sábado, 11 de fevereiro de 2017

Educação física diariamente

Este tópico é sobre a ideia de ter educação física diariamente nas escolas.
Recentemente surgiu uma notícia que suscitou um debate:diz aqui que os alunos deveriam ter educação física nas escolas todos os dias.
Ora antes de começar,logicamente isto gera discórdia em muitos aspectos.
Se os alunos estão o dia inteiro parados,porque raio só os do ensino básico têm de fazer exercício?O coordenador do programa nacional para a promoção da actividade física não deve estar dentro do assunto pois não é desta maneira que vai conseguir.
Eis os motivos enumerados:primeiro,os horários já estão preenchidos;segundo,em vez disso a prioridade é mudar a refeição da maioria das cantinas e retirar os doces e os bolos secos e oferecer uma alimentação nutritiva e de qualidade;terceiro,ele não contou com aqueles que praticam desporto fora da escola e último,a culpa não é dos adolescente serem sedentários é de como tudo foi regulado!
Não tarda nada estão a transformar as escolas em semi-internatos de tanto tempo passarem fechados em salas de aula.
A solução era acabar com as disciplinas que não têm nenhum propósito nem acrescentam nada e não aumentar a carga horária de e.f.O artigo só mostra que o Pedro Teixeira não ponderou bem a ideia.
O coordenador foi comparar o incomparável:o sistema de ensino dos países do norte da Europa é desenvolvido,independente e eficiente.Por cá uma hora não serve de nada,pois há os atrasos,a teoria e o aquecimento envolvidos,sobrando pouco tempo para pôr em prática;a assiduidade nunca foi o forte da maioria.
Portanto ele está muito enganado,a não ser que seja uma forma de manter os docentes da área ocupados.
O mal é dos professores que não sabem promover a disciplina,não é só ensinar modalidades chatas do costume e isso que foi referido é inútil.
Se o intuito do programa da DGS é pôr as crianças e jovens activos,então a e.f. tem de ser valorizada por outros professores:o núcleo de docentes podia dinamizar por exemplo a semana da escola com torneios micro-turmas,jogos e danças para toda a comunidade escolar conviver ou pelo menos pôr a mexer para ninguém pensar que a disciplina é rígida.
Eles têm o dever de actuar em conjunto com ciências e incentivar os alunos para uma vida equilibrada e não é um terceiro totalmente alheio que vai ditar o que é melhor para combater a epidemia que afecta os adolescentes...a educação física devia ser destinada do 5º ao 12ºano e não desde da primária!!!
A obesidade também está relacionada com aquilo que se vende nas escolas.
Os professores têm de tomar consciência e dar aulas livres a fim de cada um desenvolver as aptidões num determinado exercício naqueles dias mais leves,diversificar o plano introduzindo actividades menos conhecidas do manual,ensinar coisas novas de modo a criar elos e simplesmente deixar libertar a energia e a tensão acumulada seja em que ano for.
Os profissionais da área têm de entender que não podem dar constantemente na cabeça dos alunos e a mandarem calar:por mais que tentem controlar,é impossível as aulas de educação física serem sempre atinadas,essa técnica está ultrapassada!Eles têm de sair do buraco onde se escondem,encontrarem com as turmas nos intervalos e conversarem normalmente.Bolas,carambas será que custa muito?Era meio-caminho andado no "quebra-gelo".
A disciplina tem de fazer divertir os alunos,ser vivaça e justa,se não as notas de quem não se identifica saem baixas...a avaliação devia englobar tudo isso,incluindo o espírito de equipa:essa é a verdadeira essência de educação física.
Esse coordenador não tinha de decidir sozinho se os alunos devem fazer física diariamente durante uma hora,isto não se conclui às "três pancadas",é demais!!!
Duas ou três vezes por semana é o suficiente,o resto provém do autoritarismo "policial" dos docentes desta área:só eles têm o poder de promover o desporto escolar e não é o aumento da carga que vai trazer benefícios aos adolescentes!Que não "abram os olhos" e vão ver onde vão parar com esse modelo batido das aulas.
O papel deles é serem interventivos,é urgente aflorar essa parte porque entramos noutra era!
Os tempos lectivos de educação física são o suficiente para proporcionar infinitas actividades.

Sem comentários:

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .