;

6 - há a propensão para ser desequilibrado;

7 - há distracção;

8 - o líder distribui conforme no que o colega for melhor e no final junta-se tudo,isto significa que nem sempre sai como deve ser;

9 - baseia-se na partilha e depois selecciona-se os bocados para compôr o trabalho pedido;

10 - há um prazo de entrega num curto espaço de tempo (pressão);

11 - precisa-se flexibilidade;

12 - processo lento;

13 - o impasse obviamente é constante;

14 - a actividade fica reduzida;

15 - o aluno não está livre de manifestar opiniões porque precisa de ser aprovado por todos;

16 - há a possibilidade de haver um conflito de ideias que dá um mau ambiente;

17 - não desperta o interesse;

18 - ao contrário do que é incutido,não se desenvolve nenhuma capacidade:um é o "burro de carga" e os outros fazem "palha para burro comer";

19 - se for um projecto extenso a ser executado,o professor deixa nas mãos dos alunos e não orienta no que é fundamental

e finalmente,o número 20 - descrever por palavras próprias o tema atribuído também é outra dificuldade dos grupos.

O professor decide formar com elementos opostos porque acha que os alunos vão puxar uns pelos outros quando no fundo custa a ser elaborado...eles só vão estar concentrados se forem produtivos.
Da perspectiva do docente,prepara futuros cidadãos em contexto profissional induzindo um leve conceito de submissão que não corresponde com a realidade,moldando a percepção nas salas de aulas e isso tem de ser quebrado e não valorizado!!!
Por outro lado,é importante salientar as vantagens:
1 - por ser colectivo,há uma circulação espontânea de informação;

2 - estuda-se mais rápido;

3 - a busca de motivação torna-se eficaz;

4 - deve-se ter afinidades para alcançar o objectivo

e finalmente,o número 5 - incentiva à interacção.

Culturalmente é preferível um trabalho em ambiente corporativo em detrimento de um menos social:é um padrão estabelecido,ideal para quem não usa o cérebro e é desprovido de talento.
Há um preconceito não assumido,ou seja,suaviza-se dizendo que vai ser normal na maioria das carreiras:há que explicar que é uma convenção e que no geral as empresas sofrem de uma grave falta de compromisso ético...esse modelo tem de ser repensado pois não representa nenhuma qualidade.
Seja uma apresentação oral ou por escrito,um trabalho de grupo requer coordenação,não dá autonomia ao aluno e é limitador.Essa filosofia jamais deve ser tomada como uma verdade inquestionável,está ultrapassada e um professor não detém conhecimento suficiente!!!
Hoje em dia muitos não têm o hábito de redigir textos,de saber estruturar,encadear nem sequer noção de encaixar no sítio!Os trabalhos costumam ficar incompletos,vagos e os erros ortográficos são um pormenor em alunos que supostamente deviam estar num patamar de compreensão adequado.
Um trabalho de grupo tem baixo impacto a contrastar com o individual que tem originalidade,fiabilidade e sai organizado porque o aluno pensa e analisa sem ajuda...a emissão de uma série de ideias em simultâneo é nocivo e a instabilidade é frequente.
Em conclusão,um trabalho individual ganha muita vantagem em relação a um colectivo onde o desempenho é rasco.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

