sábado, 27 de outubro de 2012

(Res)peito!

A televisão chilena lançou uma campanha de prevenção do câncro da mama de um modo bastante...repudiante e pouco ético.(consultem aqui.)
Ora bem,eu não sei se é o mundo que se virou num caos ou se vivemos numa época de vale tudo e de indiferença,sobretudo no marketing.
No Chile,divulgou-se um anúncio feito com uma sequência de imagens onde se verifica mulheres comuns em várias circunstâncias somente a exibirem os seus peitos.
Para além de se provar que a vulgaridade é dominante,transmite explicitamente a ideia de que a mulher é um brinquedo dos homens que vale pelos peitos e não como pessoa,é por isso que não me admira nada quando há casos de homens que abandonam a mulher nesta fase crítica e a troca por outra! (E das mentalidades deles só procurarem prazer).O mais importante devia ser: lutar para não perder a vida do que lutar para não perder o peito mas todos dão mais atenção à parte estética.
Quer dizer,se fosse uma doença na parte de baixo já imaginaram a polémica que se ia instalar?Como se refere aos peitos,ninguém acha escandaloso,até porque já estão todos habituados a ver mas do meu ponto de vista,este anúncio é meio-porno,incentiva em força ao taradismo e apela à imagem da mulher como sendo apenas objecto sexual,o que desvia totalmente do propósito e torna o povo ainda mais ignorante.(pois o mais importante é ter peito e não perder a feminilidade,se não não serve para mais nada,como se o corpo valesse mais que a alma)
Não entendo porquê este exibicionismo tão desprezível quando o objectivo podia ser prevenir o câncro através de dicas ou imagens apresentáveis que incidam na doença.Assim mais parece um anúncio estilo desodorizante Axe ou de preservativos ou ainda de uma marca de sutiãs,onde só muda o slogan mas enfim,cá em baixo no Planeta Terra poucos possuem neurónios:só mesmo ver para crer!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

"Sangue Fresco" # 1

Boa tarde comuns mortais!
O tema que hoje vos apresento é o nome de um filme transmitido  no AXN Black (e na Mov) chamado:"Sangue Fresco".
Segue aqui uma breve descrição retirado do site do canal:
"Num futuro não muito distante,os vampiros saíram dos seus caixões.Graças à invenção e produção em massa de sangue sintético,estas criaturas da noite tidas como maléficas já não necessitam de se alimentar de sangue humano.Como resultado,podem andar livremente,viver de forma confortável junto dos humanos e até,quem sabe,encontrar o amor...baseada nos romances de Charlaine Harris,"Sookie Stackhouse",Sangue Fresco mistura romance,suspense,mistério e humor e conta-nos a história de Sookie (Anna Paquin),uma empregada de mesa com poderes telepáticos,que tem uma atracção irresistível por Bill Compton (Stephen Moyer),um vampiro com 173 anos.Do elenco fazem ainda parte uma série de personagens que enriquecem a trama:o irmão Jason (Ryan Kwanten),o patrão Sam Merlotte (Sam Trammell),a colega Tara Thornton (Rutina Wesley) e a avó Adele Stackhouse (Lois Smith).Sookie está determinada a provar que os humanos e os vampiros não só podem co-existir,como também podem mesmo encontrar o amor verdadeiro..."
Para quem gosta de assistir e não perde nenhum episódio,deve estar curioso para saber também o nome da música do genérico...como tal,deixo-vos aqui a música completa de Jace Everett - bad things.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O novo modo de vida

Como já devem ter visto,cada vez mais é frequente as pessoas fazerem sucesso através do you tube e FB.
Vejam o caso das páginas dos concursos de beleza entre universitárias:como é possível uma banalidade destas correr na imprensa?Ainda se houvesse dinheiro como prémio,eu entendia mas o objectivo é destacar o que de mais belo se vê nas universidades portuguesas.(sempre pensei que fossem os estudos)
Ora bem,estas iniciativas são absurdas!No tempo em que andei na escola,alguém que fosse popular,era chamado de convencido e estava sujeito a mais uma série de rótulos,incluindo a tão ouvida frase:"estás cá para estudar,não para fazer um desfile de modelos".Actualmente é quase regra porque a sociedade assim o dita!
Quanto às fotos:antigamente (e que eu saiba ainda continua a ser) quem exposse fotos menos próprias ou de maneira ousada,era um apelo ao engate.Se a finalidade não fosse essa,os rapazes desistiam ou rebaixavam.
Actualmente,já dizem que pode servir também para fortalecer o ego e que é o instinto humano natural de ser admirado.
Se dantes roubar fotos dos perfis dos colegas era crime e todos olhavam com ar reprovador,cada vez mais é normal compartilhar e ir parar às mãos de terceiros,muitas vezes sem o visado saber.
Não sei que raio de concursos são estes onde os organizadores já tentam dar o menor número de informações sobre a beldade,chegando alguns a remover comentários com publicidade à pessoa.
Por outro lado,é uma enorme atrocidade generalizar primeiro e em seguida discriminar!No fundo,estas espécies de homenagens incentivam ao machismo e não propriamente ao que eles afirmam.
O conceito de beleza português é muito rasco e mal definido,e a culpa disto é dos padrões vagos dos media que bombardeia com a imagem da mulher vulgar,a ponto de ainda haver muita gente habituada a buscar o perfeccionismo e de acreditar que é mesmo aquilo que se observa,não aceitando outros modelos.
Quanto ao you tube:basta um vídeo qualquer ter milhões de visualizações para a pessoa ser catapultada para o estrelato mundial,inacreditável para algo tão básico!!!
Se dantes uma menina contasse a alguém que gostava que tivesse um parceiro que ajoelhasse e pedisse em casamento em público,todos diziam que isso só acontecia na ficção;hoje em dia filmam,o vídeo torna-se famoso,é aplaudido e ganha respeito.
Para além disto tudo,quem passasse a vida atrás do ecrã era considerado nerd ou solitário.
Actualmente é exactamente o contrário:tudo começa/é projectado na internet,não há limites!E quem não saber nada destas coisas,é visto como troglodita.
Em conclusão:nos dias de hoje,é comum pessoas ganharem mérito pela beleza e estatuto pelo exibicionismo e a superficialidade foi incutida como novo modo de vida,o que só prova que andamos a retroceder no tempo.
"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .