Saudações!
O tema desta mensagem é sobre uma visita a Lamego.
Lamego é uma pequena cidade do norte de Portugal que pertence ao distrito de Viseu.
O dia 21 de Setembro é feriado municipal,logo a maioria do comércio encontra-se de portas fechadas.
Embora se diga que é calor,na verdade o clima é frio polar e nevoeiro porque fica no norte do país.
Uma das grandes desvantagens de viajar para lá é não haver pratos de dieta para quem está a manter a linha,nem variedades...só há gastronomia regional e apesar da comida ser à base de carne natural e sem químicos adicionados (animais criados em pastagens verdejantes e tal) bem como pão e bolos sem nenhuma artificialidade,ou seja,de puro fabrico artesanal e originais,as pessoas são gordas:hidratos de carbono são hidratos de carbono e isso não muda,a alimentação tem de ser desenrascada.
Os biscoitos por exemplo são leves e fáceis de digerir por serem confeccionados na hora e as bôlas são saborosas.
A cidade é pouco movimentada,não há semáforos e o trânsito é calmo e ordeiro.
Os lamacenses não fumam nem bebem dentro dos restaurantes (é proibido por norma),são simpáticos,educados,vestem-se decentemente e todos olham para a cara quando se cumprimentam e não para Iphones.
Não se ouve ruídos nem gritos em lado nenhum e a maioria das lojas vendem artigos interessantes feitos em Portugal.
Ninguém conversa e brinca dentro das igrejas nem há emigrantes a viverem em Lamego.
Há carros de polícias a patrulharem as ruas,os camiões do exército passam todos os dias e a cidade (que mais parece uma vila) é absolutamente limpa,principalmente no centro e pelos vistos,segura.
Os estabelecimentos fecham para almoçar e encerram ao público pelas 19:00h,portanto não há stress porque a população é menor!!!
Em alguns cafés os empregados não trazem as refeições em tabuleiros (que por acaso são leves) nem têm suporte para o azeite e vinagre,o que pode causar confusão e também é difícil vender bebidas não frescas.
Havia um restaurante de self-service em que é o empregado a servir a refeição ao invés de ser o cliente,justamente ao contrário de Lisboa,só basta tomar atenção às diferenças mesmo sendo dentro do país.
É recomendável viajar em particular e não em excursão de modo a ter tempo para chegar a descobrir tudo em cada recanto pelos próprios olhos e não pela boca dos outros.As pessoas dizem que vale a pena visitar um determinado lugar para insuflarem o ego,uma vez que a maioria dos portugueses são provenientes do norte do país e estão errados em alguns aspectos.Só mandam passear e explicam mal ou só aquilo que convém saber,ocultando o mais importante!
Lá confirma o velho ditado:"ver para crer",porque às vezes nem sempre é como as pessoas dizem.
Aqui ficam algumas fotos
Praça da cidade vista das escadarias de Nossa Senhora dos Remédios |
Fonte da praça principal |
Câmara municipal de Lamego |
Jardim |
Piscinas municipais de Lamego |
Museu |
Centro da cidade (ao fundo o santuário) |
Centro da cidade |
Messe de sargentos |
Parque ao lado da câmara municipal |
Sem comentários:
Enviar um comentário