Mortíssimas saudações!
Recentemente surgiu na imprensa um novo anúncio da Dove onde aparecem umas mulheres a se auto-descreverem fisicamente e em seguida eram mandadas fazer amizade com outra para no fim todas compararem os seus retratos do antes e do depois.
Antes de entrar em desenvolvimento,notei que o anúncio original está mais para um mini-documentário pois dura perto de sete minutos,o produto não entrou em nenhuma parte e no fim o slogan é:"você é mais bonita do que pensa".
As campanhas da Dove são muito exploradoras e poderosas:o alvo são as mulheres comuns de qualquer forma física e atingem sobretudo o fundo da auto-estima para venderem o produto.
Concordo que se mexa e que se redefina o conceito de beleza as vezes que forem precisas mas jamais em nome do marketing,isto aqui são modas que caem no esquecimento e o tema é bastante pessoal.
No caso deste vídeo,para além de ter envolvido psicólogos e especialistas no assunto para se ser lançado,as mulheres chegaram com a auto-estima em baixo e que não gostavam do que viam.Depois de se fazer os auto-retratos e da forma como cada uma via a imagem da outra sem saberem disso,elas se emocionaram e se sentiram mais confiantes.Porém,todos se esquecem de que as mulheres (ou pessoas) quando querem são muito maldosas e competitivas com as outras,essa é a verdade ocultada.
Isto não é tudo.Para quem acha que a auto-estima só se baseia na imagem para ser valorizado,vai morrer de ilusão pois o essencial é invisível aos olhos.
Esta influência da Dove reforça ainda mais a superficialidade e a ignorância;a auto-estima de alguém depende dos estímulos que recebe no dia-a-dia e do grau de aceitação pelos indivíduos em redor.
Eu intitulo esta campanha de:"os retratos da auto-estima".Uma vez que milhares de pessoas se identificaram com as mulheres do anúncio,é sinal de um mau-estar interior generalizado que precisa urgentemente de ser trabalhado.(e não é uma linha de cuidados diários para a pele que vai resolver isso)
Para concluir,os que procuram elogios para se sentirem bonitos,estão longe de serem felizes mas se é esta ideia que é incutida constantemente pelos meios de comunicação quando se podia investir em programas educativos,o legado que se vai deixar é muito degradante.
Para concluir,os que procuram elogios para se sentirem bonitos,estão longe de serem felizes mas se é esta ideia que é incutida constantemente pelos meios de comunicação quando se podia investir em programas educativos,o legado que se vai deixar é muito degradante.