O perfil do docente receptivo

Nesta publicação,vai-se dissertar acerca de um tipo específico de professor/a pouco comum de se encontrar nas escolas.
Há uns anos,lançou-se uma mensagem semelhante onde foi descrito os 9 tipos de professores mas entre todos,o segundo dá para tecer uma longa tese.
Um docente receptivo aos alunos não se apanha por aí.Geralmente é alguém contratado cuja maneira de dar as aulas é menos monótona e formal:é leve e diversificada que capta a turma e que consigam ter positiva à disciplina.
Cativa os alunos pela imagem,isto é,pode ter atributos que sobressaem e são joviais.
Esse tipo de professor,é aquele com perfil de amigo mais velho no entanto não é como parece.
Quando há um/a professor/a acessível aos alunos,os jovens sentem-se à vontade para falarem e desabafarem por vezes fora das aulas,porém eles são mais chegados ao grupo de alunos sociáveis,aqueles que costumam contar tudo até problemas pessoais,procurando sempre alvos fáceis de convencer para ganhar aprovação e tirar uma certa vantagem que com os restantes não é possível,ou seja,eles ficam intimidados de criar vínculos andando com discursos hipócritas (falsos-moralistas) para encobrirem a falta de empatia...o intuito é insuflarem o ego:eles aproveitam-se da imagem para ter poder junto dos que não têm uma estrutura moral. 
Os alunos que fazem amizade na escola com eles não são confiantes,são jovens perdidos entre eles,sem referências e frequentemente pedem conselhos para se orientarem,principalmente no campo sentimental:o/a professor/a envolve com esses alunos preferidos,reproduz clichés e o parvo do aluno acredita mesmo se dizer coisas erradas por não saber distinguir o duplo papel.
A maioria dos professores não têm sensibilidade nem experiência e depois acham que têm autoridade suficiente para falarem de coisas que nem compreendem e andam a moralizar alunos que talvez não mereçam ouvir nada daquilo...a adolescência já é uma fase complicada de lidar,um amiguinho desses vem agravar a situação que só esperam ouvir de alunos mimados e desprovidos de valores,elogios como:"obrigado o/a professor/a é muito fixe","quem me dera ter um amigo assim para confiar","gosto muito do/a professor/a é bom/boa para conversar",etc.São de carácter narcisista.
Além de apresentarem uma conduta anti-ética,eles estão a causar discórdia na turma pois estão a ser injustos com os alunos.É uma forma de provocação!!!Se fosse verdade,nunca iria acabar por classificar os alunos de melhores e piores (em termos de participação/convivência).
Esse tipo de professor/a amiguinho/a com quem se pode ser afável igual a um psicólogo,não são inclusivos,pelo contrário,são cruéis e péssimos modelos a serem seguidos porque simplesmente não faz sentido serem assim com alunos normais,a não ser que seja numa turma problemática,aí é diferente e deve ser selectivo/a.
Eles arranjam um pretexto ou caçam defeitos como desculpa esfarrapada quando se sentem ameaçados ou um aluno não lhes agrada,rejeitando ou culpando de algo que aconteceu...no fundo um docente com esse perfil,odeia ser criticado e discrimina alunos inofensivos.São pouco evoluídos e carecem de formação e bases sólidas para lidar com adolescentes.
O professor conselheiro é uma autêntica ilusão!O aluno tem de ser privilegiado para receber a atenção e esclarecer dúvidas e assuntos próprios da adolescência porque se não,eles se incomodam (por não terem o mesmo costume de falar com outros alunos) e no fim favorecem as notas dos ditos extrovertidos.
Um docente trabalha com jovens,logo um perfil destes não se deve limitar a ensinar e ir embora:é preciso conhecer primeiro a dinâmica da turma,identificar se há elementos agressivos,passar confiança aos distantes,respeitar o feitio de alguns e evitar ferir susceptibilidades,pois não se trata de gente adulta!!!O elo é indispensável a fim da relação entre o/a professor/a amiguinho/a e o aluno ser funcional.
Ora a questão é discutível devido à hipótese de ser um truque o que leva a gerar más-interpretações da parte dos outros.
Eles puxam a amizade para os alunos irem às aulas e gostarem naturalmente dessa disciplina,só não têm o direito de "dar corda" a alguns:a idade de crescimento é desafiadora e há uma dose de curiosidade à mistura do qual esse tipo de professor não está preparado para responder às  várias perguntas adversas por falta de opinião/visão...enfim,são parasitas dos alunos. 
Na adolescência,há uma necessidade típica de pertença,de ser apoiado e ouvido sem problemas por uma pessoa mais velha que dificilmente estão disponíveis...o docente receptivo tem de ver até que ponto é aceitável determinado comportamento,não esquecendo que eles são imprevisíveis,isto é,a proximidade estabelecida não pode ser comparada igual a alguém maduro!!!Os alunos sociáveis e frágeis da cabeça vão trocar impressões porque não têm muito auto-controlo e quem for mais abusado,também bajula meramente para satisfazer o ego e ser bem-visto na turma...é uma espécie de idolatria seca e bacoca.
Neste caso,o adolescente deve tentar ser imparcial pois por mais fixe que seja,é um superior hierárquico!Ele pode mudar de ideias a qualquer altura e aí os alunos vão ficar baralhados.
Este tipo de docente actualiza-se de novidades sem estar à frente dos alunos,acompanham as conversas,entretêm com as suas histórias para o ambiente não se tornar pesado e têm filtros como os outros...portanto,este "faz-de-conta" é apenas um pormenor.
O adolescente tem de ser esperto e detectar se o amiguinho é receptivo a todos ou é invasivo e antipático com alguns:se for incoerente,pode ser uma estratégia usada para sacarem informações e comunicarem ao outro professor na sala de professores (ou a terceiros).Com os elementos reservados e distantes da turma eles sentem que não precisam criar elos por acharem que não estão interessados e se desenrascam bem (nas aulas ou em outros aspectos). 
Como desempenham um papel estrito,têm a responsabilidade de interagirem na prática e não teoricamente!Eles não podem se centrar nos grupinhos sociáveis  e bajuladores para darem confiança e fazerem amizades e sim começarem por dar o exemplo de um docente ideal na escola.(são as ovelhas ranhosas da equipa de professores!) 
A maioria dos jovens desta geração têm pais moralmente incultos e permissivos,um/a professor/a desses vai ser obviamente uma figura/guia para eles se espelharem ou uma compensação daquilo que não têm na vida deles.
De uma perspectiva profunda,um docente receptivo é duvidoso por uma razão:uma turma é uma micro-sociedade e eles não devem ter lá noção que deve ser coesa e não pode haver conflito,muito menos por causa de um professor atraente e que tem uma linguagem acessível e a proximidade não deve ser dirigida só aos extrovertidos que por norma já têm facilidade e são fingidos (eles têm um círculo de amigos do qual ocultam e não têm o hábito de puxar conversas com tanta espontaneidade como fazem com o /a professor/a amiguinho/a). 
Se por acaso um adolescente apanhar um professor amigo dos alunos,tem de pensar duas vezes antes de ser prejudicado:se não for afável nem se simpatiza com todos,então o melhor é "ficar com um pé atrás" e avaliar mentalmente;ele/a deve ter consciência do impacto do duplo papel na escola,ao invés de debitar conselhos corriqueiros para alunos superficiais!Além disso,o docente narcisista tem frequentemente dificuldade em ser respeitado. 
O aluno não pode achar que é o único a elogiar,eles têm mais turmas onde todos dizem o mesmo.
Quem tem esse perfil,tem de ser acessível a todos os elementos para o vínculo ser retribuído (e não o oposto)...não se percebe qual é o receio,até porque iria subir na reputação;sinceramente,não custa arriscar e acumular competência.
Um docente receptivo é raro de se apanhar nas escolas.Por conseguinte,tem de ser praticamente um rumo e não pode só meter conversa ou influenciar alunos preferencialmente sociáveis,vai contra a regra.
Resumindo:um/a professor/a tipo irmão/a mais velho/a se não for justo/a,é uma armadilha perigosa reflexo do preconceito enquanto indivíduo social.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Ídolos virtuais

