terça-feira, 30 de abril de 2013

Os retratos da auto-estima

Mortíssimas saudações!
Recentemente surgiu na imprensa um novo anúncio da Dove onde aparecem umas mulheres a se auto-descreverem fisicamente e em seguida eram mandadas fazer amizade com outra para no fim todas compararem os seus retratos do antes e do depois.
Antes de entrar em desenvolvimento,notei que o anúncio original está mais para um mini-documentário pois dura perto de sete minutos,o produto não entrou em nenhuma parte e no fim o slogan é:"você é mais bonita do que pensa".
As campanhas da Dove são muito exploradoras e poderosas:o alvo são as mulheres comuns de qualquer forma física e atingem sobretudo o fundo da auto-estima para venderem o produto.
Concordo que se mexa e que se redefina o conceito de beleza as vezes que forem precisas mas jamais em nome do marketing,isto aqui são modas que caem no esquecimento e o tema é bastante pessoal.
No caso deste vídeo,para além de ter envolvido psicólogos e especialistas no assunto para se ser lançado,as mulheres chegaram com a auto-estima em baixo e que não gostavam do que viam.Depois de se fazer os auto-retratos e da forma como cada uma via a imagem da outra sem saberem disso,elas se emocionaram e se sentiram mais confiantes.Porém,todos se esquecem de que as mulheres (ou pessoas) quando querem são muito maldosas e competitivas com as outras,essa é a verdade ocultada.
Isto não é tudo.Para quem acha que a auto-estima só se baseia na imagem para ser valorizado,vai morrer de ilusão pois o essencial é invisível aos olhos.
Esta influência da Dove reforça ainda mais a superficialidade e a ignorância;a auto-estima de alguém depende dos estímulos que recebe no dia-a-dia e do grau de aceitação pelos indivíduos em redor.
Eu intitulo esta campanha de:"os retratos da auto-estima".Uma vez que milhares de pessoas se identificaram com as mulheres do anúncio,é sinal de um mau-estar interior generalizado que precisa urgentemente de ser trabalhado.(e não é uma linha de cuidados diários para a pele que vai resolver isso)
Para concluir,os que procuram elogios para se sentirem bonitos,estão longe de serem felizes mas se é esta ideia que é incutida constantemente pelos meios de comunicação quando se podia investir em programas educativos,o legado que se vai deixar é muito degradante.

sábado, 27 de abril de 2013

Páginas "feministas"

Nas páginas femininas do face,tenho reparado que as actualizações de estado são adoradas e comentadas no geral pelo público feminino.
Este detalhe só prova que os homens têm dificuldade em reconhecer o quanto eles são mentirosos ou estúpidos sentimentalmente.
Nesta imagem,as 151 pessoas que gostaram foram todas meninas,do princípio ao fim.
O outro caso,são as páginas que publicam fotos de homens atléticos.
Nestas já aparecem homens a criticarem os homens das fotos mas principalmente às mulheres.
É aqui que não entendo a ideia:eles podem se babar em páginas masculinas onde há fotos dignas de serem censuradas e elas não podem apreciar homens "inalcançáveis"? 
(ver melhor aqui)
Fico admirada como é que nesta parte ninguém se lembra da dita igualdade!Será que é porque a mulher foi educada no sentido puritano e homem no sentido carnal?
Para terminar,é uma pena que os homens não participem em páginas femininas (que não seja somente para ofender),o que faz com que a mulher detenha sempre o poder.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Erro do messenger?

Para quem usa msn,deve ter visto que na página online de iniciar sessão do hotmail,depois de inserir o endereço,aquilo dá erro assim:
A palavra "hotmail" aparece com um espacinho e não se tem acesso à conta.Se não vos acontece o mesmo,não sei se é erro do messenger ou outra coisa qualquer.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Constatação

Depois de ter analisado vários blogues ao longo do tempo,constatei que a maior parte dos autores que vou apanhando são independentes,têm entre os 30 e 40 anos,vidas estáveis,todos tiraram curso superior e trabalham como "doutores".
Geralmente são pessoas muito ocupadas e com muito para relatar,devido às suas aventuras do dia-a-dia.
Constatei também que todos eles usam carro para se deslocarem ou têm carta de condução,são stressados,andam de olho na moda e se envolvem em qualquer tipo de projectos nos tempos livres.
Apesar da vida correr a um ritmo alucinante,os autores não deixam de lado a ideia de viajar nas férias.
Através do conteúdo,é possível observar o quanto são agarrados à profissão e às ferramentas de comunicação.Há uma tendência para usarem o status como sinal de autoridade.
Começo a pensar que a blogosfera é dirigida exclusivamente para essa faixa etária... 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Acerca de números

Sempre que uma pessoa pede à outra o número de alguém em comum,é óbvio que esta não vai dar sem autorização porque é considerado falta de respeito.
Se esse alguém não deu pessoalmente o número mesmo que se fosse para resolver um problema,também considero falta de respeito,pois esta primeira pode arranjar um meio de o obter,desde que tenha dados actualizados e autênticos acerca dele.
Sim,estou-me a referir à "milagrosa" lista telefónica em papel!
Quando se sabe o nome completo e a localidade onde vive,o número (geralmente fixo) aparece lá divulgado mas só se a pessoa estiver por conta própria ou algo do género.
A outra maneira de apanhar essa pessoa estúpida,é recorrendo às páginas brancas online e a última é simplesmente fazendo uma chamada gratuita para uma central onde logo se é disponibilizado.
E agora,consideram isto grave?Tenho pena,pois se o autor se descuidou com a dita confidencialidade,o outro não pode ser culpado,hahahahahaha!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A categorização de pessoas

Mortíssimas saudações!
Todos nós já estamos habituados a categorizar pessoas por classe social,altura,estatura,profissão,nacionalidade e estilo de vida.
Hoje o destaque vai especialmente para as faixas etárias.
Uma vez ou outra,ouvi dizer que na idade média,as crianças eram tratadas como pequenos adultos.Só a partir do séc. XX é que se começou a categorizar as pessoas consoante o curso natural de evolução:primeiro é a infância,depois a fase da adolescência,depois vem a idade adulta e por fim a terceira idade.
Isto é uma coisa que não dá para entender!Do meu ponto de vista,as crianças estão cada vez mais espertas,nenhum jovem é inocente como nas décadas anteriores,os adultos aproveitam a autoridade para fazerem merdas e os mais velhos voltam a aprender ou a estarem activos.
Os tempos mudaram,algumas visões também deviam ser adaptadas;e como se não bastasse,vão aparecendo agora gerações que se recusam a envelhecer fisicamente.
É por isso que se vendem cremes anti-idade,cremes anti-rugas,cremes refirmantes e tonificantes e outros produtos para se prolongar e melhorar os anos de vida.(quando na verdade está na genética e na alimentação)
Eh pá,se a sociedade tomou um rumo assustador,concerteza que é tudo culpa do que se transmite na televisão.
São séries onde os jovens crescem à força,famílias desestruturadas e desprovidas de valores,é superficialidade em todos os níveis,músicas rascas,é ver pessoas que se comprometem por posses financeiras e são programas ou notícias onde se exibe disparates ou atrocidades.
Vivemos na era em que a informação é acessível a todos a qualquer altura,onde a hipocrisia foi instalada e o respeito foi-se perdendo.
Também é devido a este motivo que se tornou difícil encontrar boas referências.
Para concluir:a categorização de pessoas por faixa etária é algo sem sentido,pois idade não define maturidade,isso são ideias de outrora.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .