O tópico desta mensagem é sobre a continuação da senda da tecnologia.
Há já um certo tempo,houve uma notícia um tanto polémica do qual gera um burburinho acerca do ensino da programação para crianças.
Ora dissecando o artigo,tem muito que se lhe diga.
Formatar as gerações para lidarem com robôs desde o jardim-de-infância é um contra-senso.
É escusado ensinar programação em tenra idade por não fazer sentido e isso vai ter um impacto negativo:há uma altura ideal para aprender a comandar robôs e elas devem ser controladas ou supervisionadas porque entregar tecnologia nas mãos de crianças é perigoso por causa dos vícios...o contacto deve ser feito com "grão de sal".
O robô Doc do "Kids Media Lab" no fundo não obriga a pensar,o boneco já vem pré-concebido e adaptado ao público infantil.A finalidade educativa é um argumento usado para introduzir a programação nas escolas sendo que equivoca-os a serem "inventores" e os pais andam iludidos com a ideia transmitida!
A interacção precoce com uma engenhoca provoca atrasos no desenvolvimento cognitivo,as crianças não precisam de aprender conceito básico nenhum sobre robótica;o marketing tem limites e influenciar através do ensino é preocupante.A criatividade não se encontra no robô:aquilo é só chegar lá,planear as instruções e dar ordens que o brinquedo obedece à voz da criança.
A comissão europeia comete um erro crasso ao definir a iniciativa como uma mais-valia apesar de serem os robôs a dominarem a sociedade no futuro e além disso nem todos vão gostar do mesmo.
A psicologia neste âmbito perdeu o poder devido à imposição tecnológica desde muito cedo e o conselho dado por esse americano soa a hipocrisia contudo alertar continua a ser fundamental:o psicólogo a este respeito desempenha um papel de peso.
Há uma enorme falta de noção neste aspecto...as actividades nas aulas feitas com o tablet não devem ser formais para manterem o interesse!!!
Que experiência uma criança da pré-primária vai adquirir com um robô?Isso não mede a inteligência de quem comanda e sim depende das capacidades individuais e do modo de processamento,outra,qual é a base e os critérios de avaliação na escola em relação à programação?O Doc foi classificado de brinquedo lúdico-pedagógico quando pouco permite estimular e desafiar a longo prazo,portanto a mensagem vinculada é falsa e o intuito devia ser explorar a robótica.
A investigadora quer expandir o projecto no 1ºciclo e pré-escolar ignorando completamente a ética e os princípios cívicos de cada família quando era suposto haver liberdade de escolha...os pais deviam ter a hipótese de decidir se querem (e for da vontade dos pequenos) que brinquem com o robô Doc e não implementado em massa como se fosse uma regra,devia de passar primeiro pela autorização,assim os coordenadores fazem com que seja inaceitável,onde são terceiros a educarem os filhos e além disso a questão é discutível pois contribui para a desumanização!
Oferecer robôs e tablets às crianças que não podem ter por razões económicas é uma estupidez quando as queixas mais recorrentes são as refeições das cantinas:aí talvez não convém ser prioridade e acham normal eles se alimentarem com o que se vende ou comerem refeições pobre em nutrientes e tal mas pelos vistos poucos mexem no assunto.
Por outro lado,distribuir os robôs também traz prejuízo em termos ambientais devido à acumulação de lixo electrónico/detritos que daqui a décadas vai custar muito a se decompôr...a lógica do "Kids Media Lab" está errada porque não garante que eles um dia sejam programadores!
A responsável está-se a tentar justificar incutindo a crença de que a robótica é um ramo da tecnologia que vem por bem e que vai ajudar muito a vida de milhares de pessoas.No entanto as coisas não funcionam como são ditas:ensinar programação a quem tem menos de cinco anos,é uma lavagem cerebral precisamente porque as crianças absorvem tudo nessa fase.
Por conseguinte,ninguém vai ser "inventor" ao aprender programação na pré-primária e primária.
Obviamente que dizem isso a brincar mas lá está o problema:é ao brincar de faz-de-conta de país evoluído porque a fasquia é baixa e o nível daqui está longe de alcançar esses onde o sistema é diferente e todas as escolas estão equipadas,preparadas e actualizadas para receberem este patamar superior de comunicação,ao contrário deste que anda decaído,nem sempre há condições ou infraestruturas e aderem pelo facto de ser uma tendência,para não dar a impressão de ser retrógrado.
Há inúmeros motivos para estar contra a componente de robótica para crianças...na prática retira o direito delas trabalharem o cérebro.
Para terminar,a produtividade da criança provém da imaginação e não fruto da programação.