Resultado de imagem para youtubers
Saudações tenebrosas!
O tópico desta crónica é sobre ser youtuber.
Numa pesquisa efectuada a propósito deste assunto,constata-se de que os resultados obtidos são pouco úteis e nenhum alerta a parte menos boa de ser vlogger:há uma falta de informação e orientação relativa a este projecto.
Ora desenvolvendo,chegou finalmente a altura certa de abordar acerca de referências digitais.
Daquilo que foi retido,notou-se de que não existem artigos a esclarecer quanto ao plano a longo prazo de ser youtuber,apenas um surto de dicas para abrir um canal,algo inacreditável nos dias que correm.
Antigamente era impossível uma pessoa comum ter um lugar de destaque.O "Youtube" é a nova revolução deste século alternativo à televisão,onde há mais de uma década o fenómeno de popularidade era impensável e a impressão que se tem ainda é vaga pois em plena era de celebridades virtuais,muita gente não consegue adaptar ao ritmo das mudanças,ou seja,não se tem noção que o "Youtube" é um universo muito raso.
Ser youtuber não é uma mera brincadeira de entretenimento,pelo contrário,é uma nova forma de gerar ídolos e de catapultá-los para o estrelato,daí a ser famoso é um passo muito curto.
A plataforma para além de ser uma ferramenta de desenvolvimento,é uma extensão dos media e como tal,tem de ser incutida a seriedade nos mais novos que andam fascinados!Actualmente os youtubers são equivalentes a artistas e animadores devido à facilidade de adquirir fama...ao criar um canal,praticamente passa a ser um apresentador do próprio programa contudo a ocupação não é para qualquer um.
A comunicação audiovisual é ideal para pessoas dinâmicas com uma personalidade amigável e disposição para se relacionar com os seguidores.O "Youtube" é o palco do protagonismo:ao falar para a câmera,centenas de pessoas vão estar a ouvir e a imagem naturalmente é a base.
O autor tem de "estudar" previamente o conteúdo antes de ser lançado,elaborar o guião,ter uma ordem daquilo que se vai falar,traçar o roteiro,mexer em programas de gravações,saber editar vídeos com legendas,ter em atenção ao som,luz e ângulo,construir o cenário,ter um alvo definido,expressar-se convenientemente e usar uma linguagem adequada.A preparação leva tempo por vezes semanas e antes disso,a exposição não pode ser controlada...os filtros não atenuam a visibilidade:é importante explicar o trabalho envolvido nos "bastidores" e que automaticamente vai-se saindo do anonimato.
Um vídeo depende das visualizações para alcançar sucesso e a participação do público é fundamental para o canal manter-se no ar,o subscritor tem de se identificar com o vídeo,se não,não compensa.
A actividade deixa um histórico e fica registado na plataforma,o vídeo produzido surge dos arquivos consoante a busca,logo o youtuber tem de ter o cuidado de não fazer algo que mais tarde se possa arrepender,relembrando que o vídeo fica acessível a todos,inclusive de outros países.
O autor está sujeito a diversas reacções pelo que não há nada mais entedioso que apanhar alguém exibicionista com a intenção de fazer número!
O tema é discutível.Para publicar vídeos,requer competência social e a reputação é transmitida a milhares de pessoas...o "Youtube" é um motor potente a nível mundial e para ser durável,precisa de ter alguma vocação,por exemplo:vídeos ao estilo consultório sentimental,é destinado a alguém que já seja bom e tenha experiência na área de relacionamentos interpessoais sem reproduzir clichés!Ser dotado de moral e sensibilidade no sentido humano;para abrir um canal de life coaching,também é semelhante e a pessoa tem de ter credibilidade em vez de usar o estatuto para atrair tráfego,não pode ser um coach de algibeira nem soar artificial e um vlog temático contribui na expansão de conhecimento e horizontes.
A planificação tem de ser ponderada,sempre com discursos curtos e com rigor e o ídolo torna-se responsável pela comunidade e deve fazer a divulgação em grupos de "influenciadores".
Por outro lado,a plataforma é democrática e há a banalização em ganhar reconhecimento causando alguma confusão,a audiência tem de ter a capacidade de distinguir e formular as opiniões daquilo que é exposto.
O termo não deve ser associado ao marketing,a não ser que se faça disso uma carreira e a pessoa tem de aprender a lidar com a fama...só não vale imitar ninguém.
É aconselhável revelar a melhor faceta,pois pode ser simpatizado por pessoas próximas,ser seguido por quem menos se espera ou então alguém de longe tomar como modelo.
Concluindo:um ídolo virtual não nasce numa árvore!

