sexta-feira, 15 de abril de 2016

Acerca das dicas para blogue

Chegou finalmente a altura certa de dissertar uma crónica relativa às dicas para blogue.
Após uma breve observação,conclui-se que as dicas sugeridas são razoáveis e outras nem sempre são verdadeiras,depende das afinidades entre os blogues.
Segue agora uma lista enumerada de tudo o que um blogue não deve ter.

1 - Tamanho da letra
Se já é difícil ler textos de letra pequena no papel,pior é no ecrã!
Manualmente a pessoa escreve devagar como se estivesse a desenhar para sair uma caligrafia bonita mas no computador cansa-se facilmente de ler,o alvo não são as formigas,ainda por cima quando o título se sobressai com uma cor viva dá motivos para um leitor não seguir.

2 - Personalização
O excesso de personalização feita por photoshop com a marca do autor não significa nada.
Na blogosfera,os nomes são meros nomes de pessoas (comuns mortais).Aqui ninguém conhece a Helena ou a Joana e por isso convém ser um nome do qual o autor se identifique (por exemplo:cabeça no ar) e que corresponda com os grupos em que se vai inserir,mesmo que seja um diário pessoal.

3 - Imagens
As imagens gráficas florescentes ferem os olhos mesmo que as cores sejam equilibradas.

4 - Contraste
A falta de contraste/piroseira é um autêntico desastre visual.
A blogosfera não precisa nem faz concursos de melhor layout de blogue e quem descobre,não vai conseguir ler.

5 - Publicidade
As publicidades são um elemento distractivo,sobretudo se piscarem.
A única publicidade que deve ser adicionada são para sites de alojamento/parcerias de blogues.

6 - Links
Referir um link ou mais numa mensagem e não abrir numa nova janela de pop-up,é bastante irritante e frustrante para o leitor:perde-se o foco,a concentração,baralha-se e não dá mais vontade de continuar.
Quando se fala num assunto abordado anteriormente,menciona-se o link destacado noutra cor e não se manda a pessoa procurar em baixo ou nos arquivos.

7 - Cabeçalhos
Cabeçalhos grandes a ocupar metade do espaço,são ridículos a não ser que se encaixe em arte,desenhos,pinturas,montagens,edições digitais e fotografias.

8 - Ilustrações
Um blogue monótono e seco é semelhante a um rascunho.Isto verifica-se em blogues masculinos,todos a preto e branco onde as publicações sem ilustrações não valem nada.

9 - Fazer parte da blogosfera
Criar um blogue por apetecer é outro erro crasso e geralmente os membros acabam um dia mais tarde por abandonar.

10 - Informação
A falta de dados não cativa um seguidor e divulgar quando está no início não faz sentido,é apenas ser burro.

11 - Actualizações
Lançar mensagens todos os dias só para manter activo é inútil,bem como ficar muito tempo sem lançar nada.
O autor tem de procurar inspiração e evitar repetições:é preciso divagar e dar continuação com a perspectiva do autor.O propósito desta plataforma foi concebida para dar voz às pessoas.

12 - Referir a fonte
Falar de uma notícia/artigo de um site sem expôr a fonte,é plágio e quem estiver de fora não tem capacidade de adivinhação!
Sempre ensinam isso nas escolas e no domínio virtual não é diferente.

13 - Plano de fundo
Fundos com padrões,motivos ou cheios de camadas são para esquecer.

14 - Pontuação
Mensagens sem pontuação não dão entoação à leitura,pelo contrário,dificultam e a plataforma do Blogger não tem smiles incluídos por isso o autor tem obrigatoriamente de saber exprimir e usar a pontuação!!!
O José Saramago foi o culpado por disseminar este mau exemplo.

15 - Erros ortográficos/sintaxe
Um blogue destina-se às pessoas com predisposição para escrever bem.Portanto a escrita tem de ser praticada diariamente através da expansão do vocabulário,revisão e do uso de figuras de estilo.Acrescentar,fundamentar e estruturar textos devem ser constados no hábito.
Escrever umas curtas dez linhas sem articular as frases,relacionar ideias ou por tópicos é estar a fazer número na comunidade e desperdiçar tempo.Sinceramente,se a esmagadora maioria dos autores são formados em cursos superiores,porque ironicamente publicam textos à primária?Será que não têm consciência do trabalho realmente envolvido e do empenho dispendido pelos escritores para trazer novidades nesta plataforma?Incrível...

16 - Tonalidade
Letra leve e esmorecida tipo marca de água,deixa um blogue apagado e também custa a ler. (ver ponto 1)

17 - Publicidade encapotada
Comentar em algum lado sem ter lido nada ou lido na diagonal só com o intuito de divulgar o blogue,é uma tremenda falta de respeito!Se o parvalhão do bloguista pretende ter visibilidade,está longe de ser alcançada.

18 - Fotos
Partilhar fotos de viagens,passeios e coisas banais é dar o direito de terceiros copiarem.O Instagram ou o face servem praticamente para isso.
Se é assim tão necessário,pelo menos tem de haver o endereço nas fotos para se saber que pertencem ao autor,ou corre-se o risco dos outros pensarem que se está a fazer-se passar por alguém e de serem falsas. (ver ponto 12)

Estes foram os 18 pontos acerca das dicas para blogue.
No entanto,não existem truques infalíveis para ganhar milhões de seguidores tão apregoados por essas bandas afora...tudo é subjectivo ou no fundo foram inventados,justamente por se alimentarem do desespero de muitos bloguistas e as "almas" não aparecem da noite para o dia.

Sem comentários:

"O discurso é o rosto do espírito." Séneca

"A vida é uma simples sombra que passa (...);é uma história contada por um idiota,cheia de ruído e de furor e que nada significa." William Shakespeare
"O homem que não tem vida interior é escravo do que o cerca" Henri Amiel
"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão" Cesare Pavese .