Saudações assombradas!
Esta mensagem vai ser uma observação acerca de umas ideias seleccionadas da cimeira mundial.
Há já algum tempo,circulou duas notícias interessantes da feira de empreendedorismo tecnológico e das conferências relacionadas com o mundo digital que podem ser lidas aqui e aqui.
Começando pelo primeiro artigo,é possível tecer longas considerações acerca da diversidade das aplicações móveis inventadas por programadores anónimos vindos de todos os países para a apresentação de projectos em busca de investidores ou de simplesmente lançarem empresas start-up.
Indo por ordem,destaca-se algumas invenções insólitas:
a primeira é um chuveiro inteligente tipo semáforo para controlar o banho da pessoa que tem uma app opcional para instalar no smatphone chamada "Hydrao" caso queira um relatório completo no final de cada duche,uma ajuda para quem costuma desperdiçar litros de água.
Isto deixa uma dúvida:como é que se vai levar um smartphone para o banho,ou melhor,como é que se vai conectar?Será é que a pessoa é que tem de introduzir o tempo gasto?Bom,de qualquer maneira é engraçada;
a segunda é bastante polémica e chama-se "Teamwork Family",a app do divórcio.
É uma plataforma onde o ex-casal se regista,responde a um questionário e gera-se um calendário onde os compromissos são automaticamente ajustados em comum.Pelo que refere "sugere a melhor prática caso os dois não consigam chegar a acordo em algum assunto",é paga,envolve psicólogos,advogados e a outra característica é dividir os bens via virtual...inacreditável ao ponto de ser uma aplicação irritante a decidir algo pela pessoa.No fundo é uma desculpa esfarrapada para obrigar os elementos a terem contacto sob o pretexto das crianças.
Bom,como é pago talvez nem todos adiram;segundo,não substitui um intermediário real é apenas uma ferramenta auxiliar para se conciliarem à distância com os dias em que vão estar juntos com os filhos e por último,a aplicação é discutível devido à controvérsia monumental gerada:então o autor resolveu fazer parceria com advogados para compactuarem com artificialidade?Ninguém sabe se o sistema é credível,isso serve para o utilizador andar entretido no aparelho;
a próxima aplicação chama-se "Pikkle",inventada por dois britânicos e destinado ao alvo preguiçoso.Trata-se de um assistente pessoal com inteligência artificial onde o utilizador registado escolhe uma pessoa disponível para ir a casa cozinhar ou lavar a roupa à hora desejada e o pagamento é feito através da aplicação em vez de ter mais opções...motivo para desconfiar.
E a última aplicação chama-se "FlatFit App" que preenche sobre a pessoa e os hábitos em casa para saber se é compatível com o futuro colega com quem for viver.
A invenção não tem graça se só vale para o território espanhol!Só pode usufruir quem quiser morar em Espanha,logo é marketing turístico encapotado para levar o utilizador a registar,pois não está aberto aos outros países...funciona como um isco de atracção.Confirma-se o velho provérbio:"De Espanha,nem bom vento,nem bom casamento".
E o rol de banalidades e ideias desnecessárias continua para inglês ver e os aficcionados passarem o tempo,pensando ser novidade quando não fazem sentido e chegam a roçar o ridículo.
Do segundo artigo,a primeira aplicação chama-se "Wikinight",é uma plataforma criada para o utilizador pesquisar por bares,discotecas e tem um QR code associado aos empresários da treta para passar,ganhar pontos e receber brindes.
Lê-se ainda na página que inclui uma comunidade online de quem experimentou usar a app,abrange vertentes de negócios,serviços de entrega ao domicílio,packs com noites luxuosas em limousines e organização de festas privadas.A Wikipédia da noite destina-se obviamente ao alvo boémio e jovem porque são eles os maiores consumidores;
a segunda invenção absurda é o "Blue Code" onde se encosta no ecrã do telemóvel ao leitor.Não parece seguro e não explica a parte de como se carrega o saldo para pagar;
a terceira chama-se "Places",e pelo que diz serve para adicionar lugares e saber se um amigo chegou ao mesmo sítio em que o utilizador se encontra,ou seja,é meio-caminho andado para seguir os passos de alguém mesmo sendo inofensivo,bastava só combinar algo do que depender de uma potencialidade patética;
a quarta é a app mais insólita de todas:trata-se de um cofre online em caso de morte onde a pessoa guarda em vida informação confidencial encriptada.
O inventor deve estar a gozar!Isso nunca vai substituir um cofre a sério porque fica armazenado numa espécie de nuvem digital e permanece lá eternamente,portanto deita a perder todo o valor;
a seguir vem a "Biklio",uma aplicação que dá prémios a quem anda de bicicleta:esta pelo menos é uma excelente forma de motivar o utilizador a praticar exercício e depois tem um spot próprio para obter recompensas e tal,aliás é a única que traz algum benefício.
E por último vem a "Supper Stars",uma plataforma que permite encomendar um chefe de renome em casa duas horas antes da refeição,só basta a pessoa reservar um menu michelin e deixar o cozinheiro tratar do resto.
Isto é uma maneira das pessoas desfrutarem da alta cozinha noutro sítio sem ser num restaurante de luxo e de comerem sem gastarem um balúrdio,enfim o alvo são utilizadores da classe média-alta.
Após este desenvolvimento,há um detalhe a salientar:cada app é dirigido a um alvo específico,logo a adesão do público está condicionada.
As extensões promovidas foram no intuito de proporcionar conforto e não para fins úteis...só poluem o dispositivo.
Voltando ao assunto,deve-se distinguir um programador a fingir daquele que realmente adquiriu competências e tem hipótese de vir a construir uma carreira...muitos inventam aplicações só para usufruirem da fama e pelo fascínio profissional porém nem todos têm o dom informático e não tem nada a ver com formação:para se ser um empreendedor digital a pessoa deve traçar um plano sólido a longo prazo e não vir brincar ao faz-de-conta na cimeira mundial com discursos formatados.
Resumindo,uma invenção lançada implica que seja um projecto empreendedor com futuro criada por génios da computação com criatividade e imaginação e não ideias compradas.
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