quinta-feira, 15 de março de 2018

As utilidades de um caderno em branco

Esta mensagem vai ser sobre as utilidades de um caderno em branco.
Numa breve pesquisa efectuada,constata-se de que os resultados obtidos são escassos e da informação partilhada,foi recolhida vinte formas de preencher blocos de notas.
Desenvolvendo o tópico,existem milhentas sugestões para aproveitar cadernos escolares que vão além de escrever textos ou contos.
Antigamente ninguém imaginava que um caderno pudesse ser útil fora das salas de aula...essa ideia preconceituosa de ser só para estudantes está totalmente ultrapassada!Actualmente está na moda transformar numa agenda multifunções,a fim de não se desperdiçar nada e de não se perder a habilidade cognitiva de modo a ser uma ferramenta de auto-disciplina na gestão do quotidiano.
Quem tem de sobra e não precisa,é aconselhável entregar a alguém intelectual que não coleccione papel.
Seguem-se enumeradas as vinte maneiras de usar um caderno:
1 - páginas matinais
permite escrever três páginas com tudo o que se estiver a pensar todas as manhãs,fazendo um detox mental,aspirações,solucionar problemas para o dia,confortar,estimular e desafiar para o dia seguinte;

2 - "sketchbook"
é um bloco para transportar na mala que serve para os criativos desenharem ao estilo pessoal e fazerem esboços nas horas vagas em qualquer lugar onde apanhe tédio;

3 - "bullet journal"
é um caderno personalizado pelo utilizador com aptidão manual.É visual por ser demasiado composto tipo obra de arte:tem de se ter paciência para sair caligrafia desenhada,ser apelativo e complexo.
Leva um rol de etiquetas,autocolantes,"post-its" coloridos,marcadores,canetas específicas e o único inconveniente é a ausência de rabiscos.Não existe um modelo universal e destaca-se pela versatilidade,ou seja,é abrangente;

4 - diário de sonhos
deve ser mantido perto da cama para apontar todos os sonhos,procurar saber o seu significado e serve de pista para detectar coincidências e alertas.Está incluído "flashbacks" e premonições;

5 - diário da nutrição
é destinado a quem se preocupa com a linha e com a saúde.
Serve para escrever o que se come e bebe durante o dia,quer seja para emagrecer ou para descobrir a alimentação que dá energia,registar alergias,intolerâncias e outros detalhes.Excelente prática para equilibrar a dieta;

6 - horários
ideal para os distraídos que não têm noção onde gastam o tempo,delimitarem as horas de cada actividade e marcarem compromissos.Deve-se ter por perto para ir actualizando;

7 - livro de memórias
um caderno pode servir para guardar memórias,episódios importantes,novidades,elogios recebidos,aventuras épicas,piadas,conquistas e algo excepcional que se tenha passado;

8 - jornal de gratidão
escrever agradecimentos,apreciar coisas simples e abordar experiências vividas;

9 - diário de bordo
óptimo para não se esquecer das narrações das viagens,documentar os percursos,passeios,curiosidades,locais visitados,gastronomia,jornada,pessoas,roteiros,cultura,confirmar os pertences das malas e apontar transportes.Outra hipótese é escrever lazeres e preferências...é uma espécie de guia de turismo idealizado;

10 - planear projectos
traçar teoricamente desde a ideia inicial,planificação,concepção e conclusão do projecto individual;

11 - jornal espiritual
usar para exprimir a espiritualidade,meditações,afirmações,mantras,filosofias,estados de espírito,falar do poder do karma,interpretar sinais,notas sobre astrologia,etc;

12 - metas
diário onde se escreve os objectivos claros e concisos para o futuro próximo,responsabilidades,imposições,etapas a alcançar,decisões a serem tomadas para realizar algo concreto,filtrar o que consegue,conseguiu e metas pendentes/adiadas;

13 - listas
elaborar listas de livros (caso seja leitor ávido),séries,compras,desejos,programas,execução de tarefas domésticas,filmes e sugestões de entretenimento;

14 - hábitos
criar rotinas,analisar o que quer ou não abandonar,repensar nos costumes,frequência;

15 - finanças
controlar gastos,verificar despesas,usar o caderno para contabilizar,fazer um orçamento de quanto se vai dispender anualmente,mensalmente ou semanalmente,nível dos padrões de poupança,definir regras a serem cumpridas a longo prazo,desenhar gráficos e barras.Ideal para consumistas;

16 - fitness e bem-estar
é destinado a quem faz exercício,tanto treinos independentes no exterior ou em casa como supervisionados num ginásio a fim de motivar,inspirar com imagens,escrever os progressos,dicas saudáveis e técnicas especiais;

17 - organização de eventos
uma das utilizações de um caderno,passa por organizar festas,casamentos,aniversários,baptizados...guardar as cores,lista de músicas,lista de convidados,convites e tudo o que estiver relacionado;

18 - "scrapbook"
é um livro de recortes que serve para colar/montar fotos,bilhetes,tomar anotações sobre algum momento e partilhar lembranças;

19 - caderno de aprendizagem
se o utilizador estiver a aprender algo de forma autónoma,pode-se acompanhar o processo através do caderno,por exemplo:curiosidades,capacidades digitais,informáticas,espécie de curso online,tutoriais,receitas seleccionadas da vontade pessoal,truques,etc.
Isto chama-se aprendizagem informal,eficaz para captar a informação disponibilizada na internet relativa a determinado assunto ou área.Também pode servir para transmitir conhecimento ao público virtual,caso a pessoa entenda e domine certa competência (nova ou pouco ensinada por aí)

e finalmente,o ponto número 20 - escrita livre
escrever tudo o que vier à tona da superfície,tempestade de ideias,palavras soltas sem medos,frases desconexadas sem restrições,libertar o fluxo camuflado até se esgotar,fazer um mapa de ideias,esquemas e travar conflitos internos.

A versão em papel é um meio de consulta rápida,insubstituível,viciante e vantajoso.Não se compara com o conformismo digital e às facilidades oferecidas pela tecnologia!É um veículo para se orientar e atinar que proporciona uma visão geral e onde o histórico fica arquivado.
Um caderno em branco é útil para ocupar o tempo e adaptar não é nenhuma mania esquisita,pelo contrário,dá um alívio mental e pode-se ir ajustando a lógica à medida que se for cumprindo.
Por outro lado,faz impressão quem escolhe um bloco de notas pelo aspecto,tamanho e formato da capa...no fundo só muda as folhas,o resto é igual depois mais tarde vai custar a descartar.
Escrever numa agenda digital continua a ser diferente de um caderno.No entanto,vale salientar que por ser proveniente da natureza,só convém ter o suficiente a ser usado e não andar a acumular uma quantidade deles sem estar cheio primeiro só porque é atractivo!!!Isso não é para enfeitar a casa.O pormenor parte desta consciência ambiental para a sustentabilidade do planeta.
Resumindo,um caderno multifunções transmite asseio e é uma questão de credibilidade e segurança.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Regras de etiqueta do Facebook

Saudações tenebrosas!
O tópico desta mensagem é sobre aquilo que jamais se deve fazer numa rede social.
Há uns tempos,surgiu um excelente artigo de imprensa a falar do ódio que se vive por todo o lado e dicas para enfrentar.
Da informação retida e através de uma observação aprofundada,foi seleccionado alguns pontos mais comuns apresentados por pessoas na sua maioria com estudos superiores.
Desenvolvendo a crónica,actualmente predomina ignorância no uso da rede social:não é por ser virtual que se pode expôr tudo desmedidamente,ou seja,o espaço não é um caixote de lixo para circular diariamente uma grande quantidade de mediocridade!
Antes de tudo,é preciso ter noção de que as regras de etiqueta ainda são válidas e não estão ultrapassadas,são fundamentais para a harmonização online.
Eis em seguida dezasseis comportamentos graves e deploráveis cometidos pelos utilizadores no facebook:
1 - indirectas
procurar resolver um problema pessoalmente,se não for possível,é para esquecer em vez de lançar ódio na rede social.Uma indirecta é infantil,o alvo não vai ver e além disso atinge desconhecidos;

2 - enviar solicitações de jogos e eventos
mandar pedidos para jogar,ir a eventos ou adicionar aplicativos é desagradável.Nas notificações recebidas espera-se ver algo interessante e não ser incomodado por convites parvos e irritantes,a não ser que a pessoa também goste do mesmo;

3 - conteúdo perturbador
partilhar fotos e vídeos perturbadores por mais comovente que seja,são horríveis e extremamente de mau gosto.As notícias sensacionalistas já fazem esse trabalho de mostrar crianças e animais doentes ou maltratados.O conteúdo polui o ambiente e a única coisa que se consegue são comiserações.Convém ter bom-senso,pois não se cura doenças nem se angaria dinheiro através de um clique,o facebook é para se entreter e não para publicar tragédias,desgraças e sobrecarregar com coisas depressivas e negativas que pouco contribuem;

4 - confissões
não se pode confundir uma rede social com um psicólogo ou um refúgio para muitos virem desabafar e contar confidências no mural do perfil ou outro sítio com visibilidade.Há gente com a ideia errada de que encontram apoio pelo ecrã ao exporem os problemas pessoais mas é preciso lembrar de que está na internet perante milhares de membros a saberem informações da vida de alguém;

5 - fotos
nas fotos de grupo quando um elemento sai mal,menos favorecido ou há alguma distracção no meio que ganha mais atenção,não se deve expôr no álbum mesmo que todos estejam perfeitos!!!Primeiro precisa de ser aprovada pois uma foto tira-se com paciência e não sem aviso prévio e sem autorização da pessoa para deixar embaraçada.Caretas e selfies são ridículas,o facebook não é um espelho e o utilizador arrisca-se a ser gozado;fotos com descrições cheias de moral é outra coisa incompreensível.Cada um é responsável por aquilo que coloca,quem vê não é culpado;

6 - publicações
jamais emitir uma mensagem espontânea (por exemplo,a reclamar do tempo),enigmática,spam,publicidade comercial,comunicados de imprensa à facebook,boatos,partilhar pedidos de gostos para os utilizadores votarem em desconhecidos nas participações em passatempos,correntes duvidosas e movimentos virais ou frases aleatórias no mural com o intuito de mostrar que quer meter conversa.São vagas,supérfluas e estão fora de questão porque inundam o "feed" de notícias com coisas desnecessárias,há formas normais de falar e esta é estranha;

7 - interacção
só se deve dar um "gosto" quando é agradável à vista,positivo,valioso ou quando se concorda com determinado assunto jamais para incentivar calúnias,exaltar egos,decadências,gostar só por ser uma figura célebre,dar força a conteúdos impróprios/obscenos,imagens de teor abusivo,fatalidades,coisas que prejudique alguém,"gostar" só para dizer "olá já vi estou aqui" ou por outros motivos geralmente contraditórios e descontextualizados.
Dar "gosto" nas próprias fotos,indica que a pessoa ou é carente ou retardada:o facto de se ter publicado já significa que gostou!
Não deve ser dado inconscientemente por aí,só em quem realmente merece reconhecimento,não para promover o exibicionismo (de qualquer natureza:pais e filhos,vulgaridade,foleirice,futilidades,etc.) que provém de gente narcisista armadas em semi-deuses prontos a serem idolatrados num pedestal.O botão "gosto" serve exclusivamente para clicar em informação útil,divertida ou quando o utilizador se identifica;

8 - comentários
responder a um comentário de alguém numa página (sem ter gostado),é uma enorme falta de respeito.Manifestar opiniões não é crime e uma discussão cheia de ataques jamais deve ser alimentada!O utilizador tem de aprender a tolerar pontos de vista diferentes em vez de arranjar conflitos,a liberdade de expressão é um direito de todos e não pode ser confundida com violência verbal,contudo,comentar sempre no sítio certo e consoante aquilo que leu ou viu e não falar de coisas descabidas;

9 - reacções
as reacções representam as emoções e são semelhantes aos "gostos".A quantidade de cliques numa reacção dita o impacto causado da foto ou publicação,atribui ânimo sem mudar nada,apelando à participação superficial com uma leve importância;

10 - obcessão
mendigar "gostos" é sinal de que o utilizador está desesperado que as imagens,fotos,textos ou vídeos sejam comentados desencadeado talvez por baixa auto-estima.
Retribuir não é obrigatório (dependendo do que se vê),convém ter auto-controlo e evitar expôr cada passo por onde anda a fim de não ser seguido;

11 - amizades
em relação aos pedidos de amizade,pode-se aceitar de desconhecidos excepto perfis falsos ou de pessoas que falem noutra língua.
Amizades de colegas de trabalho,só em caso de ter bons vínculos e intimidade suficiente no círculo profissional,os familiares também são um obstáculo mesmo que se tenha boa convivência...fica-se tudo misturado na lista,perde-se o à vontade na rede social e o utilizador torna-se chato.Os elementos aderem meramente para entrarem na modernice com a intenção de bisbilhotarem,praticamente é preciso cautela porque eles vão estar de olho no perfil e aceder aos dados...o utilizador tem de ajustar as configurações de privacidade porque a linha é perigosa,há gente que não sabe discernir os espaços achando ser tudo igual;

12 - fanatismo
jamais espalhar temas polémicos como o futebol,política e religião.O facebook não foi concebido para implantar doutrinações e isso inclui ideologias e activismo.Se alguém quiser abordar tem de ser dentro da racionalidade,no sentido culto,com reflexão e explicitar como deve ser para não gerar más-interpretações.Falar com moderação e evitar ferir susceptibilidades;

13 - partilhas
há páginas que partilham vídeos ou frases sentimentais,estados e citações de personalidades que por vezes não correspondem com a ilustração usada ou vêem acompanhadas do nome incorrecto do autor,transformando o mural num "Tumblr" ou num "Youtube".Os analfabetos estão perdoados,já nos licenciados é preocupante partilhar imagens ou vídeos bacocos,corriqueiros ou cheios de padrões que não têm nada de inspirador,nem são auto-ajuda muito menos simpatia,são réplicas e em parte são adulteradas;

14 - perfil
não se baseia só em fotos ao estilo "Instagram" e em monotonia.É uma ferramenta que dá a oportunidade de desempenhar diversas experiências,ter uma voz,revelar o lado humano e não para criar ilhas;

15 - mensagem
se alguém de fora mandar mensagens privadas,tem de se responder a não ser que sejam cumprimentos,ofensas ou anúncios,essas são para serem apagadas.Se for circunstancial,descarta-se dos amigos caso estejam dentro,os utilizadores têm de entender que não há nada a proibir de contactar uma pessoa

e finalmente,o ponto 16 - linguagem
usar linguagem adequada e evitar proferir alarvidades à toa.Dizer asneiras é injustificável a não ser que se trate de uma indignação ou decepção,aí é concordável.

Apesar de ser informal,o utilizador tem de ponderar o que é partilhado no perfil...a actividade traduz silenciosamente a identidade.
Para quê deturpar a visão se todos sabem distinguir entre o que é aceitável e reprovável no ambiente virtual?O nível de exposição de ruído tem de começar a ser atenuado porque o propósito de uma rede social está longe deste tipo de comportamentos e os membros têm de aprender a serem civilizados.
Visualizar conteúdo desprezível é nocivo à sanidade mental por mais filtros que se tenha.Estar atrás do ecrã implica ser autêntico e transmitir simplicidade,não para ter monólogos e tristezas constantes...está na hora dos utilizadores terem sensibilidade.
Ressalvar as regras de etiqueta é importante porque no "Facebook" capta-se as pistas deixadas pelo utilizador.
Estes dezasseis comportamentos moldam a percepção de uma rede social no entanto,a raíz encontra-se na falta de limites estabelecidos que faz com que muitos membros ajam virtualmente como se quer e apetece.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Dicas de criação de conteúdo

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Chegou a altura de abordar dicas de criação de conteúdo no sentido literal e não associado ao marketing digital.
Numa pesquisa efectuada a fundo,constata-se de que apesar de haver um surto de dicas,os resultados obtidos não são os desejados:há clichés que passam longe do que se pretende e a soar a truques infalíveis e um tanto instantâneos para enganar os ignorantes.
Desenvolvendo esta mensagem,destina-se a bloggers de longo prazo e não a influenciadores faz-de-conta.É hora de despertar-consciência de que a plataforma não foi concebida para qualquer um andar a poluir nem é uma brincadeira!No entanto,vale esclarecer de que actualmente há um conceito totalmente falso levando muitos a aderirem por ser moda e por achar engraçado mas não é assim como se diz.Exige disciplina e cuidado no projecto,pois vai ser acedido por centenas de pessoas e não porque se quer e apetece ser um influenciador.
É uma tarefa complexa e poucos estão dispostos a se envolverem.
Criar conteúdo para o blogue até já tem um termo designado de "web writing":trata-se de escrever para uma vasta audiência virtual que lê na mesma língua e do qual tem de ser útil,legível e ter seriedade,critério crucial porque vai ficar alojado nos motores de busca,as mensagens ficam marcadas na web...é preciso pensar bem antes de mergulhar neste mundo,imaginando por exemplo que um dia (dependendo do alcance) pode ser descoberto e servir de suporte para realizar algum trabalho de alguém,o chamado "web content".
Eis as vinte dicas para criar conteúdo para o blogue:
1 - banco de ideias
ter um banco de ideias,alimentar com frequência e seleccionar os tópicos mais adequados e favoráveis ao perfil do autor;

2 - memorização
convém ter à mão um bloco de notas porque as ideias costumam surgir exactamente quando menos se espera,apanhando o autor desprevenido e não se deve confiar na memória,é preciso apontar aleatoriamente no papel (recomendável) antes de esquecer ou se dispersar;

3 - inspiração
a inspiração para criar conteúdo provém de todos os meios:conversas,revistas,jornais,programas,áudio,youtube,navegar na internet e ler algo relacionado com a área do blogue.Os estímulos são constantes,o resto são desculpas esfarrapadas;

4 - evitar distracções
é preciso calma e concentração durante a elaboração do artigo,saber argumentar,justificar os motivos,desenvolver e fundamentar com o próprio ponto de vista;

5 - habilidade
escrever regularmente não é o mesmo de ser diariamente:deve-se ir praticando e enriquecendo o vocabulário,baseia-se em construir minimamente um texto coerente através de uma certa consistência sem enrolar o leitor ou ser vago,imprimindo um modelo pessoal e não formatado;

6 - verificar e estudar
perceber o que falta na blogosfera fornecendo informação nova aos leitores.Esta dica é universal e serve para bloggers experientes,para os iniciantes,para os desorientados e para empreendedores de marketing digital;

7 - planos,organização e metas
uma das estratégias de peso passa por ter um calendário editorial de modo a gerir o tempo e planificar (ocasionalmente,semanalmente ou mensalmente) a fim de tornar permanente e de não estar longos períodos inactivo;

8 - repetição de tópicos
só se deve reciclar uma mensagem quando o objectivo for acrescentar ou aprofundar um tema já publicado,dividindo em partes se houver muita matéria para ser exposta;

9 - plágios e veracidade do conteúdo
nunca copiar nada de nenhum blogue/site ou portal.Se o autor achou interessante,tem de referir sempre o link da fonte e usar aspas quando faz citações:só por estar publicado,não dá o direito de copiar sem autorização;o original foi redigido por uma pessoa dedicada e não por um bot automático.
Por outro lado tem de entender que só se deve escrever aquilo que for credível,aprovável ou vantajoso e não porque todos falam de determinada coisa por ser um fenómeno só para estar activo:ser autêntico é o segredo;

10 - quantidade
procurar um equilíbrio para não cair na monotonia,ou seja,não falar sobre os mesmos assuntos e sim ir variando dentro das categorias principais do blogue.
Transmite-se uma ideia errada de que quanto mais se publicar,mais os seguidores vão ler;

11- críticas e feedback
saber debater e aceitar opiniões diferentes é meio-caminho andado para conquistar a confiança dos membros,de ganhar uma reputação positiva e até de criar elos e colaborações;

12 - divulgação
divulgar nas redes sociais é uma forma bastante importante de expandir a visibilidade e de estabelecer uma comunidade.A página é uma extensão do blogue:o autor deve manter uma comunicação (humana e não robotizada) quando for necessário com os seguidores para se sentirem incluídos;

13 - alvo
ao contrário do que se apregoa por aí,é escusado definir um alvo específico.Além de limitar os seguidores,impede os outros bloguistas de fora do tema de participarem e de aprenderem melhor entre si e a blogosfera é livre e não para formar nichos!!!;

14 - ilustração
uma mensagem sem uma imagem a acompanhar torna-se aborrecido de ler.É obrigatório ilustrar sempre com uma imagem retirada de um depósito online gratuito correspondente ao artigo;

15 - pessoa
é aconselhável usar a terceira pessoa do singular no sujeito subentendido,a não ser que o carácter seja um diário de relatos pessoais ou intimista (jamais misturar) e responder na primeira pessoa;

16 - alma
empregar palavras vivas dá alma ao corpo do texto e chama a atenção do leitor;

17 - objectivo
a prioridade é a vontade do autor e nunca do agrado dos leitores,ou seja,o seguidor tem de se identificar com algo naturalmente;

18 - concorrência
num blogue normal,jamais se deve preocupar com o reconhecimento,concorrência e números.A informação retida dá a impressão de que a plataforma deve seguir um estilo profissional,com uma série de regras detalhadas para aumentar o SEO,causar impacto e atrair tráfego e de facto muitos criadores de conteúdo acreditam nessa armadilha impingida pelo marketing que só funciona para quem faz disso uma profissão ou se promove (aqueles bloggers que andam a preencher vazios);

19 - apresentação
no geral a estrutura tem de estar apresentável

e finalmente a dica número 20 - essência
um blogue não é para imitar um catálogo de vendas ou a imprensa!Isso faz perder a essência da plataforma tornando artificial.Tem de se exprimir o reflexo do autor sem medo de desafiar o convencional (não se pode vir com a ideia de que não compensa).

O propósito é destacar-se do ruído que abunda nos grupos de bloggers e que não trazem nada de especial.
Criar conteúdo é para os que se comprometem com o blogue e têm plena noção da potencialidade do papel desempenhado.
Os empreendedores ao menos deviam deixar explícito de que as dicas são a nível de marketing digital do espaço e para os que ganham dinheiro e não para serem seguidas por quem tem o blogue por ocupação e escreve por prazer:aqui encontra-se uma pequena distorção.
Do lado oculto da questão,também é indispensável ir adquirindo conhecimentos informáticos neste âmbito...a informação documentada nos blogues pertence à web.
Em resumo,criar conteúdo significa produzir,renovar se não obviamente não se pode classificar de "criação".
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .